O que significa "YYZ", título de instrumental que é um dos maiores clássicos do Rush
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de abril de 2024
A lendária banda canadense Rush é responsável por um catálogo recheado de músicas inesquecíveis, caso da magnífica "YYZ", uma das instrumentais mais famosas da história do Rock. Lançada em 1981, como faixa do excelente "Moving Pictures", "YYZ" figura entre os maiores clássicos do Rush e por pouco não conquistou o prêmio de Melhor Instrumental de Rock no Grammy de 1982 ("Behind My Camel" do The Police, foi a vencedora).
"YYZ" não tem letra, portanto, o significado do título não está escondido nos 4 minutos e 25 segundos da música. A pequena sigla que dá nome a esse hino do Rush, na verdade, é o código do transmissor do Aeroporto Internacional Lester B. Pearson, de Toronto (Canadá). A introdução marcante da canção é o código Morse para "YYZ".
Segundo o Rush Fã-Clube Brasil, "O título de ‘YYZ’ refere-se ao código IATA de aeroportos utilizado pelo Aeroporto Internacional Toronto Pearson, o principal da região metropolitana da cidade de Toronto, Canadá. O IATA é um código composto por três letras que designa aeroportos em todo o mundo, definido pela Associação Internacional de Transportes Aéreos. No caso do Pearson, utiliza-se a chave YYZ. É utilizado pela torre de controle e pilotos, e tais caracteres são destacadamente mostrados nas etiquetas anexadas nas bagagens anexadas e nos balcões de check in."
As primeiras imagens do clipe animado de "YYZ", que pode ser visto no player abaixo, se passam em um aeroporto. Aperte o play e confira.
"Moving Pictures" é o oitavo disco de estúdio do Rush e o sucessor de "Permanent Waves", lançado em 1980. O álbum apresenta outros dois grandes sucessos do trio, as maravilhosas "Limelight" e "Tom Sawyer".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps