Florianópolis Underground Reunion: Resenha do evento
Resenha - Florianópolis Underground Reunion (Taliesyn, Florianópolis, 26/11/2016)
Por Bruno SB
Postado em 23 de dezembro de 2016
As divisões de estilo tem repartido o underground, onde eventos, bandas e público se separam nas várias subdivisões criadas por essa cena fragmentada. Aqui em Florianópolis isso é comum, onde os eventos costumam concentrar o quase sempre o mesmo tipo de público e de bandas. A produtora NETUNO ROCK, iniciativa do PAULÃO, figura ativa na cena underground da cidade, vem produzindo eventos beneficentes às comunidades indígenas do estado, e sempre valorizando as bandas autorais da cena local. Agora produziu mais esse evento, justamente com um ideal de quebrar as barreiras de estilo, além de fazer uma interação entre 5 cidades de Santa Catarina.
O line-up contou com 6 bandas bem variadas entre si, mas que não causou estranheza e nem trouxe um público exclusivo de algum determinado estilo. O TALIESYN ROCK BAR é um reduto tradicional da resistência rock no centro da cidade, e como sempre, os eventos no local trazem aquela concentração de punks, bangers, e rockers em geral, já que é um dos poucos bares que estão sempre envolvidos com o underground na região.
Muitos amigos, e um bom público estavam presentes desde o início do show, que foi aberto pelo BLASTERFORCE de São José, power trio que faz um crossover entre thrash/death old school, e um clima black metal em alguns momentos. Quebraram tudo, e começaram a botar peso no clima da noite.
Na sequência mais um power trio, SILÊNCIO DE CHUMBO, de Itajaí, que também faz um crossover de estilos, cantando em português, com letras politizadas, sociais e com temas pessoais, tem uma proposta entre Punk Rock, Grunge e Rock Clássico, que representou bem a variedade da noite e fez uma boa apresentação.
Continuando a destruição, entrou a INSURGENTES, banda local, com 5 integrantes, incluindo Paulão, o produtor do evento, no baixo. Fazem uma mistura muito interessante de metal (com características death/trash) com hardcore, e o vocal bruto, com grande influência black metal, de Paula Grimes, que dá mais destaque à base destruidora da banda. Fizeram um bom show e trouxeram um inesperado cover de City Babies Attacked by Rats, do GBH, que mostrou ainda mais o bom gosto da banda.
DIRTY PIGS, de Itapema, fez a alegria dos fanáticos por grunge, já que atualmente, não tem muitas bandas trabalhando com essa proposta. Fizeram também um bom show, com cover de ALICE IN CHAINS, e colaboraram ainda mais para a diversidade do evento.
Falar do INSALUBRE, de São José, é difícil sem dar opinião pessoal, já que é uma banda de amigos, e uma das únicas que trazem uma proposta Hardcore/Punk na cidade, atualmente. Em cada show a banda está ficando melhor e seu som bruto e rápido, cada vez mais destruidor e com variações, mas sem enrolação. A evolução do som da banda é notável a cada show, a energia old school e a violência sonora contagiou os presentes.
Fechando a noite, veio o Punk Rock da PUGNA PROLE, de Balneário Camboriú, banda com 4 integrantes e que traz a sonoridade clássica do Punk Rock nacional, influenciado por CÓLERA e GAROTOS PODRES, com uma sonoridade mais atual. Mandaram bem e fecharam a noite com ecletismo total, para o público que compareceu e valorizou o evento até o final.
Foi uma maratona, que foi vencida pela amizade e união entre as bandas, público e amigos, que estão apoiando e trabalhando pelo crescimento do Underground na cidade, na região, e também em todo o estado.
O 1º FUR (Florianópolis Underground Reunion) foi uma realização da Netuno Rock em parceria com a Terra Devastada Produções e com o apoio do: Taliesyn Rock Bar, Roots Records, Evelise Oliveira Fotografias, Silêncio Brutal Zine, Floripa Rock e Arranha Céu Produtora.
FOTOS: EVELISE OLIVEIRA FOTOGRAFIAS
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
U2 é confirmado como atração do Todo Mundo no Rio em 2026
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
As reações divergentes dos fãs ao anúncio do line-up do Bangers Open Air 2026
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Blackmore's Night cancela shows devido a questões de saúde
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
A banda que para Roger Daltrey estava à frente do Cream e Jimi Hendrix Experience
Van Halen: o constrangedor encontro de Eddie com o Nirvana
Quais foram os álbuns que mais venderam de grandes bandas de heavy metal?
Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP



