Exxótica: o show que marcou a volta da banda
Resenha - Exxótica (Estúdio Espaço Som, São Paulo, 25/10/2014)
Por Anderson Augusto
Fonte: Wikimetal
Postado em 17 de dezembro de 2014
Existiu uma banda de hard rock paulista no início dos anos 2000, inspirada no melhor do hard rock dos anos 70 e 80 no Brasil e no mundo, que trouxe de volta o rock teatral e, principalmente, o espírito do it yourself (faça você mesmo) para as bandas desse gênero. Essa banda chamava-se Exxótica e era formada por Daniel Iasbeck (guitarra/vocal), "Reverendo" Marcelo Rossi (baixo/vocal) e pelo misterioso baterista Espectro. A banda era uma máquina de composição, sempre em português, e produção!
por Marcel Ianuck
Vários e excelentes discos feitos na raça, DVDs, clipes, trilha para game, distribuição em banca de revista (com direito a disco de ouro, platina e etc..), fases como quarteto (períodos onde os guitarristas Fábio Hoffmann e Boris, o Louco, integraram a banda), shows bombásticos em diversos cantos do país.. Porém, após o ciclo de divulgação do subestimado álbum "Jogos de Azar: Sexta Rodada", a banda encerrou as suas atividades.

Durante esse hiato, Daniel Iasbeck produziu bandas e gravou um disco como membro efetivo da histórica banda Secos & Molhados. Marcelo Rossi gravou um EP com sua banda solo, sob o nome de Reverendo, além de produzir um excelente documentário sobre a história do rock brasileiro, disponível no Youtube.
Eis que em 2014, devido a insistência dos fãs na página oficial do Exxótica no Facebook, Daniel e Marcelo se reúnem e, com um novo Espectro segurando as baquetas, armam a volta da banda.
Dia 25 de outubro de 2014 – Estúdio Espaço Som em São Paulo – era a data da tão falada volta. Um espaço pequeno (capacidade por volta de 100 pessoas), mas com uma infra-estrutura bem razoável para o evento. Mais uma vez, arregaçaram as mangas e começaram fazer as vendas de ingressos pela internet. Resultado: o show marcado para as 18 horas rapidamente se esgotou e a banda abriu mais uma sessão às 20:30, no mesmo dia, que em poucos dias estava cheia também! No dia do show, alguns fãs chegaram com 3 horas de antecedência no local para garantir o melhor local para esse evento histórico!
Com essa resposta mais que positiva, o trio subiu no palco energizado pelo público com o hit Eu Mesmo (do disco "IV") levando os presentes a loucura! Daniel mostra estar na sua melhor forma tanto vocal quanto debulhando nas seis cordas. Reverendo continua carismático e comunicativo, além de tocar e cantar muito bem. Aliás a química entre os dois é algo fundamental para a banda, e ficou transparente nesse show que quando está no seu auge, não tem pra ninguém! Também é necessário falar que o novo Espectro, ou mini-Espectro como apelidado pela idade e tamanho, toca como gente grande e acredito que ainda vai dar no que falar.

O show continuou com a faixa bônus da coletânea "Arquivo", Poder Tão Pouco e Querer Demais, que se mostrou uma faixa poderosa ao vivo, que merecia talvez um melhor lugar na discografia da banda. Daí pra frente rolou uma coleção de hits com Boca do Lixo, Não Sou de Ferro, Gato Preto, Por Você, empolgando os presentes que cantaram muito junto com a banda e não deixaram a peteca cair, nem quando alguns problemas técnicos causaram falhas na guitarra do Daniel.
O set prosseguiu alternando entre músicas conhecidas e alguns que tiveram menos destaque, como as músicas do citado disco "Jogos de Azar", mostrando como o Exxótica tem uma discografia única, cheia de boas músicas "perdidas", e que ainda é relevante e, por isso, merece ter seu lugar ao sol.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Os dois últimos sons, talvez as músicas mais conhecidas do grupo, levaram o lugar abaixo. Estamos falando da cara de pau Meia Noite/Sexta-Feira e da excelente Eu Quero Deixar (Você Fugir De Mim), que nunca entendi como não tocou nas rádios convencionais – sempre considerei um hit pronto para as massas! Durante esse encerramento, pela primeira vez na história da banda (que eu saiba), um dos integrantes foi "desmascarado" no palco, revelando a atual identidade do baterista Espectro: o jovem Sergio Marchezoni.
Despedidas do público e pausa para o próximo show, onde os poucos ingressos restantes voaram, principalmente pela revelação de que o segundo show teria um outro setlist, com pelo menos 30% de músicas diferentes. Infelizmente não pude presenciar esse segundo show mas, pela repercussão, também foi um estouro!

A prova que essa volta veio com tudo é o anúncio de que, no dia 20 de dezembro de 2014, o Exxótica estará lançando, no mesmo lugar, o novo single Não me cobre, que estará presente no vindouro EP de retorno. Evento fortemente recomendado para quem é fã da banda ou para quem gosta de rock and roll brasileiro em geral.
Setlist – 25/10/2014 – 18:00
- Eu Mesmo
- Poder tão pouco e querer demais
- Boca do Lixo (R. Aurora 72)
- Não sou de ferro
- Gato Preto
- Por você
- Não há nada lá
- Perversa, Safada, Gostosa e Vulgar
- Amigo Perdido
- Nada Mudou
- Agora
- Porcos no Quintal
- Festa Bizarra
- Calígula
- Vida
- Meia Noite/Sexta-Feira
- Eu quero deixar (você fugir de mim)
Links:
Festa Bizarra:

Porcos no Quinta:
Exxótica em Ação:

50 anos do Rock Brasileiro:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
O motivo por trás da decisão de Aquiles Priester de vender baquetas do Angra no Bangers
Belo Horizonte entra na rota do rock internacional e recebe shows de Men At Work, Dire Straits Legac
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Dave Grohl redescobriu o Alice in Chains graças às filhas
A opinião de Fernanda Lira sobre Jessica Falchi como nova guitarrista do Korzus
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Greyson Nekrutman posta performance ao vivo de "Territory", clássico do Sepultura
Andreas Kisser afirma que turnê de despedida talvez seja a melhor da história do Sepultura
Para Adrian Smith, Iron Maiden jamais acabará enquanto Steve Harris existir
Megadeth toca "Ride the Lightning" pela primeira vez ao vivo
Por que a turnê de reunião original do Kiss fracassou, segundo Gene Simmons
Dave Mustaine: 10 coisas que você não sabia sobre ele
Ozzy Osbourne escolhe a pessoa mais divertida com quem tomou uns gorós
Por que Lobão acha péssimo o "The Wall" e nunca mais ouviu Pink Floyd?

Extreme - uma apresentação enérgica, direta e de altíssima qualidade em Porto Alegre
Blackberry Smoke voltou para Porto Alegre com a casa cheia
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil

