Cássia Eller: A beleza de uma polêmica revitalizada

Resenha - Cássia Eller; O Musical (Teatro Bradesco, São Paulo, 25/11/2017)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Juliana Carpinelli
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Texto: Carlos Daniel Vieira - site Big Rock n' Roll

Em tempos de discursos conservadores e vozes tradicionalistas, poucas coisas são mais bem-vindas do que a lembrança da vida de CÁSSIA ELLER – um cometa de deliciosas polêmicas e visões à frente de seu tempo. Cássia Eller – O Musical percorreu várias cidades do Brasil, chegando a São Paulo nos dias 01 a 25 de setembro (no Teatro Frei Caneca) e, diante do sucesso, realizando novas apresentações de 24 a 26 de novembro (no Teatro Bradesco).

5000 acessosPhil Anselmo: mandou um "White Power" mas nega ser racista5000 acessosSom ruim, fezes e urina: Um brinde à farsa de Woodstock

A responsabilidade de encarnar esse nome é grande, mas a artista Tacy de Campos faz um excelente trabalho. Além da similaridade na voz – o que já seria um desafio –, sua linguagem corporal, seus trejeitos e até as entonações ao xingar revelam uma profunda preparação da atriz. Por vezes, é difícil lembrar que não é a própria Cássia quem está no palco.

E se estamos sendo tão fidedignos a sua figura, a peça não poderia se prender aos convencionalismos em que CÁSSIA ELLER não acreditava. Assim, o enredo fala de seus vários relacionamentos e do caráter pouco tradicional de cada um, evidenciando uma mulher cuja ausência de letras originais era compensada facilmente pela poderosa vez, pela postura desbocada no palco, pelo pouco (ou nenhum?) pudor de uma mulher que, curiosamente, era tímida e despojada. Os exageros e paradoxos que nos acometem quando pensamos nela estão todos lá: no relacionamento poliamoroso, nos palavrões, na vergonha de dar coletivas ou falar em público, na nudez em pleno palco, na gravidez inesperada e bem aceita, na criança criada por duas mães, nas drogas lícitas e ilícitas, nas influências musicais variadas... enfim, em Cássia Eller.

O espetáculo conta com as atuações competentes de Juliane Bodini, Thainá Gallo, Jana Figarella e Jandir Ferrari. Além deles, brilham com especial engenho Eline Porto (cuja voz harmoniza deliciosamente com a de Tacy/Cássia) e Emerson Espíndola (que representa muito bem Nando Reis, além do óbvio talento musical). Todos eles encarnam diversos papéis de forma bastante satisfatória. E enquanto a biografia de Cássia Eller se desenrola, vamos ouvindo canções como “O Segundo Sol”, “Palavras ao Vento”, “Todo Amor que Houver Nessa Vida” e, é claro, “Malandragem”.

Por fim, são mencionados grandes nomes de nossa música, compondo o quadro de que Cássia fazia parte. São personagens como Renato Russo, Cazuza e Nando Reis – esse último, com uma suave ênfase na amizade colorida, apaixonada e pura com a protagonista. Todos eles, diga-se de passagem, polêmicos e livres como Cássia, em maior ou menor escala.

Ora, se o preconceito esdrúxulo está de volta, a voz da liberdade também tem que estar. E nos palcos do Teatro Bradesco, essa voz a de é CÁSSIA ELLER.

MÚSICAS:
Socorro (Arnaldo Antunes/Alice Ruiz)
Vinheta: Stairway to Heaven (Page/Plant)
Juventude Transviada (Luis Melodia)
Rubens (Mario Manga)
De Esquina (Xis)
Palavras ao Vento (Moraes Moreira/Marisa Monte)
Top Top (Mutantes/Arnolpho Lima)
Um Branco, Um Xis e Um Zero (Marisa/Pepeu/Arnaldo)
Vinheta: Infernal (Nando Reis)
Por Enquanto (Renato Russo)
Vinheta: Partido Alto (Chico Buarque)
Com Você Meu Mundo Ficaria Completo (Nando Reis)
Coroné Antonio Bento (João do Valle/Luiz Wanderley)
Cocorocó (Marcio Mello)
1º de Julho (Renato Russo)
Todo Amor que Houver nessa Vida (Cazuza/Frejat)
Malandragem (Cazuza/Frejat)
ECT (Nanco Reis/Carlinhos Brown/Marisa Monte)
Luz dos Olhos (Nando Reis)
Nós (Tião Carvalho)
Soy Gitano (J. Monje/José Fernandes Torres /Vicente Amigo)
Relicário (Nando Reis)
All Star (Nando Reis)
Smells Like Teen Spirit (Nirvana)
Non, Je Ne Regrette Rien (Michel Vaucaire/ Charles Dumont)
O Segundo Sol (Nando Reis)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Cassia Eller"

PsicografiaPsicografia
Uma suposta carta do espírito de Cássia Eller

Cássia EllerCássia Eller
Viúva diz que carta psicografada não é da cantora

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Cassia Eller"


Phil AnselmoPhil Anselmo
Mandou um "White Power" mas nega ser racista

Som ruim, fezes e urinaSom ruim, fezes e urina
Um brinde à farsa de Woodstock

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
A vida dele fazia Keith Richards parecer uma menininha

5000 acessosDimebag Darrell: namorada fala sobre a vida e a morte do músico5000 acessosRede Globo: em 1985, explicando o que são os metaleiros5000 acessosBlack Sabbath: um Tony Iommi que você não conhecia3062 acessosMegadeth: 160 músicas tocadas em ordem cronológica5000 acessosMetallica: membros entre os maiores maricas de todos os tempo5000 acessosSlipknot: Clown admite que as máscaras são nojentas mas ele adora

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Juliana Carpinelli

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online