Comando Nuclear: energia e animalidade no Triumph Of Metal
Resenha - Comando Nuclear (Triumph Of Metal, Pouso Alegre, 10/11/2012)
Por Willba Dissidente
Postado em 28 de novembro de 2012
Representante do Heavy Metal cantando em Português, tal qual nos gloriosos anos oitenta, o COMANDO NUCLEAR era uma das atrações mais esperadas no segundo dia da sexta jornada do tradicional festival mineiro Triumph Of Metal. Mesmo tendo no cast de 2012 bandas extremas como o VULCANO, KRISIUM e CORPSE GRINDER, o quinteto paulista foi um dos grupos que mais agitou os headbangers do festival. O COMANDO NUCLEAR soube fazer um show enérgico, que mesclava canções de seus dois álbums e que com certeza arrebatou mais fãs à sua música.
Não há quem discorde que as principais contribuições de Minas Gerais ao gênero metal foram o SEPULTURA, OVERDOSE e SARCÓFAGO. Imagine então uma banda "iniciante" de São Paulo se apresentar logo após o UGANGA, grupo que conta com o ex-SARCÓFAGO Manu Joker; tarefa árdua, não concorda? Ainda assim os headbangers de mais de 50 cidades atenderam ao chamado do coloborador do Whiplash.Net Willba Dissidente, que foi o cerimonialista desta edição do Triumph Of Metal, e se amontoaram em frente ao palco socando o ar em recepção à banda. Willba ainda frisou que havia no público pessoas que vieram de longe só pra curtir o som do grupo. O COMANDO NUCLEAR apresentava à galera sua nova formação como quinteto e o que se viu foi a banda com o visual menos carregado de arrebites e menos rasgado do quem relação à fase "Batalhão Infernal" (além de todos os membros não estarem usando camisetas de bandas nacionais), mas de maneira alguma uma apresentação menos enérgica e contagiante.
O ataque sonoro teve início com a introdução do disco Batalhão Infernal e na sequência - quando todos esperavam a faixa título da banda - o Comando emendou Unidos pelo Metal, música de abertura de seu novo CD. Vale lembrar que a emenda de músicas na sequência, mal deixando tempo para os headbangers pegarem fôlego, foi uma constante na apresentação da banda, assim como a enorme roda do mosh que se formou de imediato com a apresentação do grupo. Finalmente, a faixa Comando Nuclear veio para deleite dos presentes, demonstrando que ambos os discos da banda cairam no gosto dos headbangers.
O tempo apertado para a apresentação e 'quase metade' do palco ocupado pela bateria do KRISIUM não foram empecilhos para o COMANDO NUCLEAR. A dupla de guitarristas, os mais novos no grupo, Eric e Rex se moviam livremente pelo espaço disponível, sempre que a oportunidade pintava agitando com os demais membros da banda. Ron e Rodrigo, os membros fundadores, estavam em sincronia com a platéia, a todo momento cantando junto em unissono com o público. O baterista Guilherme era o olho do furação, marcando o tempo e bangueando atrás do palco em meio à toda movimentação à sua frente.
Princesa Infernal e Guerreiros da Noite, do último cd mantiveram o pique insano da apresentação. Caçada Mortal aos falsos, com sua divisão numa parte acelerada e outra na velocidade da luz, fez com que os heabangers invadissem o palco para cantar juntos e protagonizar os famosos mergulhos no público. O massacre nuclear do Comando ainda estava pela metade quando o baixista Rodrigo perguntou: "Quem aqui nunca sentiu vontade de ter uma vingaça"?
"Vingança Metal" foi a resposta imediata da platéia mostrando a popularidade do COMANDO NUCLEAR em terras mineiras. Ritual Satânico, fez com que todos berrassem juntos o tradicional background vocal "oooo". Lembramos que antes da execução deste som, o baterista e o baixista dedicaram essa apresentação à platéia insana, a organização do festival e ao referido colaborador do Whiplash.Net pela "preza". Era chegada a hora de se ouvir uma das faixas preferidas dos fãs do Comando, Resistir. O riff certeiro, andamento direto e letras falando do quanto temos de lutar para lograr algum êxito nessa existência arrebataram TODO o público, inclusive quem não conhecia a banda.
