Noturnall: Show de qualidade em Vila Velha
Resenha - Noturnall (Correria Music Bar, Vila Velha, 15/11/2014)
Por Léo Pinto
Postado em 10 de dezembro de 2014
O Correria Music Bar, o ponto de encontro dos camisas pretas em Vila Velha, como merecidamente gosta de divulgar a casa de shows de rock, hardcore e blues, recebeu a banda paulista de metal progressivo NOTURNALL que, apesar de ter sido formada em 2013, já nasceu grande por contar com quase todos os ex-integrantes da banda SHAMAN, com exceção do baterista. Para ocupar o posto, foi chamado o grande baterista Aquiles Priester (HANGAR e ex-ANGRA).
O local não é grande, mas é muito aconchegante e conta com dois ambientes diferentes, separados por duas portas de isolamento e uma parede com janelões de vidro permitindo assistir os shows de um ambiente com palco, estando no outro ambiente onde fica o bar com sinuca, fliperama e diversas mesas e cadeiras. Eu, particularmente, gostei muito da ambiência. Os organizadores estão de parabéns!
Três bandas abriram os trabalhos da noite. A primeira delas, a ASHBÜRN, começou de maneira inusitada. Antes de assumir a guitarra, a integrante Raquel Rodrigues surpreendeu aos que não conheciam essa banda de power metal de Vitória/ES, com uma intro feita no violino. É um diferencial interessante que ajuda a moldar a sonoridade pesada desse quinteto. Formada em 2013, a jovem banda, com fortes influências de VIPER, SHAMAN, ANGRA e HELLOWEEN, ainda conta com Heron Ribeiro (vocal), Gabriel Monteiro (guitarra), Vinícius Braz (baixo) e Matheus Rodrigues (bateria). Destaque para este último que fez uma apresentação muito boa, sorrindo o tempo todo, e o vocalista bem afinado com bons agudos. Todos são muito competentes e dá pra perceber que amam o que fazem. O público agitou bastante em "Evil Papagali", do MASSACRATION, e na animada "Vodka".
SETLIST:
01 - Fairy Tail (intro/violino)
02 - Nothing to Say
03 - Living for the Night (VIPER)
04 - A Cry From the Edge (VIPER)
05 - Separated Ways of a Wasted Fight
06 - Break the Silence (música nova)
07 - I Want Out (HELLOWEEN)
08 - Carry On (ANGRA)
09 - Evil Papagali (MASSACRATION)
10 - Vodka
11 - Blood Bound (HAMMERFALL)
Em seguida, subiu ao palco PETITE MORT, banda de dark metal de qualidade com um som sóbrio, proporcionado pelo teclado, e de pegada forte com vocal gutural. Formada em meados de abril de 2005 em Cariacica/ES, possui influências do gothic/doom e black metal. Em sua formação estão: João Andrade (vocal), Ronaldo Bourguignon (baixo), Matheus Franco (guitarra solo), Georges Delanos (guitarra base) e Kevim Caron (bateria).
A banda lançou músicas novas e agradou ao finalizar com "Mourning Palace", do norueguês DIMMU BORGIR.
SETLIST:
01 - Among the Ruins (música nova)
02 - Only Death Will Burn (música nova)
03 - Anthropogod
04 - They Will Never Die
05 - From Sweet to Bitter
06 - Mourning Palace (DIMMU BORGIR)
A última banda de abertura foi a vilavelhense FIRE, que faz um hardrock muito competente e é muito boa de se ouvir. A apresentação contou com alguns clássicos internacionais que animaram a plateia.
SETLIST:
01 - You Gotta Love
02 - I Love the Way You Love me (MR. BIG)
03 - Daddy, Brother, Lover and Little Boy (MR. BIG)
04 - Carry On My Wayward Son (KANSAS)
05 - Without your Love
06 - Lord I Need You
07 - You Don´t Remember, I´ll Never Forget (YNGWIE MALMSTEEN)
08 - We All Die Young
09 - Kingdom Come
10 - V8 Jesus
Para encerrar a noite, eis que a tão aguardada banda NOTURNALL deu o ar da graça com sua formação recheada de nomes de peso: Thiago Bianchi (vocal), Léo Mancini (guitarra, backing vocals), Fernando Quesada (baixo), Junior Carelli (teclado) e Aquiles Priester (bateria), que deu um show a parte na sua bateria monstro que se destacou no palco.
Todas as músicas do único álbum lançado, "Noturnall" (2014), foram executadas, à exceção de "The Blame Game". Também ficou de fora "Woman in Chains", cover do TEARS FOR FEARS, banda britânica de new wave, famosa nos anos 80. A música é uma versão mais pesada, porém melódica e que conta com a participação da mãe do vocalista Thiago Bianchi dividindo os vocais, como pode ser visto no clipe que lançaram.
Deixando de lado as ausências musicais, que em nada comprometeram o show matador, vamos ao que interessa. A explosão sonora começou com a plateia já batendo cabeça em "Fake Healer" com um ótimo instrumental, principalmente no solo de guitarra e nas bumbadas ultra-rápidas de Aquiles. O grito inicial já anunciava a hora de "Zombies" com um refrão fenomenal seguido pelo solo de guitarra com diferentes nuances ao longo da música. O rolo de bateria, em seguida, denunciava "No Turn at All", cujo título foi inspiração para a criação do nome da banda através de um trocadilho. A virtuosidade dos músicos era impressionante, tamanha técnica aliada com uma rapidez de tirar o fôlego.
No primeiro cover do show, escolheram "Inferno Veil" do último álbum do SHAMAN, "Origins" (2010), apresentada com maestria, uma vez que quase todos os músicos tocaram na extinta banda. A palhetada na guitarra, a la PANTERA, deu o tom para o início de "Master of Deception", emendando com "Sugar Pill" com destaque para o arranjo de teclado da música e para o solo de guitarra.
E por falar em PANTERA, eis que fomos agraciados com "Cowboys From Hell" que fez todo mundo pular. A fortíssima "St. Trigger" preparou o público para um dos momentos mais esperados, pelo menos por mim que amo bateria. O solo destruidor de Aquiles Priester na sua Octopus de várias peças. Não teve como não ficar hipnotizado com aquele solo!
Outra música pesadíssima, "Hate", que teve o refrão cantado por todos os fãs, serviu de preparação para o último cover da noite. Simplesmente "Symphony of Destruction", do MEGADETH.
A linda "Last Wish", é uma "balada" pesada para se recuperar o folego, mas ao mesmo tempo foi um momento para se deliciar com essa bela canção. Pena que o que estava por vir, era a última música do show. A poderosa "Nocturnal Human Side", que até virou um clipe muito bem feito. Uma das melhores da banda, na minha opinião. Escolha perfeita para o encerramento desse verdadeiro concerto musical que o público capixaba teve o prazer de presenciar.
Parabéns às ótimas bandas e em especial ao NOTURNALL e ao Correria Music Bar. Que venham outros shows de qualidade como este.
SETLIST:
01 - Fake Healer
02 - Zombies
03 - No Turn at All
04 - Inferno Veil (SHAMAN)
05 - Master of Deception
06 - Sugar Pill
07 - Cowboys From Hell (PANTERA)
08 - St. Trigger
09 - Octopus Solo (solo de bateria de Aquiles Priester)
10 - Hate
11 - Symphony of Destruction (MEGADETH)
12 - Last Wish
13 - Nocturnal Human Side
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps