Amapá Hell Metal Friends: 2013 promete uma enxurrada de shows
Resenha - Amapá Hell Metal Friends (SINTRACOM, Macapá, Amapá, 19/01/2013)
Por Bruno Blackened
Postado em 28 de janeiro de 2013
2013 promete uma enxurrada de shows de Metal pelo Brasil. No caso amapaense, começamos com o Reveillon do Liberdade ao Rock (ocorrido, como o nome indica, na madrugada do dia 31/12/2012 para o dia 01/01/2013).
No dia 19/01/2013, o mezanino do SINTRACOM (um sindicato de trabalhadores do comércio) serviu de palco para o Amapá Hell Metal Friends, organizado por Nilo, vocalista da banda DARK MAIDEN, que toca covers do lendário grupo de Metal inglês IRON MAIDEN.
Para alegria geral dos metalheads, tivemos o show de retorno de um dos maiores expoentes do Black Metal amapaense: BALZABOUTH. Antes um power trio formado por Alberto Martinez (bateria, ANONYMOUS HATE), Victor Figueiredo (baixo, ANONYMOUS HATE) e Tássio Godoy (guitarra), agora o grupo conta com Jorge Lee também na guitarra e dividindo os vocais com Alberto. Apesar de ser sua primeira apresentação, Lee mostrou-se bastante carismático e comunicativo, interagindo bastante com a platéia.
Embora, de início, o público estivesse tímido, a BALZABOUTH detonou em um set autoral, alternando entre músicas novas e de seu álbum Osbcurum Lacus. Black Metal pesado, veloz, ríspido e blasfemo, como o gênero exige. Em termos de performance, Tássio agita bastante, bangeando a maior parte do tempo. Alberto não fica atrás, demolindo cada peça da bateria sem dó, o bumbo a mil por hora. Destaque para a música Sinfonia Funeral. A banda também dedicou um cover do KATATONIA a um falecido amigo, Jorke.
Depois de uma pausa para troca de equipamentos, a ANONYMOUS HATE apresentou mais um show repleto de violência (no bom sentido) Grindcore. Sem alterações no set, a pancadaria começou com Profanation e seguiu com Anonymous Hate (clássico, a cara do grupo), Brazil Massacreland, Sea of Blood, a inédita Search for Power, o hino Worldead (como sempre, o refrão cantado em uníssono), Dead Shall Rise (TERRORIZER cover), Created to Kill e Red Khmer. Show da ANONYMOUS HATE também é sinônimo de bom humor, comandado por Victor Figueiredo (vocal), brincando a cada intervalo, seja com o público ou com seus colegas músicos.
Depois da passagem de som, era hora de Ravel Amanajás e sua KEONA SPIRIT "meterem fogo". O set continua abrangendo a proposta Heavy/Power Metal da banda (ultimamente está mais Power), que tocou Time, Lisbon e Angels Cry (ANGRA covers), Living for the Night (VIPER cover), Shadowlord (música autoral com bastante peso, melodia e intro marcante), Wasted Years (IRON MAIDEN, em preparação para o que viria a seguir), I Want Out (HELLOWEEN) e Futebol, Mulher & Rock n' Roll (DR. SIN).
No começo de Lisbon, o vocalista interrompeu a música para evitar que um rapaz (provavelmente alcoolizado) derrubasse um dos PAs. Atitude mais do que louvável, seguido do coro de aprovação "Keona! Keona! Keona!". O encrenqueiro foi retirado da casa e a apresentação prosseguiu normalmente. Destaque também para o desempenho de Dyuna Monteles, que atiçava os metalheads brandindo seu baixo (Gabriel Wetch saiu da banda em dezembro).
Após mais uma pausa, a headliner DARK MAIDEN começa seu tributo ao IRON MAIDEN. Todas as músicas do "Set Extreme Fucking From Hell List" (era assim que estava escrito no topo) foram dedicadas ao Jorke e abrangeram boa parte da discografia da donzela. Hinos como The Trooper, The Number of the Beast, Powerslave, Phantom of the Opera, Aces High e Fear of the Dark causaram uma chuva de cabelos esvoaçantes e moshes.
O tempo restante da casa não permitiu que a DARK MAIDEN tocasse todas as músicas do set, mas encerrou com a participação especial de Hana Paulino (vocal, HIDRAH) em Wasting Love. Hana, além de ser uma ótima vocalista, também esbanjou sensualidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Os guitarristas que Ozzy Osbourne achava "friamente perfeitos demais" para gostar
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
O maior baterista de todos os tempos para Phil Collins; "nunca tinha visto nada parecido"
Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Exodus: quando a banda "engoliu" o Metallica e nunca mais abriu para eles
A reação de Ozzy após Steve Vai apontar desafinação no 1° álbum do Black Sabbath
Qual seria o line-up do hipotético "Regis Fest", segundo o crítico Regis Tadeu
A mais atemporal das bandas grunge, segundo James Hetfield


Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP
Ultraje a Rigor Invade Cerquilho e Reafirma o Poder do Rock Nacional



