Helloween e Kai Hansen: amostra para o que virá no final do ano
Resenha - Helloween e Kai Hansen (Rock in Rio, Rio de Janeiro, 22/09/2013)
Por Diego Camara
Postado em 23 de setembro de 2013
O palco sunset estava extremamente lotado. Muitas pessoas pelas laterais da casa de som e um grande público se concentrava na frente. Era essa a vista antes de um dos shows mais esperados da noite, quando as lendas do power metal alemão do HELLOWEEN entrariam no palco para detonar com seus principais sucessos, sendo mais um artista mundialmente conhecido relegado para o "lado B" do Rock in Rio.
Não demorou muito e os fãs ouviram a abertura do show, feita com a já bastante conhecida "Walls of Jericho". Isso já foi o bastante para que o público se colocasse a gritar incessantemente. Quando entrou no palco Andi Deris e companhia, ninguém poderia esperar que a primeira música já seria "Eagle Fly Free". Impressionante a execução, o som estava ótimo (apesar do microfone de Deris não estar tão alto). O público cantou e pulou o tempo inteiro, e o impressionante solo de guitarra fechou uma das melhores entradas de banda de todo o evento.
Andi Deris e companhia pareciam espantados com o vigor dos fãs, e o vocalista agradeceu ao público pela ótima recepção. Bem menos empolgante que a primeira foi "Where the Sinners Go", que também foi muito bem executada. Os fãs não se negaram a bater palmas e a maioria ainda arriscou o refrão da música, cantando junto com Deris.
"Como vocês estão, Rio?", gritou Deris, recebendo gritos de volta! "Como vocês estão? Eu estou VIVO!", e então a banda executou a música "I Am Alive!", um dos clássicos da primeira parte do lendário Keepers. Música perfeita, sem nenhum rastro, o som já superior ao início do show. Solo empolgante deixou o público apenas admirando a ótima performance da banda, especialmente Deris "socando" o baixista Markus Grosskopf, fazendo os fãs rirem com a palhaçada.
Em "Live Now!", quem assistiu o show e não é fã de metal acho que pode entender bem o que chamamos de controle de palco. Deris dividiu o público em duas partes e delegou a cada uma delas a função de cantar parte do refrão. No jogo, ambos os lados vencem, e o Helloween se sobressai mais uma vez em uma aula de palco. Parte mais impressionante é que Deris transformou uma música de menor apelo do público – uma das novas do último disco "Straight out of Hell" – em um novo hino do power metal. Podemos ter certeza que os fãs estarão com essa música na ponta da língua em dezembro.
A banda ia revezando entre músicas de menor e maior apelo, e prosseguiu a sequência com "If I Could Fly" e "Power", os dois grandes singles dos álbuns "The Dark Ride" e "The Time of the Oath", respectivamente. Duas performances impressionantes, que somente foram batidas por um público ávido que seguiu a banda durante todo o tempo. Chegou-se um ponto em que nem Andi Deris poderia ser ouvido, dada a força dos pulmões dos fãs do Helloween.
Finalizou o set com a música "Are you Metal?", do álbum "7 Sinners", que apesar de recente já ganhou status de hino para os fãs. O solo, com a batida forte e o toque meio sombrio, destoam do resto do repertório do Helloween, de uma maneira bastante boa.
O fim do show foi coroado, então, com a presença do vocalista e guitarrista Kai Hansen, um dos criadores do Helloween e atualmente na também genial banda Gamma Ray. O público gritou e bateu palmas, bastante contentes de encontrar com um grande ídolo. Assim veio "Dr. Stein", uma das melhores performances do show. A guitarra de Hansen parecia no início com o som bem baixo e ele teve alguma dificuldade para se encaixar no palco com a banda, mas não demorou muito e já dominava os caminhos e se uniu a banda como se fosse, realmente, mais um integrante.
Tanto estava afinado que lançou mão de um ótimo solo de guitarra para a abertura de "Future World". A plateia ficou em polvorosa. Em uma performance melhor que a outra, era difícil dizer onde este show iria terminar. Mas acabou com o grande hit "I Want Out", onde a plateia cantou mais uma vez junto, a música inteira, aos moldes do bom e velho Helloween.
A novidade do show ficou para o final, quando Andi Deris agradeceu aos fãs e disse que os aguarda no dia 29 de novembro, quando o Helloween voltará ao Rio de Janeiro para mais uma grande performance, desta vez ao lado do Gamma Ray. Não sei se os cariocas irão, mas eu estarei em São Paulo, lá na frente, pois ver o Helloween nunca é demais, especialmente depois desta prévia do que teremos em dezembro.
Setlist:
Intro: Walls of Jericho
1. Eagle Fly Free
2. Where the Sinners Go
3. Waiting for the Thunder
4. I’m Alive
5. Live Now!
6. If I Could Fly
7. Power
8. Are You Metal?
9. Dr. Stein (com Kai Hansen)
10. Future World (com Kai Hansen)
11. I Want Out (com Kai Hansen)
Rock In Rio 2013
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
Matanza Inc lança "Obscurantista" e reafirma o peso como forma de resistência
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Opeth confirma show em São Paulo no mês de novembro
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Extreme confirma shows no Brasil fora do Monsters of Rock; Curitiba terá Halestorm
O clássico disco de Metal nacional que João Gordo detesta com todas as forças
A única música do Black Sabbath a contar com vocais de Tony Iommi jamais foi tocada ao vivo
O dia que Raul Seixas e Tim Maia brigaram porque um preferia maconha e outro cocaína

Ghost BC: A Missa Negra estava cheia de ateus no Rock in Rio
Paul Di'Anno: aparição surpresa no Rock in Rio com Kiara Rocks
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
As 50 melhores músicas de 2025 segundo a Metal Hammer
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
Metaleiro: popularizado no 1º RIR, termo continua polêmico



