Liberation: confira como foi o festival pelos olhos de um músico
Resenha - Liberation Fest (Espaço das Américas, São Paulo, 25/06/2017)
Por Luiz Pimentel
Fonte: Blog do Luiz Pimentel
Postado em 28 de junho de 2017
Convidei o Woesley Johann, guitarrista de death metal e do grupo Alekto, para resenhar o festival que aconteceu no último domingo, dia 25, em São Paulo, que teve como headliner King Diamond em apresentação de 30 anos do clássico "Abigail". Tá abaixo o que ele achou.
"O Test deu início ao festival. A banda que possui apenas dois integrantes se mostrou muito precisa e apesar de apenas dois instrumentos o som ficou bem redondo e preenchido com um ótimo público já presente.
A banda Heaven Shall Burn começa por volta das 18:30 e faz um setlist reduzido, com algumas falhas técnicas em alguns momentos do início do show, que segue com guitarras pesadas e precisas, porém com o som muito ‘’estridente’’ achei um pouco embolado prejudicando a banda um pouco. Porém muitos presentes cantaram músicas junto com a banda e eles não deixaram que isso atrapalhasse o show.
Por volta das 19:12 sobe ao palco o grande ícone do death metal Carcass, do Reino Unido, que já estava em tour pela América Latina propagando a destruição de um show pesado e com um ‘’power’’ no talo o tempo inteiro. O guitarrista e fundador da banda, que também já participou do Napalm Death, Bill Steer, dá uma aula de riffs poderosos e solos rápidos e precisos dobrando guitarras em vários momentos, enquanto Jeffrey Walter canta várias faixas do ultimo disco da banda lançado em 2013, uma porradaria do death metal, "Surgical Steel", e também mais alguns clássicos como a "Corporal Jigsore Quandary", que fecha a apresentação em grande estilo (na minha opinião um dos melhores sons da carreira do Carcass).
Lamb Of God assume o palco mantendo o evento em alto nível de performance instrumental, e também quanto à parte técnica de iluminação sincronizada em vários momentos de sons, enquanto mostra seus sons mais recentes e também outros pesados e com vários ‘’temas’’ de guitarras do Sacrament, juntamente com o pedal preciso do baterista Chris Adler, que recentemente teve uma passagem rápida pelo Megadeth e gravou "Dystopia" em 2016. Mas sempre se manteve no LOG, que arregaçou e o publico cantou vários dos sons junto nesse dia histórico, preparando assim a entrada do tão esperado mestre das trevas King Diamond, que não pisava no Brasil há 21 anos.
‘’Out From the Asylum’’, do grande disco "Them", toca enquanto as cortinas se abriam e revelavam o palco com uma super-produção teatral impressionante e uma iluminação impecável.
O setlist com o clássico "Abigail" e mais algumas faixas da sua outra banda, Mercyful Fate, onde ficou conhecido pela voz aguda, foram deixando cada vez mais os headbangers presentes extasiados.
O show seguiu com "Sleepless Night" antes de o dinamarquês Kim Bendix Petersen conversar com os fãs após vários anos longe do Brasil e apresentar os membros da banda que o acompanha.
"Helloween" e "Eye Of The Witch" foram as duas próximas executadas com o público cantando em coro em preparação para dois grandes sons do Mercyful Fate que estavam por vir. "Melissa" e "Come to the Sabbath" mostraram a razão da banda estar entre as melhores do heavy metal mundial.
Foi então que deu início o clássico disco ‘’Abigail’’, que não por acaso batiza a turnê de aniversário de 30 anos do disco. O espetáculo começa com duas pessoas encapuzadas carregando um caixão em direção ao meio do palco, enquanto todos observam calados ao som do ‘’Funeral". De dentro do caixão o mestre King tira uma boneca (a Abigail) e uma faca que usa para fincar nela começando a reprodução do clássico disco.
Logo depois temos todas as sonzeiras, "Arrival", "A Mansion In Darkness", "The Family Ghost", "The 7th Day Of July 1777", "Omens", "The Possession", "Abigail", "Black Horsemen" que finalizou um dos maiores shows que já vi na vida e tenho certeza que não só eu, mas muitos headbangers que estavam presentes." (Woesley Johann)
Comente: O melhor festival de metal do ano Brasil?
Outras resenhas de Liberation Fest (Espaço das Américas, São Paulo, 25/06/2017)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Qual era a opinião de Tony Iommi sobre Ozzy Osbourne solo e Randy Rhoads em 1984?
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos
Alice in Chains: mensagem subliminar na capa de The Devil Put Dinosaurs Here

Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
O dia em que o Lamb of God entrou no Guitar Hero… sem realmente estar lá
Randy Blythe relembra início difícil e diz que não imaginava longevidade do Lamb of God
Bandas de heavy metal da nova geração não empolgam Kerry King
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



