A sincera opinião de Regis Tadeu sobre o maestro Andre Matos
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de fevereiro de 2022
O crítico musical Regis Tadeu costuma postar vídeos em que dá sua opinião sincera sobre diversas personalidades da música nacional e internacional. Em uma dessas ocasiões, pouco depois do falecimento de Andre Matos, Regis surgiu em uma publicação comentando suas impressões a respeito do célebre vocalista, que marcou época em bandas como Angra, Shaman, Viper e Avantasia.
Andre Matos - Mais Novidades
No começo do vídeo, Regis Tadeu diz que Andre Matos era "sinônimo" de vocalista de metal no Brasil. "Na minha modestíssima opinião, o Andre Matos, ao longo de sua carreira, construiu uma reputação que logo o transformou em uma espécie de sinônimo de vocalista de heavy metal no Brasil. Independente se você gostasse ou não do som que ele fazia. A associação era imediata. Quando se pensa em vocalista de metal brasileiro, surge a figura dele. Embora eu simplesmente deteste esse metal melódico que ele transitou. É impossível não respeitar todo o talento e persistência que ele sempre teve em continuar na ativa em um universo em que a grande maioria das bandas são caricaturas do que sempre foram. E mesmo as bandas novas, são caricaturas dessas antigas", comentou.
Em seguida, o crítico disse que Andre Matos tinha um talento acima da média e elegeu seus dois álbuns favoritos na voz do cantor. "Ele tinha talento e se sobressaiu. Isso precisa ser aplaudido. É inegável também que o Andre Matos fez parte de discos que foram muito superiores dentro do mundinho do metal melódico. Não sou fã do Angra, mas reconheço que o ‘Holy Land’ é um disco muito bom. É o único álbum que ouço. Os dois discos que para mim representam o que de melhor ele fez é o segundo disco do Shaman, o ‘Reason’, e o projeto que ele fez com o Sascha Paeth, que é o Virgo. São o ápice da musicalidade que o Andre sempre deixou explícito em tudo aquilo que fazia. "Esses dois discos são os mais detestados pelos fãs do Andre, porque enveredavam por uma sonoridade fora do mundinho do metal melódico. O ‘Reason’ é muito influenciado pelo Paradise Lost. É engraçado porque mesmo dentro desse universo o Andre continuava com aquele mesmo timbre de voz que para mim sempre soou como ‘o que aconteceria se Steve Perry fosse um cantor de metal’", disse.
Por fim, Regis Tadeu relembrou o que sentiu nas ocasiões em que teve a oportunidade de entrevistar o maestro. "Todas as vezes que eu e o Andre Matos nos encontramos, a sensação que tive foi que ele era muito educado, culto, bem-humorado e do bem. Principalmente, um músico muito acima da média para se entrevistar. Eu o entrevistei umas duas ou três vezes. O papo sempre era muito profundo. Ele sempre tinha muitas observações sobre vários assuntos", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Os 10 melhores discos de metal progressivo lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"

Sander Gommans (After Forever, HDK, Trillium) presta homenagem a Andre Matos
Produtor gringo opina sobre Andre Matos: "Se você não gosta, é porque é true demais"
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
All Metal Stars BR: Priester, Ardanuy e Bianchi anunciam turnê em homenagem a Andre Matos
Herman Li: "sem Angra, não existiria Dragonforce", diz guitarrista


