Camisa de Vênus: A Cabeça de Marcelo Nova

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Camisa de Vênus: A Cabeça de Marcelo Nova


  | Comentários:

Imagem
Em um de suas entrevistas, MARCELO NOVA disse que o único livro de auto-ajuda que leria seria aquele escrito por ele e, tendo como único destinatário, ele próprio. MARCELO nunca se adaptou a nada: nem ao mainstream, nem à rigidez cadavérica das gravadoras dos anos 80, nem a pressão por mudar o nome da banda que criou e liderou, nem a autoridade nenhuma.

Nascido em 1951, na Bahia, queria mesmo é avacalhar com a mediocridade, a hipocrisia que segundo ele, julgava ser um cancro soteropolitano -até descobrir que o Brasil era um paciente terminal, vítima da mesma moléstia. MARCELO, que nasceu junto com o rock n´roll queria achincalhar, “chutar o saco” da sociedade carcomida por seus próprios demônios, escondida atrás de sua própria indolência e futilidade.

MARCELO gosta de BYRDS, TROGGS, MARIANNE FAITHFUL e idolatra BOB DYLAN. MARCELO é uma mistura da atitude anárquica com Macbeth, Sid Vicious e Proust, do beatnik com a notícia do jornal de ontem- é analógico, e não digital, é Polaroid não Linnux, representa o velho e não o novo.

Quando questionado sobre a mudança do nome de sua banda-que ele batizou-sugeriu, de pronto a gravadora Som Livre:”Capa de Pica”. A banda, então com três anos, com disco já lançado, teve de esperar mais dois anos para prosseguir gravando. MARCELO diz que dormia em um apê minúsculo, com o nariz enfiado no pé de ROBÉRIO, baixista do Camisa- e assim ficou, por mais um bom tempo.

MARCELO tem que responder, em toda entrevista que dá, sobre a parceira com Raul. Tem de ouvir um monte de besteira sobre ter pego carona em um “pobre e debilitado” homem em fim de carreira e, certa vez, teve de ouvir uma declaração de um integrante da “pop-rastaqüera- qualquer coisa- music” que teria sido uma “má influência” para Raul-tipo um menino mal educado de colégio –que pervertera RAULZITO, levando-o ao “mau caminho”.

MARCELO gravou disco acústico (antes disso virar moda), rock n´roll visceral(quando só se tocava pagode e sertanejo nas rádios) e um disco recheado de palavrões- “Viva”-quando isso era conduta proibida até dentro de casa.MARCELO nunca se importou com outra coisa que não fosse a sua própria verdade; nunca se vinculou a modismos, nunca usou calça colorida ou mandou o público tirar o “pé do chão”.

Eu acredito em MARCELO NOVA.

Discografia essencial:

Com o Camisa:
1983 – “Camisa de Vênus”, 1984 – “Batalhões de Estranhos”, 1986 – “Viva” e “Correndo o Risco”,1987 – “Duplo Sentido”, 1996 – “Quem É Você?”

Carreira solo:
1988 – “Marcelo Nova e a Envergadura Moral”, 1989 ”A Panela do Diabo”, 1991 – “Blackout”, 1994 – “A Sessão sem Fim”, 1998 – “Eu Vi o Futuro, Baby. Ele É Passado”, 2005 – “O Galope do Tempo”

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Camisa De Venus"
Todas as matérias sobre "Marcelo Nova"

Marcelo Nova: Grande e energético público numa noite chuvosa
Marcelo Nova: O melhor e mais recente vôo de um iconoclasta
Letras Estúpidas 2: o mais tosco e vulgar no Rock nacional
Marcelo Nova: ouça entrevista com vocalista
Marcelo Nova: vocalista fará apresentação no Estúdio Showlivre
Marcelo Nova: ouça novo álbum de inéditas
Marcelo Nova: track list e pré-venda de novo álbum
Marcelo Nova: capa e título de álbum de inéditas
Camisa de Venus: Marcelo Nova move ação contra a banda
Camisa de Vênus: A Cabeça de Marcelo Nova
Inocentes: Clemente conta como salvou Marcelo Nova
Marcelo Nova: live streaming no Terra Live Music
Marcelo Nova: veja show no Lollapalloza na íntegra
Marcelo Nova: Golpe de Estado e O Terço para o Lollapalooza
Marcelo Nova: Multishow HD exibe dvd Hoje no Bolshoi

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected]

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas