O herói de Iggor Cavalera na bateria, de acordo com o próprio
Por João Renato Alves
Postado em 12 de maio de 2025
Em recente entrevista ao canal Modern Drummer, Iggor Cavalera foi questionado sobre quem seria seu herói na bateria. O brasileiro optou por um nome há anos afastado das atividades, mas prestes a retornar para um triunfo final com a banda que o revelou ao mundo. Ele disse, de acordo com o Blabbermouth:
Igor Cavalera - Mais Novidades
"Meu herói da bateria sempre foi Bill Ward, do Black Sabbath. São vários, mas se tenho que escolher um, é ele. Criativo em estúdio e performa com muita energia ao vivo. Pude vê-lo várias vezes no palco e tenho uma de suas bandanas, dada pelo próprio após um show do Sabbath. Guardo como um tesouro para o resto da minha vida. Tive o prazer de vê-lo tocar no final da carreira e é uma força criativa. Fazia coisas que nos inspiram como brasileiros, como usar congas e overdubs com percussão. As pessoas dizem: ‘Ah, você praticamente criou essa coisa tribal’ e eu respondo: ‘Não, tem muita gente fazendo coisas que me levaram a esse caminho’, e Bill Ward é definitivamente um desses caras. Ele tinha a mente superaberta. Você consegue ouvir heavy metal, jazz e coisas latinas."
Iggor continuou dizendo que Bill "levou adiante" a bateria. "Técnica é uma coisa linda, mas levar a bateria a se tornar algo divertido de se fazer. E eu consigo ver que Bill tinha esse prazer quando tocava. Ele batia nas coisas, era pura energia. Prefiro isso a estar tão estressado que você percebe que a pessoa não está realmente se divertindo enquanto toca."
Quanto a outros que tiveram um grande impacto em sua trajetória, o irmão de Max Cavalera citou: "Tenho uma lista enorme. Claro que Stewart Copeland, do The Police, também é uma grande influência. Como latino, cresci tocando samba e todos esses ritmos. Ver alguém como ele levando isso para o mundo pop — estamos falando de alguém que teve um hit número um — e fazendo coisas malucas na bateria, misturando estilos jamaicanos e coisas assim, com uma atitude punk. Então, ele também é outro inovador, na minha opinião, que realmente me influenciou de muitas maneiras."
Bill Ward volta ao palco no próximo dia 5 de julho. Ele se apresenta no show de despedida do Black Sabbath com sua formação original. O evento acontece no Villa Park, em Birmingham, Inglaterra, onde a banda começou. Vários astros do rock estão confirmados, entre bandas e participações especiais em jams.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
"Holy Land", do Angra, será relançado em CD e LP
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"


Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura
Iggor Cavalera revela o tipo de som que faz sua cabeça atualmente
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
O encontro da nervosa Fernanda Lira com Max Cavalera, um headbanger de verdade
Cavalera Conspiracy: Max confessa que mentiu a Iggor sobre primeiro álbum da parceria


