Helloween e Kai Hansen: amostra para o que virá no final do ano
Resenha - Helloween e Kai Hansen (Rock in Rio, Rio de Janeiro, 22/09/2013)
Por Diego Camara
Postado em 23 de setembro de 2013
O palco sunset estava extremamente lotado. Muitas pessoas pelas laterais da casa de som e um grande público se concentrava na frente. Era essa a vista antes de um dos shows mais esperados da noite, quando as lendas do power metal alemão do HELLOWEEN entrariam no palco para detonar com seus principais sucessos, sendo mais um artista mundialmente conhecido relegado para o "lado B" do Rock in Rio.
Não demorou muito e os fãs ouviram a abertura do show, feita com a já bastante conhecida "Walls of Jericho". Isso já foi o bastante para que o público se colocasse a gritar incessantemente. Quando entrou no palco Andi Deris e companhia, ninguém poderia esperar que a primeira música já seria "Eagle Fly Free". Impressionante a execução, o som estava ótimo (apesar do microfone de Deris não estar tão alto). O público cantou e pulou o tempo inteiro, e o impressionante solo de guitarra fechou uma das melhores entradas de banda de todo o evento.
Andi Deris e companhia pareciam espantados com o vigor dos fãs, e o vocalista agradeceu ao público pela ótima recepção. Bem menos empolgante que a primeira foi "Where the Sinners Go", que também foi muito bem executada. Os fãs não se negaram a bater palmas e a maioria ainda arriscou o refrão da música, cantando junto com Deris.
"Como vocês estão, Rio?", gritou Deris, recebendo gritos de volta! "Como vocês estão? Eu estou VIVO!", e então a banda executou a música "I Am Alive!", um dos clássicos da primeira parte do lendário Keepers. Música perfeita, sem nenhum rastro, o som já superior ao início do show. Solo empolgante deixou o público apenas admirando a ótima performance da banda, especialmente Deris "socando" o baixista Markus Grosskopf, fazendo os fãs rirem com a palhaçada.
Em "Live Now!", quem assistiu o show e não é fã de metal acho que pode entender bem o que chamamos de controle de palco. Deris dividiu o público em duas partes e delegou a cada uma delas a função de cantar parte do refrão. No jogo, ambos os lados vencem, e o Helloween se sobressai mais uma vez em uma aula de palco. Parte mais impressionante é que Deris transformou uma música de menor apelo do público – uma das novas do último disco "Straight out of Hell" – em um novo hino do power metal. Podemos ter certeza que os fãs estarão com essa música na ponta da língua em dezembro.
A banda ia revezando entre músicas de menor e maior apelo, e prosseguiu a sequência com "If I Could Fly" e "Power", os dois grandes singles dos álbuns "The Dark Ride" e "The Time of the Oath", respectivamente. Duas performances impressionantes, que somente foram batidas por um público ávido que seguiu a banda durante todo o tempo. Chegou-se um ponto em que nem Andi Deris poderia ser ouvido, dada a força dos pulmões dos fãs do Helloween.
Finalizou o set com a música "Are you Metal?", do álbum "7 Sinners", que apesar de recente já ganhou status de hino para os fãs. O solo, com a batida forte e o toque meio sombrio, destoam do resto do repertório do Helloween, de uma maneira bastante boa.
O fim do show foi coroado, então, com a presença do vocalista e guitarrista Kai Hansen, um dos criadores do Helloween e atualmente na também genial banda Gamma Ray. O público gritou e bateu palmas, bastante contentes de encontrar com um grande ídolo. Assim veio "Dr. Stein", uma das melhores performances do show. A guitarra de Hansen parecia no início com o som bem baixo e ele teve alguma dificuldade para se encaixar no palco com a banda, mas não demorou muito e já dominava os caminhos e se uniu a banda como se fosse, realmente, mais um integrante.
Tanto estava afinado que lançou mão de um ótimo solo de guitarra para a abertura de "Future World". A plateia ficou em polvorosa. Em uma performance melhor que a outra, era difícil dizer onde este show iria terminar. Mas acabou com o grande hit "I Want Out", onde a plateia cantou mais uma vez junto, a música inteira, aos moldes do bom e velho Helloween.
A novidade do show ficou para o final, quando Andi Deris agradeceu aos fãs e disse que os aguarda no dia 29 de novembro, quando o Helloween voltará ao Rio de Janeiro para mais uma grande performance, desta vez ao lado do Gamma Ray. Não sei se os cariocas irão, mas eu estarei em São Paulo, lá na frente, pois ver o Helloween nunca é demais, especialmente depois desta prévia do que teremos em dezembro.
Setlist:
Intro: Walls of Jericho
1. Eagle Fly Free
2. Where the Sinners Go
3. Waiting for the Thunder
4. I’m Alive
5. Live Now!
6. If I Could Fly
7. Power
8. Are You Metal?
9. Dr. Stein (com Kai Hansen)
10. Future World (com Kai Hansen)
11. I Want Out (com Kai Hansen)
Rock In Rio 2013
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
James LoMenzo, baixista do Megadeth, fala sobre a saída de Kiko Loureiro
Lista: 10 bandas que acabaram e nunca mais retomarão as atividades
O hábito do vocalista do Greta Van Fleet que incomoda seus colegas nas turnês
Ghost BC: A Missa Negra estava cheia de ateus no Rock in Rio
Paul Di'Anno: aparição surpresa no Rock in Rio com Kiara Rocks
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
Os melhores álbuns de 2025, segundo João Renato Alves
Helloween confirma show único em São Paulo ano que vem
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock
Metaleiro: popularizado no 1º RIR, termo continua polêmico



