Minuto HM: os bateristas e suas obsessões

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Minuto HM: os bateristas e suas obsessões

Press-Release postado por Alexandre BSide | Fonte: Minuto HM

  | Comentários:

Pisando numa área onde meu conhecimento é bastante limitado, afinal a bateria é um grande mistério que envolve um inexplicável senso de coordenação motora muito além do que posso entender, trago por aqui uma campanha publicitária da Sabian, grande marca de pratos para bateria, que envolve vídeos de seus mais conhecidos clientes, bateristas famosos e renomados em diversos gêneros musicais.

Até aí, muitos vão dizer, qual a novidade? Isso é senso comum entre todos os instrumentos, músicos de fama emprestando (e ganhando, é claro) seu prestígio para divulgar determinado modelo. A diferença, no entanto, é como essa campanha foi feita: o vídeo traz o tema obsessão e envolve, logicamente, um prato para cada instrumentista, como seu objeto de tal obsessão. Os bateristas que participam, no entanto, também trazem outros aspectos de suas vidas tidos como obsessivos. Longe de tentar fazer desse artigo uma espécie de violação da vida particular de cada um, ou uma espécie de “Revista Contigo” no Minuto HM, trago 2 exemplos constantes aqui no blog e suas excentricidades, pois essas tem direta relação com seus desenvolvimentos como músicos. E mais do que isso, momentos fantásticos de execução de seus instrumentos em detalhes.

O primeiro exemplo traz o espetacular Neil Peart conduzindo principalmente a música Subdivisions, do álbum Signals. A música dispensa comentários, está na categoria “Olimpo” do universo Rush. Neil explica sua relação com o prato de sua predileção obsessiva, um prato de condução de nome 22″ Paragon Ride, enquanto traz outras três paixões: viagens, motocicletas e livros. Seu modo de encarar as viagens, utilizando-se de motocicletas, fazem que o desgaste de inúmeras turnês passem a ser momentos agradáveis ao músico, não é segredo que Peart viaja à parte do restante da banda e crew. Por fim, seus livros nos ajudam a entender porquê as letras da banda são tão maravilhosas:

O segundo exemplo envolve o igualmente fantástico baterista Mike Portnoy. O baterista e co-fundador (e atual ex-baterista) do Dream Theater é conhecido por sua adoração por séries e filmes, além de colecionador de milhares de CDs e música em outros formatos. A coisa aqui pode ser até objeto de estudo de profissionais da área que envolva a mente humana, como psicólogos ou psicanalistas, pois algum tipo de patologia pode ser até avaliado na obsessão de Portnoy por suas coleções, que também envolvem revistas de sua predileção. O momento musical mais interessante, no entanto, está quase ao fim do vídeo, onde Mike mostra algumas de suas baterias, inclusive as que fizeram parte de três de seus tributos. São réplicas de instrumentos de determinadas épocas de alguns de seus heróis, John Bonham (Led Zeppelin), Keith Moon (The Who) e o outro obsessivo deste post, Neil Peart. No meio disso tudo, Mike Portnoy fala de seu prato signature, o Max Stax, uma espécie de prato 2 em 1, que mistura efeitos de um “China Cymball” com uma espécie de prato percursivo. Mas nessa área, eu não me arrisco muito mais do que isso, e peço a ajuda dos especialistas que habitam o blog:

Por fim, há diversos outros bateristas no site da Sabian trazendo seus pratos de obsessão e outras atividades obsessivas. Estas envolvendo momentos familiares ou predileção por determinados carros, por exemplo. Quem tiver interesse, pode dar um pulo no site oficial da marca de pratos e dar uma checada.

E eu vou ficando por aqui, aguardando os sempre valorosos comentários, se possível, no post da matéria original abaixo.

http://minutohm.com/2012/09/30/bateristas-e-suas-obsessoes/...

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Rush"
Todas as matérias sobre "Mike Portnoy"

Mais capas de álbuns: a história do rock no Google Street View
Rush: assista trailer da versão "ReDISCovered" do primeiro álbum
Rush: planejando turnê de aniversário para 2015
Rush: Peart comenta o lançamento de "Ghost Rider" no Brasil
Rush: Belas-Letras lançará no Brasil outro livro de Neil Peart
Rush: Alex Lifeson em solo de guitarrista do Porcupine Tree
Em 15/02/1975: Rush lança o clássico Fly By Night
Rush: o discurso mais criativo e engraçado da música
Rush: festa de lançamento do livro de Neil Peart em São Paulo
Rush: "Working Man" em institucional do Walmart
Separados no nascimento: Neil Peart e Tom Hanks
Rush: livro de Neil Peart já em pré-venda no Brasil
Rush: Letícia Santos, aos 11 anos, impressiona tocando Tom Sawyer
Rush: edição de 40º aniversário de álbum de estreia ano que vem
Rush: "Clockwork Angels" vai virar história em quadrinhos

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Alexandre BSide

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas