RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin

A canção do The Who que dava sono em John Entwistle quando a banda tocava ao vivo

Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida

Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath

A pergunta da filha com autismo que fez Russell Allen decidir compor uma música para ela

Bruce Dickinson já pensou em largar o Iron Maiden e se dedicar à esgrima

Foo Fighters lança "Your Favorite Toy", seu novo disco de estúdio

O clássico do Iron Maiden cujo título surgiu após filme de terror e conversa de bar

Sepultura lança "The Cloud of Unknowing", último EP de sua carreira

At the Gates lança "The Ghost of a Future Dead", seu novo disco de estúdio

O grande problema da versão da Marina para "Me Chama", segundo Lobão

CBGB Festival anuncia atrações para sua edição 2026

"Fátima": o retrato ácido da hipocrisia social no clássico do Capital Inicial

A música do Dream Theater que tem elementos de djent, segundo Mike Portnoy

A diferença do Ramones para o New York Dolls e The Stooges, Segundo André Barcinski


Bangers Open Air

O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum

Por
Postado em 19 de janeiro de 2026

David Gilmour passou anos sendo o cara "fácil de entender" no Pink Floyd. Você ouve um solo como "Time" e percebe a lógica: fraseado simples, blues ali no meio, e aquele jeito dele de fazer a nota cantar.

Só que existe uma situação em que o próprio Gilmour disse que não sabia explicar o que estava ouvindo. E, curiosamente, não é num disco do Pink Floyd. É num disco solo do Syd Barrett, o primeiro líder da banda.

Pink Floyd - Mais Novidades

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A história gira em torno de "Dominoes", faixa do álbum "Barrett" (1970) (youtube). O detalhe é que a música tem um solo de guitarra ao contrário, daqueles que parecem andar para trás, mas ainda assim "conversam" com o resto do arranjo. A Far Out lembra esse trecho como um daqueles momentos em que a coisa fica estranha do jeito certo.

Gilmour, que estava por perto nesse período e produziu material do Barrett, descreveu a sensação de um jeito bem direto: "De algum jeito ele conseguia definir o que estava acontecendo. Era uma coisa muito difícil de fazer. As batidas deixam de ter qualquer impacto. Na hora, pareceu que encaixou perfeitamente, e essa é a versão que ficou no disco - e a gente nunca mais conseguiu repetir aquilo. É de enlouquecer. É difícil para qualquer um entender, mas ele conseguiu."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O mais interessante é que a fala não vem com pose de "gênio decifrando o mistério", e sim com a cara de "só acredito vendo... mas vi e continuo não acreditando". O que dá um peso diferente para a ideia de que o Barrett tinha um jeito próprio de quebrar a lógica da música sem virar bagunça. E aí o título "não faz sentido" fica com um significado bem específico: não é que seja ruim, nem que esteja errado. É aquele tipo de coisa que você olha por dentro e pensa "isso não deveria parar em pé"... mas parou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS