Anneke e Danny Cavanagh: show acústico na sala de estar
Resenha - Anneke van Giersbergen e Danny Cavanagh (Manifesto Bar, São Paulo, 11/05/2014)
Por Monica Prado
Postado em 18 de maio de 2014
Dois músicos originais, uma colaboração mágica! Anneke van Giersbergen (‘Agua De Annique’, ‘The Gathering’) e Danny Cavanagh (‘Anathema’) são duas almas musicais que, no passado, sempre andaram em caminhos paralelos com suas bandas, Agua De Annique, The Gathering e Anathema.Os dois artistas, então, se reuniram e ofereceram um desempenho excepcional neste show acústico no Manifesto Bar. A noite teve um sentimento muito aconchegante e acolhedor e reuniu um grande público. A simpatia do show teve suas raízes no comportamento de nossos artistas, que não apresentam atitudes semelhantes a algumas estrelas do mundo do rock, criando uma atmosfera intimista, o que deu a impressão de que estavam se apresentando em uma sala de estar.
Fotos: Diego Camara. Galeria completa em
https://www.flickr.com/photos/diegocamara/sets/72157644237151279/


O show foi dividido em três partes: primeiro o solo de Danny seguido de Anneke solo, e depois os dois juntos. No caso do Anathema, Danny é o poder criativo por trás da maioria dos álbuns, e ele lembrou o público que ele sente muita sorte por ter seu irmão Vincent, fazendo todos os vocais. Danny fez um bom trabalho nesta noite ao cantar também.
Ele começou a noite dizendo que só estava fazendo um ‘warm-up’ para a ‘dama com a voz impossível’ que viria na sequência. Ele abriu com "Fragile Dreams" e "Deep". Antes de iniciar "Untoutchabel, Part 1" ele pediu ajuda do público pois disse que ‘essa’ não seria fácil e disse ‘desejem-me boa sorte’. O público aplaudiu e vibrou muito. Ao final, ele vira o microfone para a plateia para aumentar o som dos aplausos. Ele continuou com mais duas canções amadas do Anathema, "Are you there?" e "Flying".
Danny conseguiu capturar a atenção do público pelo seu senso de humor. Seu talento também ficou evidente durante todas as execuções. Danny finalizou a primeira parte do show com "High Hopes" do Pink Floyd e abriu o caminho para Anneke. Ao vê-la descer as escadas, criou-se uma onda de sorrisos nos fãs.


Anneke tocou uma mistura de canções de ‘The Gathering’, ‘Agua de Annique’ e covers. Uma cantora surpreendente! Seus vocais estavam em perfeita sintonia e era óbvio que se tratava de um artista que dominava suas habilidades vocais. Anneke possui um alcance vocal magnífico, quando jovem ela era soprano. Ela poderia treinar para aumentar o alcance de sua voz, mas a própria Anneke já havia afirmado que ‘canta o que escreve, e é assim que treina a sua voz’. Hoje é classificada como mezzo soprano. Sua voz é realmente incrível. Se você fechar os olhos durante uma apresentação dela, é capaz de se sentir transportado para um lugar de uma paisagem deslumbrante. Vozes raras são capazes disso. Anneke é uma delas.
Ela começou com "My Eletricity" e depois a linda "Beautiful One". Ela é muito divertida de assistir no palco. Seu desempenho foi transparente, do ponto de vista das emoções, transportando cada sentimento único por meio de expressões faciais e gestos corporais. Na sequência, "My Mother Said" e o magnífico cover de Cindy Lauper "Time After Time". O público pedia inúmeras canções, e ela se divertia com isso.


A deusa holandesa de 41 anos transbordou simpatia, conversando com o público, recebendo presentes dos fãs (bandeira do Brasil, ursinho) e mandando beijinhos. A admiração dos presentes ficou visível durante toda sua apresentação. "4 Years" e "Locked Away" precederam a impressionante versão de "Drowning Man" do ‘U2’.
Como Danny havia dito durante seu set – 'vocês terão uma longa noite'. O show tinha pouco mais de uma hora quando os dois artistas subiram no palco juntos. Eles começaram com o estonteante cover de ‘Massive Attack’, "Teardrop". "A Natural Disaster" precedeu ‘Leaves’ e ‘Parisienne Moonlight’, todas peças perfeitas.


Anneke diz que Danny é como seu irmão, e realmente eles parecem ter uma grande afinidade e carinho um pelo outro. Ela contou que eles tiveram um episódio engraçado no hotel no dia do show. Ambos estavam 5 minutos atrasados, e saíram ao mesmo tempo de seus quartos no hotel – um era próximo ao outro – e os dois não sabiam onde haviam deixado o cartão que abre a porta do quarto. Eles voltaram para procurar e, finalmente, descobriram que o cartão estava inserido num dispositivo que permite acender a luz do quarto quando entra. Os dois caíram na risada.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Este foi o tom da apresentação, o fãs adoraram quando Anneke disse que São Paulo era uma das melhores plateias, e pediu segredo. "Temporary Peace", "Everywake" e "Wonder" encantaram os presentes. "You Learn About It" antecedeu a tocante "The Blower’s Daughter" – originalmente pelo cantor e compositor irlandês Damien Rice. Pode-se ouvir o coro da plateia no refrão. Tivemos então a segunda parte de "Untouchable" e o bis contou o clássico de Dolly Parton "Jolene".


Fim de show, obrigado ao gênio Danny e à deusa Anneke por nos transportarem para um lugar melhor durante a noite de domingo.
Set List:
Danny Cavanagh:
Fragile Dreams (Anathema)
Deep (Anathema )
Untouchable, Part 1 (Anathema )
Are You There? (Anathema )
Flying (Anathema )
High Hopes (Pink Floyd )
Anneke van Giersbergen:
My Electricity (The Gathering )
Beautiful One (Agua de Annique )
My Mother Said (Anneke van Giersbergen )
Time After Time (Cyndi Lauper )
4 Years (Lorrainville )
Locked Away (The Gathering )
Drowning Man (U2 )
Danny Cavanagh/Anneke van Giersbergen:
Teardrop (Massive Attack )
A Natural Disaster (Anathema )
Leaves (The Gathering )
Parisienne Moonlight (Anathema )
Temporary Peace (Anathema )
Everwake (Anathema )
Wonder (Agua de Annique )
You Learn About It (The Gathering )
The Blower's Daughter (Damien Rice )
Untouchable, Part 2 (Anathema )
BIS:
Jolene (Dolly Parton cover
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O artista que representa a linhagem mais rica da MPB, segundo Humberto Gessinger
Kiko Loureiro conta como Teemu Mäntysaari foi escolhido para ser guitarrista do Megadeth
Os astros da música brasileira que quase superaram vendas do RPM, segundo Paulo Ricardo


Dark Tranquillity - show extremamente técnico e homenagem a Tomas Lindberg marcam retorno
Cynic e Imperial Triumphant - a obra de arte musical do Cynic encanta São Paulo
Loseville Gringo Papi Tour fechou 2025 com euforia e nostalgia
O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
