O "desinteressado" membro que faltava às sessões de "Sgt. Pepper's", dos Beatles
Por André Garcia
Postado em 04 de junho de 2023
Paul McCartney já deu um "exposed" em George Harrison, dizendo que o ex-colega não tinha interesse nas gravações do "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band", e faltou à maioria das sessões.
Beatles - Mais Novidades
Um dos maiores, mais vendidos e mais importantes álbuns já lançados, não há superlativo que soe exagerado para "Sgt. Pepper's…". Lançado em 1967, foi revolucionário por trazer inúmeras inovações e pioneirismos, fez o então menosprezado rock ser considerado arte, e mudou a cara da música pop para sempre.
Sua gravação, no entanto, foi longa e arrastada, com uma infinidade de instrumentos e gravações adicionais sendo meticulosamente montadas naquele quebra-cabeça sonoro. Todo o conceito do disco partiu de Paul McCartney, que, em vídeo disponível no YouTube, contou que George Harrison já não estava mais interessado em ser um beatle:
"Na verdade, durante as gravações de 'Sgt. Pepper's…', George não apareceu na maior parte do álbum. O que era incomum. O que era incomum, já que normalmente todos aparecíamos nas sessões. George não estava lá muito interessado em gravar aquele disco — acho que ele devia estar construindo uma piscina. Foi meio assim. Claro que eu fiquei, tipo, 'Eu é que não vou falar nada, mas ele está tirando o corpo fora'."
Em certa ocasião, George confirmou sua falta de interesse não só no disco como na banda. O motivo, no entanto, não foi que ele estivesse "construindo uma piscina":
"Para mim, aquilo era meio cansativo. Eu estava meio de saco cheio. Até teve um momento ou outro que curti, mas, em geral, eu não gostava muito daquele álbum. Meu coração ainda estava na Índia — aquela era a grande coisa para mim quando aconteceu, em 1966. Depois daquilo, tudo parecia apenas ralação. Era como um emprego, virou fazer algo que eu não estava muito a fim de fazer. Perdi o interesse em ser um dos fab [four]."
Ringo Starr também não possui boas recordações da morosa produção daquele trabalho: "'Sgt. Pepper's...' para mim foi ótimo porque... É um bom álbum. É um bom álbum, mas eu aprendi a jogar xadrez nele, de tanto tempo vago que eu tinha. A gente gravava a trilha base, aí então colocava outras coisas. Até a percussão ser trabalhada demorava e demorava…"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards
Rick Rubin descartou uma das maiores bandas do grunge; "Não acho que sejam muito bons"
"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
Essa música do Lynyrd Skynyrd é uma das mais polêmicas da história
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
Dave Mustaine explica por que Megadeth não participou do último show do Black Sabbath
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
"Máquinas de escrever"; é assim que soam muitos guitarristas atuais para Uli Jon Roth

John Lennon comenta sobre autoconhecimento, LSD e religião
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
A primeira música que Gene Simmons, do Kiss, cantou para uma plateia
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Paul McCartney anuncia novo álbum, "The Boys of Dungeon Lane"
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Paul McCartney responde às perguntas mais pesquisadas da internet sobre ele
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
George e o músico que teve a ideia do Concert For Bangladesh; "eu só estava tentando ajudar"
O pior álbum dos Beatles para os próprios integrantes dos Beatles


