A artimanha maquiavélica que Raul Seixas usou para convencer Paulo Coelho sobre parceria
Por Bruce William
Postado em 15 de fevereiro de 2023
O jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore conta, em um vídeo publicado no seu canal do youtube, como surgiu a parceria entre Raul Seixas e Paulo Coelho, que rendeu cinco álbuns e 33 músicas, dentre elas "Sociedade Alternativa", "Gîtâ", "Tente Outra Vez" e várias outras canções marcantes que se tornaram clássicas.
Raul Seixas - Mais Novidades
Raul se aproximou de Paulo Coelho após ler um artigo sobre vida fora da Terra e a possibilidade de existirem discos voadores. Mas, a princípio, Paulo não estava interessado em uma parceria, ele sequer pretendia mexer com música, e só mantinha contato com Raul pois sabia que ele era produtor da CBS e tinha interesse em conseguir que a gravadora anunciasse na revista onde trabalhava.
Depois de meses sem conseguir o intento, Raul decidiu usar uma artimanha maquiavélica para convencer Paulo a ser seu parceiro musical: "Ele escreveu a música 'Caroço de Manga' para a trilha sonora da novela 'A Volta de Beto Rockfeller', e colocou o nome do Paulo como um dos autores, mesmo que ele não tenha dado nenhuma contribuição para a música", conta Júlio.
Com isto Paulo, que a esta altura estava trabalhando como jornalista do O Globo ao mesmo tempo em que dava aulas de teatro, percebeu que havia ali um grande potencial para ganhar dinheiro, pois se uma única música já estava fazendo diferença na sua conta bancária, imagina ser co-autor das letras de metade de um disco inteiro? Mas, mesmo assim, ele ainda estava em dúvida se era isso mesmo que ele deveria fazer, então foi se consultar com o oráculo do I-Ching: "O oráculo sugeriu que ele largasse o emprego no O Globo. Ele pediu demissão, continuou dando as aulas de teatro e foi aos poucos se convencendo que valia a pena ele fazer a parceria com o Raul", conta Júlio no vídeo, que pode ser visto a seguir na íntegra com centenas, milhares de informações adicionais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Wattie, vocalista do Exploited, passa mal no palco novamente
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP

O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Como trajetórias de Raul Seixas e Secos & Molhados se cruzaram brevemente
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava


