Anneke e Danny Cavanagh: show acústico na sala de estar
Resenha - Anneke van Giersbergen e Danny Cavanagh (Manifesto Bar, São Paulo, 11/05/2014)
Por Monica Prado
Postado em 18 de maio de 2014
Dois músicos originais, uma colaboração mágica! Anneke van Giersbergen (‘Agua De Annique’, ‘The Gathering’) e Danny Cavanagh (‘Anathema’) são duas almas musicais que, no passado, sempre andaram em caminhos paralelos com suas bandas, Agua De Annique, The Gathering e Anathema.Os dois artistas, então, se reuniram e ofereceram um desempenho excepcional neste show acústico no Manifesto Bar. A noite teve um sentimento muito aconchegante e acolhedor e reuniu um grande público. A simpatia do show teve suas raízes no comportamento de nossos artistas, que não apresentam atitudes semelhantes a algumas estrelas do mundo do rock, criando uma atmosfera intimista, o que deu a impressão de que estavam se apresentando em uma sala de estar.
Fotos: Diego Camara. Galeria completa em
https://www.flickr.com/photos/diegocamara/sets/72157644237151279/


O show foi dividido em três partes: primeiro o solo de Danny seguido de Anneke solo, e depois os dois juntos. No caso do Anathema, Danny é o poder criativo por trás da maioria dos álbuns, e ele lembrou o público que ele sente muita sorte por ter seu irmão Vincent, fazendo todos os vocais. Danny fez um bom trabalho nesta noite ao cantar também.
Ele começou a noite dizendo que só estava fazendo um ‘warm-up’ para a ‘dama com a voz impossível’ que viria na sequência. Ele abriu com "Fragile Dreams" e "Deep". Antes de iniciar "Untoutchabel, Part 1" ele pediu ajuda do público pois disse que ‘essa’ não seria fácil e disse ‘desejem-me boa sorte’. O público aplaudiu e vibrou muito. Ao final, ele vira o microfone para a plateia para aumentar o som dos aplausos. Ele continuou com mais duas canções amadas do Anathema, "Are you there?" e "Flying".
Danny conseguiu capturar a atenção do público pelo seu senso de humor. Seu talento também ficou evidente durante todas as execuções. Danny finalizou a primeira parte do show com "High Hopes" do Pink Floyd e abriu o caminho para Anneke. Ao vê-la descer as escadas, criou-se uma onda de sorrisos nos fãs.


Anneke tocou uma mistura de canções de ‘The Gathering’, ‘Agua de Annique’ e covers. Uma cantora surpreendente! Seus vocais estavam em perfeita sintonia e era óbvio que se tratava de um artista que dominava suas habilidades vocais. Anneke possui um alcance vocal magnífico, quando jovem ela era soprano. Ela poderia treinar para aumentar o alcance de sua voz, mas a própria Anneke já havia afirmado que ‘canta o que escreve, e é assim que treina a sua voz’. Hoje é classificada como mezzo soprano. Sua voz é realmente incrível. Se você fechar os olhos durante uma apresentação dela, é capaz de se sentir transportado para um lugar de uma paisagem deslumbrante. Vozes raras são capazes disso. Anneke é uma delas.
Ela começou com "My Eletricity" e depois a linda "Beautiful One". Ela é muito divertida de assistir no palco. Seu desempenho foi transparente, do ponto de vista das emoções, transportando cada sentimento único por meio de expressões faciais e gestos corporais. Na sequência, "My Mother Said" e o magnífico cover de Cindy Lauper "Time After Time". O público pedia inúmeras canções, e ela se divertia com isso.


A deusa holandesa de 41 anos transbordou simpatia, conversando com o público, recebendo presentes dos fãs (bandeira do Brasil, ursinho) e mandando beijinhos. A admiração dos presentes ficou visível durante toda sua apresentação. "4 Years" e "Locked Away" precederam a impressionante versão de "Drowning Man" do ‘U2’.
Como Danny havia dito durante seu set – 'vocês terão uma longa noite'. O show tinha pouco mais de uma hora quando os dois artistas subiram no palco juntos. Eles começaram com o estonteante cover de ‘Massive Attack’, "Teardrop". "A Natural Disaster" precedeu ‘Leaves’ e ‘Parisienne Moonlight’, todas peças perfeitas.


Anneke diz que Danny é como seu irmão, e realmente eles parecem ter uma grande afinidade e carinho um pelo outro. Ela contou que eles tiveram um episódio engraçado no hotel no dia do show. Ambos estavam 5 minutos atrasados, e saíram ao mesmo tempo de seus quartos no hotel – um era próximo ao outro – e os dois não sabiam onde haviam deixado o cartão que abre a porta do quarto. Eles voltaram para procurar e, finalmente, descobriram que o cartão estava inserido num dispositivo que permite acender a luz do quarto quando entra. Os dois caíram na risada.
Luis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Este foi o tom da apresentação, o fãs adoraram quando Anneke disse que São Paulo era uma das melhores plateias, e pediu segredo. "Temporary Peace", "Everywake" e "Wonder" encantaram os presentes. "You Learn About It" antecedeu a tocante "The Blower’s Daughter" – originalmente pelo cantor e compositor irlandês Damien Rice. Pode-se ouvir o coro da plateia no refrão. Tivemos então a segunda parte de "Untouchable" e o bis contou o clássico de Dolly Parton "Jolene".


Fim de show, obrigado ao gênio Danny e à deusa Anneke por nos transportarem para um lugar melhor durante a noite de domingo.
Set List:
Danny Cavanagh:
Fragile Dreams (Anathema)
Deep (Anathema )
Untouchable, Part 1 (Anathema )
Are You There? (Anathema )
Flying (Anathema )
High Hopes (Pink Floyd )
Anneke van Giersbergen:
My Electricity (The Gathering )
Beautiful One (Agua de Annique )
My Mother Said (Anneke van Giersbergen )
Time After Time (Cyndi Lauper )
4 Years (Lorrainville )
Locked Away (The Gathering )
Drowning Man (U2 )
Danny Cavanagh/Anneke van Giersbergen:
Teardrop (Massive Attack )
A Natural Disaster (Anathema )
Leaves (The Gathering )
Parisienne Moonlight (Anathema )
Temporary Peace (Anathema )
Everwake (Anathema )
Wonder (Agua de Annique )
You Learn About It (The Gathering )
The Blower's Daughter (Damien Rice )
Untouchable, Part 2 (Anathema )
BIS:
Jolene (Dolly Parton cover
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford; "o som deles me abalou até o fundo"
O grande problema dos australianos, brasileiros e ingleses, segundo ex-roadie do Sepultura
Iron Maiden começou a lucrar de verdade a partir do terceiro disco, diz Steve Harris
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
O dia que Robert Plant pediu um cigarro para James LaBrie em um bar (e não ganhou)
Lars Ulrich: jucando no camarim do Guns N' Roses
O dia que Carlos Santana pediu para regravar hit do Skank e Samuel Rosa ficou em choque

Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
