O "desinteressado" membro que faltava às sessões de "Sgt. Pepper's", dos Beatles
Por André Garcia
Postado em 04 de junho de 2023
Paul McCartney já deu um "exposed" em George Harrison, dizendo que o ex-colega não tinha interesse nas gravações do "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band", e faltou à maioria das sessões.
Beatles - Mais Novidades
Um dos maiores, mais vendidos e mais importantes álbuns já lançados, não há superlativo que soe exagerado para "Sgt. Pepper's…". Lançado em 1967, foi revolucionário por trazer inúmeras inovações e pioneirismos, fez o então menosprezado rock ser considerado arte, e mudou a cara da música pop para sempre.
Sua gravação, no entanto, foi longa e arrastada, com uma infinidade de instrumentos e gravações adicionais sendo meticulosamente montadas naquele quebra-cabeça sonoro. Todo o conceito do disco partiu de Paul McCartney, que, em vídeo disponível no YouTube, contou que George Harrison já não estava mais interessado em ser um beatle:
"Na verdade, durante as gravações de 'Sgt. Pepper's…', George não apareceu na maior parte do álbum. O que era incomum. O que era incomum, já que normalmente todos aparecíamos nas sessões. George não estava lá muito interessado em gravar aquele disco — acho que ele devia estar construindo uma piscina. Foi meio assim. Claro que eu fiquei, tipo, 'Eu é que não vou falar nada, mas ele está tirando o corpo fora'."
Em certa ocasião, George confirmou sua falta de interesse não só no disco como na banda. O motivo, no entanto, não foi que ele estivesse "construindo uma piscina":
"Para mim, aquilo era meio cansativo. Eu estava meio de saco cheio. Até teve um momento ou outro que curti, mas, em geral, eu não gostava muito daquele álbum. Meu coração ainda estava na Índia — aquela era a grande coisa para mim quando aconteceu, em 1966. Depois daquilo, tudo parecia apenas ralação. Era como um emprego, virou fazer algo que eu não estava muito a fim de fazer. Perdi o interesse em ser um dos fab [four]."
Ringo Starr também não possui boas recordações da morosa produção daquele trabalho: "'Sgt. Pepper's...' para mim foi ótimo porque... É um bom álbum. É um bom álbum, mas eu aprendi a jogar xadrez nele, de tanto tempo vago que eu tinha. A gente gravava a trilha base, aí então colocava outras coisas. Até a percussão ser trabalhada demorava e demorava…"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Políticos britânicos se mobilizam para impedir show de Marilyn Manson em Wembley
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
"Smooth" do Santana virou sombra para o Matchbox Twenty, e banda tem resposta afiada
Tuomas revela que vai revisitar tema já antes abordado no próximo álbum do Nightwish
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose

O melhor show que Ringo Starr dos Beatles viu em todos os tempos, segundo o próprio
Crise financeira leva atração turística dos Beatles em Liverpool a ser colocada à venda
A música do Nirvana que surpreendeu Dave Grohl e poderia estar num disco dos Beatles
Como um alto-falante destruído e um acidente de fábrica ajudaram a criar o heavy metal
O problema em Abbey Road que ajudou o Pink Floyd a criar um de seus grandes álbuns
A música dos Beatles que Taylor Momsen, do The Pretty Reckless, considera perfeita
A música dos Beatles que Paul McCartney suspeitava ter sido escrita também por Yoko Ono
John Lennon tentou (sem sucesso) fazer Alice Cooper falar sobre política
A canção dos Beatles em que Paul McCartney já enxergava o fim da banda
Noel Gallagher elege o "álbum mais influente de todos os tempos", e não é dos Beatles
O clássico dos Beatles que precisou de 5 pessoas em 4 instrumentos para gravar um acorde


