Matérias Mais Lidas


Urge Overkill

Postado em 06 de abril de 2006

Biografia originalmente publicada no site Dying Days

Por Alexandre Luzardo

O Urge Overkill foi formado em 1986 em Chicago por Nash Kato (vocal e guitarra) e Eddie "King" Roeser (vocal e baixo). Depois de algum tempo, o baterista Blackie Onassis completou a formação de uma das bandas de maior destaque da cena independente americana do início dos anos 90. Numa época onde muitas bandas tinham uma atitute introspectiva que contrariava o modelo "rock star", o Urge Overkill sempre foi uma banda de entretenimento. Seus integrantes usavam roupas chamativas e extravagantes e seus discos e shows tinham o objetivo único de divertir e animar o público. A sonoridade da banda refletia influências do punk e do rock dos anos 70 de bandas como o Cheap Trick e Raspberries, que tinham uma atitude bem similar na época com aquilo que o Urge Overkill sempre representou durante sua carreira, puro entretenimento baseado em melodias fáceis e shows sempre performáticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A história da banda começa em 1986 quando Nash Kato conhece Eddie "King" Roeser na faculdade em Chicago, e somados ao baterista Jack "The Jaguar" Watt formam o Urge Overkill (some tirado de uma música da banda funk Parliament Funkadelic). No mesmo ano, a banda lança seu primeiro EP, "Strange, I...", pela gravadora Touch & Go, que foi produzido por um ainda iniciante Steve Albini (que também era colega de faculdade dos caras). Depois de algum tempo tocando juntos, em 1989 é lançado o segundo álbum, "Jesus Urge Superstar", também produzido por Albini. De início, os discos não chamaram muita atenção, na época a banda parecia estar ainda por desenvolver uma identidade própria e suas músicas seguiam um padrão comum entre o punk das bandas da Touch & Go que dominavam a cena de Chicago, sem se destacar entre elas. As coisas começaram a mudar quando saiu o terceiro registro do Urge Overkill, "Americruiser", de 1990, produzido por Butch Vig. Kato e Roeser mostravam sinais de que estavam amadurecendo como compositores, com melodias mais acessíveis e memoráveis, explorando uma vocação mais pop da banda. Um dos resultados foi o sucesso de 'Ticket to LA' a primeira música do Urge Overkill a receber destaque nas College Radios americanas. Nessa época, o baterista Blackie Onassis junta-se ao trio e ajuda a desenvolver a estética da banda, tanto visual como musicalmente, aprimorando a mistura de influências do rock de arena dos anos 70 (Stones, Cheap Trick, Raspberries) e o punk. A estréia do "novo" Urge Overkill foi no álbum "SuperSonic Storybook", de 1991, aclamado pela crítica. Em pouco tempo, o Urge Overkill se tornava uma da maiores promessas da cena alterativa americana, baseado no sucesso de "SuperSonic Storybook" e pelas incessantes turnês da banda, que incluiram os shows como banda de abertura na histórica turnê do álbum Nevermind do Nirvana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1992, a banda resolve comemorar o sucesso com o lançamento de mais um EP, o descompromissado "Stull", que continha "Girl, You'll Be a Woman Soon", cover de Neil Diamond e "Goodbye to Guyville", um verdadeiro 'tapa na cara' na cena independente de Chicago, onde eles nunca chegaram a ser completamente aceitos. O termo "Guyville" foi usado alguns anos depois no título do álbum "Exile in Guyville", o aclamado disco de estréia de Liz Phair.

A banda assina com a Geffen em 1992, mesmo restando um disco a ser lançado pelo contrato com a Touch & Go. A prevísivel mudança para uma grande gravadora irritou a todos na Touch & Go, particularmente ao produtor Steve Albini, que atacou publicamente a banda em várias entrevistas. "Saturation", o primeiro disco por uma grande gravadora, foi lançado em 1993, com a produção dos Butcher Brothers. O disco tinha tudo para ser um hit, trazia uma produção bem cuidada e caprichada com um som limpo e melodias fáceis, uma repetição da fórmula que fez de "Nevermind" um clássico, só que com uma sonoridade mais para o hard rock, se contapondo ao som explosivo do Nirvana. Aliás, em nenhum momento o Urge Overkill foi considerado ou tachado de "grunge", embora o público da banda também consumisse o chamado som de Seattle.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas sucesso de "Saturation" não correspondeu às expectativas, mesmo sendo o álbum mais vendido do UO. A banda já não se encaixava mais no circuito underground mas também não obteve um espaço no mainstream. Ao mesmo tempo, a atitude de "rock star" de seus integrantes começava a incomodar a "comunidade" do rock alternativo. Em Chicago chegou a acontecer uma verdadeira campanha anti-urge, onde havia um fã-zine cujo objetivo era unicamente depreciar a imagem do grupo.

A banda se preparava para gravar o seu próximo disco quando o diretor Quentin Tarantino escolheu o cover de "Girl You'll Be A Woman Soon" para a trilha sonora de Pulp Fiction. O sucesso do filme e de sua trilha sonora mudou a trajetória do Urge Overkill, que teve por um esquecido cover gravado três anos antes apenas por diversão mais sucesso que já havia obtido ao longo de toda a sua carreira. O terreno parecia preparado para que o próximo álbum da banda repetisse o sucesso trazido por Pulp Fiction, mas não foi isso que aconteceu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Exit The Dragon", lançado no final de 1995, tratava de temas mais sérios e obscuros, nunca antes abordados pela banda. O primeiro single do disco, "The Break" não era nada comercial e teve pouca rotação nas FM's, enquanto que a banda enfrentava problemas durante a sua turnê, que acabou cancelada. Naquele momento, o baterista Blackie Onassis enfrentava sérios problemas com abuso de drogas e várias especulações começaram a questionar sobre o futuro do Urge Overkill. A Geffen procurou desmentir os boatos, afirmando que a banda iria retomar a turnê de divulgação do álbum no próximo ano e que "Exit the Dragon" seria relançado em janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Foi nesse clima de incertezas que o Urge Overkill voltou a tocar junto em janeiro de 1996, quando a banda se apresentou durante o Hollywood Rock no Rio e em São Paulo. O grupo chegou a fazer alguns shows na Europa mas a turnê cancelada nos EUA nunca foi remarcada. O disco "Exit The Dragon" foi então praticamente esquecido e praticamente sumiu das paradas e das rádios. A banda passou o restante de 1996 inativa enquanto tentava resolver seus problemas internos. No final do ano, as tensões entre Nash Kato e King Roeser aumentaram e resultaram na saída de Roeser da banda.

A sorte parecia mudar quando em 1997 um executivo da Geffen foi contratado pela gravadora 550 Music (do grupo Sony) e trouxe a banda para a nova gravadora. Nash e Blackie decidiram continuar com o Urge e chamaram o baixista Nils St. Cyr para substituir Roeser para gravar algumas demos para o próximo disco. No entanto, a saída de Roeser resultou numa disputa legal pelo nome "Urge Overkill" ao mesmo tempo em que a 550 Music rejeitou as demos e dispensou o grupo. Era o fim definitivo do Urge Overkill.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Eddie "King" Roeser hoje em dia toca numa banda chamada Electric Airlines, que ainda não lançou nenhum disco.

Nash Kato passou alguns anos afastado do rock e em 1999 começa a preparar sua carreira solo. O primeiro disco, "Debutante" é lançado em 2000 pela extinta gravadora Loosegroove Records (de propriedade de Stone Gossard do Pearl Jam), onde contou com colaborações de Blackie Onassis em algumas músicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | Alex Juarez Muller | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS