Thiago Schiefer: Um espetáculo teatral no Piu Piu
Resenha - Thiago Schiefer (Café Piu Piu, São Paulo, 03/11/2013)
Por Pedro Zambarda de Araújo
Postado em 08 de novembro de 2013
É bom descobrir bandas de rock independente boas. Melhor do que isso é ver um show de gente nova que toca com vontade. Foi essa impressão que permaneceu após o show de Thiago Schiefer no Café Piu Piu, com abertura de Manu Littiéry. Thiago sentiu-se à vontade e fez um espetáculo teatral em um Piu Piu com decoração de Halloween.
Manu Littiéry abriu tocando um rock'n'roll cru oscilando entre o punk despretensioso da música Insônia até solos inspirados em Rage Against The Machine, no som eletrônico da guitarra de Tom Morello. A cantora Malu cativou o público com seu entrosamento e fez algumas performances engajadas: "Esta música é uma crítica ao Instituto Royal, assim como a minha camiseta". A artista estava com uma opinião alinhada aos ativistas contra os testes científicos em cães da raça Beagle.
Manu fez um show entre 21h30 e 22h30, aproximadamente. Thiago Schiefer foi até o palco de saia e havaianas, com uma camiseta com o cogumelo de Mario Bros, escrito "Super". Abriu com a música Frantic, misturando um fraseado grudento com acordes abafados. A música foi criada em meados de 2011 e foi uma escolha óbvia para abrir seu disco de estreia, Prototype: Freedom, lançado neste ano. Foi uma música energética para abrir a apresentação. Thiago cantou e tocou com sua guitarra stratocaster Music Maker Custom Classic 001, instrumento criado pelo luthier Ivan Freitas.
City Lights foi emendada em seguida, mas Thiago Schiefer teve que trocar de guitarra elétrica. Tocou uma Jackson preta, com timbre pesado, dando toda a atmosfera de uma música que ele criou junto com o guitarrista Hugo Mariutti, ex-Shaman e atual músico da banda de André Matos.
Thiago tocou dois covers muito diferentes entre si, mas que ajudaram a enriquecer seu repertório de músicas autorais. Animal, do Pearl Jam, foi executada pelo cantor sem nenhuma guitarra sua para acompanhar a melodia. Uprising, do Muse, foi interpretada por Thiago com um teclado que ajudou a gerar a distorção da banda de Matthew Bellamy. No entanto, o cantor fez uma versão própria da música do trio inglês. .
Até videogames viraram tema das músicas de Thiago Schiefer. O compositor fez um arranjo próprio, e bem heavy metal, de Scars of Time, trilha sonora do jogo Chrono Cross. Foi um clímax do show, fazendo todos olharem atentos aos solos limpos de Thiago.
Tale of Forecoming Lore, a música de encerramento de Prototype, soou estranha com acordes elétricos, mesmo limpos, sendo que ela é originalmente acústica. Thiago Schiefer também fez uma extensão de uma música com dissonâncias que pareceu bastante com art rock e rock experimental, uma parte diferente da apresentação, mas chamando atenção dos presentes. Thiago chegou a ficar de joelhos no show, num dueto com o outro guitarrista da banda, Matteo Papaiz. Matteo, inclusive, foi responsável por boa parte da boa cozinha da banda que acompanhou Thiago Schiefer neste show solo, assumindo as seis cordas ou mesmo bons arranjos de teclado.
O baixista Thiago Consorti ganhou destaque com seu groove e presença em Rise, enquanto Thiago Schiefer se manteve focado na voz. Em quase todas as músicas, o baterista Pedro Torres marcou presença, ora tocando com as baquetas de forma discreta, ora gesticulando com vontade, vestido com uma camiseta em homenagem à John Bonham, do Led Zeppelin.
The Grand Stage foi um coral entre Thiago Schiefer e seu público, sobretudo no refrão. Show Must Go On foi o último cover, um tributo elétrico ao Queen de Freddie Mercury.
"Prototype: Freedom, meu primeiro disco, é sobre liberdade em diversas formas. Na vida, nos sufocos da cidade, no amor e diversos outros. De diferentes formas, eu tentei abordar o mesmo assunto", disse Thiago, em um intervalo, explicando a motivação por trás de suas músicas autorais. Com isso, fechou o show com Free, uma composição em cima de uma frase de guitarra elétrica pesada. É uma música sobre liberdade pura.
Setlist do show de Thiago Schiefer:
1. Frantic
2. City Lights
3. Animal (cover de Pearl Jam)
4. Rays on the Water
5. Rise
6. Uprising (cover de Muse)
7. Scars of Time (cover de Chrono Cross)
8. Trapped
9. Tale of Forecoming Lore
10. She Spoke
11. The Grand Stage
12. Show Must Go On (cover de Queen)
Bis
13. Free
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
O gênero musical que tomou o lugar do rock, de acordo com Roger Daltrey
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Wolfgang Van Halen se tornou menos espiritual após a morte de Eddie
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
B. B. King sobre John Lennon ter dito que queria tocar como ele
Nirvana: "Teoria musical é um desperdício de tempo", dizia Kurt Cobain
A resposta de Fernando Deluqui sobre chance de Paulo Ricardo participar do atual RPM
Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