Para aumentar a energia e a animalidade durante Resistir, o baixista Rodrigo, que tocava usando unidade sem fio, deu a volta no palco, surgindo em frente à roda do mosh pitt. Foi a alegria dos headbangers que agitaram e cantaram junto ao idólo uma de suas canções favoritas do COMANDO NUCLEAR. Nesse momento o salão de shows do Clube Fernão Dias (que sedia o Triumph Of Metal desde 2009) veio abaixo.
Os outros integrantes da banda não deixaram barato. Ron ajoelhou para cantar junto aos bangers que estavam no gargarejo do palco. Rex e Eric se moveram livremente pelo palco, enquanto Guilherme socava fortemente sua bateria ao fundo. Cozinha baixo - bateria, solos de guitarra e voz excelentes como durante toda a apresentção. Finda a canção, o baixista volta ao palco e o grupo anuncia que essa foi sua última canção.
O público reagiu ativamente pedindo "mais um", "mais um". Ainda conscientes que seu horário havia acabado de estourar, o COMANDO NUCLEAR ataca com Mestre das Mentiras, sendo muito ovacionado pela legião banger presente. Uma ótima escolha para finalizar o show, seja por ser a última faixa de seu disco atual e conter uma paradinha para o baixista Rodrigo se exibir um pouco mais, Mestre das Mentiras encerrou o show com 'chave de ouro' fazendo com o COMANDO NUCLEAR fosse muito aplaudido pelo público.
O saldo final da apresentação foi deveras benéfico. O COMANDO NUCLEAR está conquistando espaço em todo território nacional e Minas Gerais não é exceção. Um show enérgio, em que os músicos dão tudo de sí, respaldados por ótima organização e ótima qualidade de iluminação e som só podem resultar na grande celebração aos diversos gêneros do metal que foi o Triumph Of Metal. Ao fim do show, Willba Dissidente sobe novamente ao palco avisando que o festival deixaria um pouco os tênis brancos de cano alto para adentrar no lado mais extremo do metal. E a jornada continuava...
COMANDO NUCLEAR:
Ron Cygnus - Vocal
Rodrigo Exciter - Baixo
Guilherme Incitatus - Bateria
Éric Würz - Guitarra
Rex - Guitarra
Set list:
01 . Chamado ao Combate
02 . Unidos pelo Metal
03 . Comando Nuclear
04 . Princesa Infernal
05 . Guerreiros da Noite
06 . Caçada Mortal aos Falsos
07 . Vingança Metal
08 . Ritual Satânico
09 . Resistir
10 . Mestre das Mentiras
Confira no vídeo abaixo uma filmagem amadora de alta qualidade do COMANDO NUCLEAR mandando a dobradinha Princesa Infernal e Guerreiros da Noite no Triumph of Metal.
Discografia:
Batalhão Infernal (2006)
Guerreiros da Noite (2011)
Bandas que se apresentaram no Triumph Of Metal:
09/11/12 - Overture - Sexta-Feira:
KING BIRD (SP) – Hard/Heavy
ATACKE NUCLEAR (MG) – Thrash/Crossover
EVIL EYES (SP) – Heavy Metal/Dio Tribute
PENUMBRA (MG) - Gothic Metal
REBORN (MG) – Heavy Metal
10/11/12 - Sábado:
KRISIUN (RS) – Death Metal
VULCANO (SP) – Thrash/Black Metal
CARRO BOMBA (SP) – Rock/Heavy/Thrash
CORPSE GRINDER (MG) - Death Metal
COMANDO NUCLEAR (SP) – Heavy Metal 80’s
UGANGA (MG) – Thrash/Hardcore
TRAY OF GIFT (MG) – Folk Metal
DEADLINESS (MG) - Heavy Metal
SLIPPERY (SP) – Hard Rock 80’s
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps