Shaman pegou música rejeitada do Angra e transformou em sucesso; "produtor riu dela"
Por Emanuel Seagal
Postado em 12 de janeiro de 2022
O baixista Luis Mariutti (Shaman, ex-Angra) participou do Ibagenscast, com Manoel Santos e Caio Maranho Maia, onde contou detalhes da música "Fairy Tale", um dos grandes sucessos do Shaman, e que fez parte da trilha sonora da novela "O Beijo Do Vampiro", mas que foi recusada no Angra e recebida com risadas pelo produtor na época.
Andre Matos - Mais Novidades
Originalmente criada para ser uma das faixas do "Fireworks", terceiro álbum do Angra, lançado em 1998, a música ganhou nova roupagem em sua versão conhecida atualmente, e lançada quatro anos depois como single do "Ritual", disco de estreia do Shaman. Luiz comentou, "Cara, o refrão dela já era mais ou menos o mesmo. O negócio é que na época que o Andre (Matos) fez a 'Fairy Tale'… essa música foi uma que o Andre apresentou ela inteira, então na época que ele fez pro 'Fireworks' ele fez de uma maneira característica da época, então ele fez a letra, até o sotaque era uma coisa antiga. Ela ficou uma música muito medieval, não tinha o arranjo de uma balada metal, a roupagem que ela ganhou depois com o Hugo (Mariutti) e com o Sascha Paeth (produtor do disco), que fizeram bastante deste arranjo da 'Fairy Tale'. Então quando ele apresentou essa música pro Chris Tsangarides, que era um produtor que vinha do 'Painkiller', dos anos 70, Gary Moore, ThinLizzy, então ele ouviu aquilo, cara, e ele rachou o bico, ele ria pra caralho."
Ele acrescentou, "A gente fez a pré-produção do 'Fireworks' aqui em São Paulo. Quando ele ouviu aquilo ele saiu dançando no estúdio, rindo pra caralho. O Andre ate ficou meio puto na hora. Ele falou 'Não, não dá pra usar essa música, não vamos usar' e tal."
O "jogo virou" para a faixa rejeitada por causa do baterista Ricardo Confessori, que pediu uma balada para o álbum "Ritual". Luis relembrou: "O Andre Matos mostrou a música e a gente falou 'não, vamos fazer uma pegada diferente, tira essa coisa medieval dela e tal, vamos fazer uma balada metal'. É claro que ela vai ficar com essa orquestração, com essa coisa ela vai ficar com um espírito medieval no refrão. Quando o Andre compôs ele pensava nela com todas as características, com instrumentos, e aí não rolou, e acabou rolando do jeito que a gente fez no 'Ritual' e acho que deu bastante certo."
Ao ser questionado se "Fairy Tale" ficou melhor no Shaman do que na época do Angra, Luis disse: "Ah, ficou! Ela ficou mais metal. Pode ser que as pessoas ouvissem e falassem 'pô, que sacada, que legal, uma coisa diferente', mas não era uma coisa da nossa cultura. Era uma coisa arriscada você colocar uma coisa de outra cultura ali. Então, tipo 'Opa, se o produtor deu risada é melhor a gente dar uma outra roupagem'."
Confira a entrevista completa no player abaixo e relembre "Fairy Tale", do Shaman.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Fernanda Lira revela o que quer mudar na Crypta: "Não é algo que a gente se orgulha"
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
"100% atualizado, ruim de aturar": Edu Falaschi revela que gosta muito de Bomba Patch
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Soulfly lança videoclipe animado para "Favela/Dystopia"; assista agora
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
Clown comenta participação de Cristina Scabbia (Lacuna Coil) em álbum perdido do Slipknot
A capa de disco do Slayer que "grita metal", segundo o guitarrista Kerry King
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Como Shaman virou trilha de novela da Globo? Mariutti explica
Por que Andre Matos nunca mais fez um disco como "Holy Land"? O próprio respondeu em 2010
Rafael Bittencourt pensou em encerrar o Angra após saída de Andre Matos
O dia que Luis Mariutti e Roy Z vandalizaram as linhas de bateria de Rafael Rosa
Veja vídeo inédito de alta qualidade do Angra com Andre Matos ao vivo em 1999 na França
O dia que Andre Matos se chateou com Gabriel Thomaz do Autoramas no camarim do Angra
Angra: as cinco melhores composições de Andre Matos
Mortes: 30 músicos do rock e metal que nos deixaram na década de 2010


