David Gilmour: Na história dos melhores e inesquecíveis shows
Resenha - David Gilmour (Arena do Grêmio, Porto Alegre, 16/12/2015)
Por Karen Waleria
Postado em 18 de dezembro de 2015
No dia posterior ao show na capital gaúcha acordei em cima do horário para uma consulta médica. Cheguei ao guichê 10 minutos antes do horário marcado. Ainda ofegante, percebo que o atendente cantarolava alegremente "Shine On You Crazy Diamond". Atendeu-me e continuou cantarolando em alto e bom tom. Pensei na hora, com certeza, foi contaminado pelo show da noite anterior...
Ainda não eram 21h da noite de quarta-feira, dia 16 de dezembro de 2015, para ser mais precisa, faltavam 4 minutos para o horário marcado para o início do show, e David Gilmour já subia ao palco da Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O show na capital gaúcha encerrou a etapa brasileira da "Pink Floyd’s David Gilmour – Rattle That Lock World Tour 2015/16"que já havia passado por São Paulo e Curitiba.
David Gilmour - Mais Novidades
Demorou, mas finalmente estávamos diante de um dos maiores nomes da história do rock mundial. O músico britânico de 69 anos que ficou famoso como vocalista e guitarrista da banda de rock PINK FLOYD, nunca havia se apresentado no Brasil até então.
Gilmour emocionou uma legião de fãs de todas as idades que enchiam quase que totalmente a Arena do Grêmio. Público estimado em 40 mil pessoas pela produtora local do mega-evento.
O setlist do show foi o mesmo apresentado na capital paranaense.
"Rattle That Lock", álbum solo mais recente de Gilmour e que intitula a tour, lançado há exatos três meses, foi responsável por 1/3 do setlist apresentado.
Durante o restante do show o músico, que foi acompanhado por Phil Manzanera – (guitarra), Guy Pratt (baixo), Jon Carin (teclado), Stevie DiStanislao (bateria e percussão), Kevin McAlea (teclado), Bryan Chambers (backing vocal), Lucita Jules (backing vocal) e João Mello (sax), curitibano de apenas 20 anos de idade que a pouco foi adicionado ao grupo, desfilou uma sucessão de hits da banda que Gilmour capitaneou durante tanto tempo.
"Wish You Were Here" foi o primeiro dos hits do PINK FLOYD, quarta música apresentada na memorável noite por Gilmour, e óbviamente foi a primeira música cantada na íntegra pela plateia, e o mesmo fato aconteceu quando da execução de "Money", "Shine On You Crazy Diamond", "Time"...
Como disse um amigo foi "covardia" terminar o show com "Comfortably Numb". Sabia-se de antemão que esse "hino" encerraria a performance, mas na hora que se ouviram os primeiros acordes foi emocionante...Foi lindo demais ver a finalização de um show tão aguardado com um coro gigantesco formado por 40 mil vozes em uníssono.
Aposto que mesmo o músico acostumado a grandes plateias emocionou-se com esse momento ímpar.
"Nos vemos qualquer dia destes" comentou Gilmour numa das poucas vezes que se dirigiu ao público durante o show. Não interagiu? retifico, o músico interagiu da melhor maneira que poderia fazê-lo. Através de sua música, através da forma única que toca e seus solos inconfundíveis.
Ondas de arrepios iam e vinham durante a performance desse músico que mostrou o porquê é considerado um dos melhores guitarristas do mundo de todos os tempos. Uns chegaram às lágrimas.
Esse tipo de emoção me fez até esquecer uma ínfima parte do público que em vez de curtir o show ficava atrapalhando a grande maioria que estava alí para ver o "Mestre" e não para fazer os famigerados vídeos e selfies com seus celulares de última geração.
O show durou pouco mais de duas horas e meia, e com certeza, entrou para a história dos melhores e inesquecíveis shows que já passaram por aqui.
Tem pessoas que questionam o porquê de ir a um show, o porquê de se pagar às vezes um valor alto pelos mesmos e bla´-blá- blá...Eu só digo que nada, NADA se compara à essa troca de energia, à essa emoção que shows como esse que presenciamos na última quarta-feira transmitem.
O show fecha o ano em que a Hits Entretenimento completa 10 anos de atividade, aliás a produtora pode orgulhar-se por ter trazido dois dos maiores integrantes do PINK FLOYD a Porto Alegre; em 2012 foi a responsável pela vinda de Roger Waters.
Fotos: Edu Defferari/ Hits Entretenimento
Agradecimentos à Hits Entretenimento pela produção do evento e pelo credenciamento.
Outras resenhas de David Gilmour (Arena do Grêmio, Porto Alegre, 16/12/2015)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
As 5 músicas mais subestimadas do Whitesnake, segundo a Loudwire
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
Vozes eternas do Heavy Metal brasileiro
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
O lendário guitarrista que Keith Richards esnobou: "Não me impressiona…"
O baterista que Dave Lombardo, ex-Slayer, considera o "número 1"
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
A música do Led Zeppelin que fez Steve Vai querer tocar guitarra: "O mundo parou"
Como o Dead Kennedys influenciou o Slayer, segundo Dave Lombardo
Titãs e a inesperada visita punk que Arnaldo ficou muito grato de receber na prisão
"Masculinidade tóxica moveu essa banda", diz Kirk Hammett, guitarrista do Metallica
A atitude de Lula que Dinho considerou "insulto e erro"; diversos rockstars fizeram coro

O músico que merece cada elogio que recebe, segundo David Gilmour
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
David Gilmour aponta a melhor letra de Roger Waters - que o próprio autor acha "terrível"
O disco raríssimo que David Gilmour preferiu deixar enterrado; "Tenho tanta vergonha"
O solo de David Gilmour que se perdeu para sempre; "Você nunca fica 100% satisfeito"
O baterista que David Gilmour chamou de melhor do mundo após conseguir tocar com ele
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



