Liberation: confira como foi o festival pelos olhos de um músico

Resenha - Liberation Fest (Espaço das Américas, São Paulo, 25/06/2017)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Luiz Pimentel, Fonte: Blog do Luiz Pimentel
Enviar correções  |  Ver Acessos

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Convidei o Woesley Johann, guitarrista de death metal e do grupo Alekto, para resenhar o festival que aconteceu no último domingo, dia 25, em São Paulo, que teve como headliner King Diamond em apresentação de 30 anos do clássico "Abigail". Tá abaixo o que ele achou.

Há 15 anos: Lamb Of God lançava seu maior clássico, Ashes Of The WakeAstros do rock: o patrimônio líquido de cada um

"O Test deu início ao festival. A banda que possui apenas dois integrantes se mostrou muito precisa e apesar de apenas dois instrumentos o som ficou bem redondo e preenchido com um ótimo público já presente.

A banda Heaven Shall Burn começa por volta das 18:30 e faz um setlist reduzido, com algumas falhas técnicas em alguns momentos do início do show, que segue com guitarras pesadas e precisas, porém com o som muito ''estridente'' achei um pouco embolado prejudicando a banda um pouco. Porém muitos presentes cantaram músicas junto com a banda e eles não deixaram que isso atrapalhasse o show.

Por volta das 19:12 sobe ao palco o grande ícone do death metal Carcass, do Reino Unido, que já estava em tour pela América Latina propagando a destruição de um show pesado e com um ''power'' no talo o tempo inteiro. O guitarrista e fundador da banda, que também já participou do Napalm Death, Bill Steer, dá uma aula de riffs poderosos e solos rápidos e precisos dobrando guitarras em vários momentos, enquanto Jeffrey Walter canta várias faixas do ultimo disco da banda lançado em 2013, uma porradaria do death metal, "Surgical Steel", e também mais alguns clássicos como a "Corporal Jigsore Quandary", que fecha a apresentação em grande estilo (na minha opinião um dos melhores sons da carreira do Carcass).

Lamb Of God assume o palco mantendo o evento em alto nível de performance instrumental, e também quanto à parte técnica de iluminação sincronizada em vários momentos de sons, enquanto mostra seus sons mais recentes e também outros pesados e com vários ''temas'' de guitarras do Sacrament, juntamente com o pedal preciso do baterista Chris Adler, que recentemente teve uma passagem rápida pelo Megadeth e gravou "Dystopia" em 2016. Mas sempre se manteve no LOG, que arregaçou e o publico cantou vários dos sons junto nesse dia histórico, preparando assim a entrada do tão esperado mestre das trevas King Diamond, que não pisava no Brasil há 21 anos.

''Out From the Asylum'', do grande disco "Them", toca enquanto as cortinas se abriam e revelavam o palco com uma super-produção teatral impressionante e uma iluminação impecável.

O setlist com o clássico "Abigail" e mais algumas faixas da sua outra banda, Mercyful Fate, onde ficou conhecido pela voz aguda, foram deixando cada vez mais os headbangers presentes extasiados.

O show seguiu com "Sleepless Night" antes de o dinamarquês Kim Bendix Petersen conversar com os fãs após vários anos longe do Brasil e apresentar os membros da banda que o acompanha.

"Helloween" e "Eye Of The Witch" foram as duas próximas executadas com o público cantando em coro em preparação para dois grandes sons do Mercyful Fate que estavam por vir. "Melissa" e "Come to the Sabbath" mostraram a razão da banda estar entre as melhores do heavy metal mundial.

Foi então que deu início o clássico disco ''Abigail'', que não por acaso batiza a turnê de aniversário de 30 anos do disco. O espetáculo começa com duas pessoas encapuzadas carregando um caixão em direção ao meio do palco, enquanto todos observam calados ao som do ''Funeral". De dentro do caixão o mestre King tira uma boneca (a Abigail) e uma faca que usa para fincar nela começando a reprodução do clássico disco.

Logo depois temos todas as sonzeiras, "Arrival", "A Mansion In Darkness", "The Family Ghost", "The 7th Day Of July 1777", "Omens", "The Possession", "Abigail", "Black Horsemen" que finalizou um dos maiores shows que já vi na vida e tenho certeza que não só eu, mas muitos headbangers que estavam presentes." (Woesley Johann)

Comente: O melhor festival de metal do ano Brasil?


Outras resenhas de Liberation Fest (Espaço das Américas, São Paulo, 25/06/2017)

King Diamond: Retorno após duas décadas, em extremas companhias



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de ShowsTodas as matérias sobre "Lamb Of God"Todas as matérias sobre "King Diamond"Todas as matérias sobre "Carcass"


Há 15 anos: Lamb Of God lançava seu maior clássico, Ashes Of The Wake

LOG: assista último show completo de Chris Adler com a bandaLOG
Assista último show completo de Chris Adler com a banda

Lamb Of God: baterista Chris Adler está oficialmente fora da bandaLamb Of God
Baterista Chris Adler está oficialmente fora da banda

Lamb Of God: Randy Blythe comemora sobriedade

Lamb Of God: Chris Adler voltará aos palcos, mas com outra bandaLamb Of God
Chris Adler voltará aos palcos, mas com outra banda

Slipknot: Slipknot
"O mosh se transformou em uma forma de bullying"

Melhores de 2012: as escolhas do redator Leonardo Daniel TavaresMelhores de 2012
As escolhas do redator Leonardo Daniel Tavares

Megadeth: Megadeth
"Dystopia" não seria tão bom com Menza e Friedman


Astros do rock: o patrimônio líquido de cada umAstros do rock
O patrimônio líquido de cada um

Astros mortos: como estariam alguns se ainda estivessem vivos?Astros mortos
Como estariam alguns se ainda estivessem vivos?

Planet Rock: as maiores vozes da história do rockPlanet Rock
As maiores vozes da história do rock

A7X: Curiosidades sobre a banda que talvez você não saibaMetal: Gibson.com enumera 50 melhores músicas do gêneroGuns N' Roses: Axl se atrasava porque tinha fobia de palco?System Of a Down: "Chop Suey" na feira de talentos na escola

Sobre Luiz Pimentel

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.