Robert Plant: Empolgação somente nas músicas do Led
Resenha - Robert Plant (HSBC Arena, Rio de Janeiro, 18/10/2012)
Por Gabriel von Borell
Postado em 20 de outubro de 2012
Depois de 16 longos anos desde a sua apresentação no Brasil ao lado do ex-parceiro de Led Zeppelin, o também lendário Jimmy Page, a voz de uma das bandas mais importantes da história do rock, Robert Plant, voltou ao país para encantar seus antigos e novos fãs. E o primeiro show, de uma série de seis marcados no Brasil, aconteceu nessa quinta-feira (18) na HSBC Arena, localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Fotos: Rodrigo Simas
Dessa vez acompanhado da The Sensational Space Shifters, Plant iniciou a apresentação em ponto, às 22h, sob uma introdução sonora que anunciava ao público que o espetáculo estava prestes a começar. Ao lado de Justin Adams (guitarra), Billy Fuller (baixo), Liam "Skin" Tyson (guitarra), os bebops de Camara, o baixista, Dave Smith (bateria) e John Baggott (teclado), o vocalista apresentou aos fãs alguns clássicos revisitados e outras canções, próprias ou covers, com uma sonoridade rica, que passava pelo blues, com influências africanas e orientais.
O show contou ainda com a participação do músico gambiano Juldeh Camara, que entrava e deixava o palco em diversos momentos, após contribuir para as diferentes experimentações no palco com o seu ritti e o kologo, espécie de violino e banjo africanos, e um similar de tamborim chamado bendir. Já os desavisados de plantão, que não sabiam se tratar de um projeto um tanto diferente de um potente show de rock, pareciam dispersar a atenção em relação ao ídolo, enquanto Plant meio que hipnotizava a plateia com aquela musicalidade e sons que poucos devem ter tido a oportunidade de escutar ao vivo até então.
As primeiras faixas do repertório da turnê brasileira foram "Fixing to Die", "Tin Pan Valley" e "44", do bluesman Howlin’ Wolf. E o público carioca, que compareceu em bom número, apreciava silenciosamente a performance daquela figura icônica que Plant representa no universo da música. Aos 64 anos, o cantor já não consegue atingir as mesmas notas de outrora, mas sua potência vocal e sua presença de palco ainda estão muito vivas lá em cima. A todo momento o vocalista pediu palmas para a plateia e era prontamente atendido em todas as suas solicitações. Antes de "Friends", primeira música do Led Zeppelin executada na noite, Plant fez o primeiro contato verbal com os fãs, durante o show ele foi bem econômico nas palavras, e perguntou aos cariocas como eles estavam.
Plant ainda completou dizendo que esperava que eles estivessem bem porque ele estava ali para isso. E não tinha jeito. O público se empolgava de verdade somente quando rolava música do Led Zeppelin. Depois da já citada "Friends", não foi diferente com "Black Dog" e "Bron-Y-Aur Stomp", mesmo que as faixas tenham passado por uma grande, porém interessante, reformulação musical. Continuando a falar dos anos entre o final da década de 60 e o início de 70, os fãs foram ao delírio com "Ramble On", presente no disco "Led Zeppelin II", de 1969.
Em seguida a esse momento inacreditável, de acordo com palavras de muitos presentes, Plant direcionava sua noite experimental aos instantes finais. Vieram o cover de John Mayall & The Bluesbreakers, "I’m Your Witchdoctor", e o medley de "Who Do You Love"/ "Whole Lotta Love"/ "Steal Away"/ "Bury My Body", quando vocalista e banda deixaram o palco da HSBC Arena pouco antes de 23h30.
Mas Plant ainda tinha algumas surpresas para o público. "Going to California" marcou o momento de maior emoção na plateia e até o mais disperso fã (?) na pista, ou na arquibancada, deve ter se arrepiado com a interpretação do cantor. As duas últimas canções do set list também pertenciam ao repertório do Led Zeppelin, para a felicidade do público. A primeira foi "Gallows Pole", do Led Zeppelin III (1970), e por último, para fechar com chave de ouro, "Rock and Roll", presente no álbum Led Zeppelin IV (1971).
As vozes nesse momento realmente explodiram em toda a extensão da HSBC Arena. A pegada mais pesada da faixa destoou de toda a apresentação e só isso já pareceu suficiente para satisfazer quem ansiava por uma noite mais roqueira. Após cerca de 1h45 de show, no final das contas Robert Plant conseguiu agradar o seu exigente público, de uma maneira ou de outra, numa apresentação em que a plateia teve a impressão de ter sido bem mais curta do que realmente foi. E isso é um ótimo sinal de que valeu a pena.
Set list:
1- Fixing to Die (cover de Bukka White)
2- Tin Pan Valley
3- 44 (cover de Howlin' Wolf)
4- Friends (Led Zeppelin)
5- Spoonful (Howlin' Wolf)
6- Somebody Knocking
7- Black Dog (Led Zeppelin)
8- Bron-Y-Aur Stomp (Led Zeppelin)
9- The Enchanter
10- Another Tribe
11- Ramble On (Led Zeppelin)
12- I'm Your Witchdoctor (John Mayall & The Bluesbreakers)
13- Who Do You Love / Whole Lotta Love / Steal Away / Bury My Body (medley)
Bis:
14- Going to California (Led Zeppelin)
15- Gallow's Pole (Led Zeppelin)
16- Rock and Roll ( (Led Zeppelin)
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O álbum do Slipknot que Shawn Crahan não gosta
Jorn Lande aparece cantando na CazéTV e narrador brinca: "É o Ovelha norueguês!"
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Iron Maiden confirma que irá filmar show do Edd Fest, em Londres
Roberta Medina fala sobre cobrança por mais rock no Rock in Rio
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
Dimmu Borgir não é black metal? Silenoz dá a sua versão
O álbum que Geezer Butler enxerga como tendo sido o começo do fim do Black Sabbath
A pior música de "Powerslave", do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
O problema dos músicos de YouTube, segundo Felipe Andreoli
A música antiga do Iron Maiden que Bruce Dickinson considera uma merda


A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
A música que foi o alicerce do heavy e do rock, segundo Robert Plant
A inspiração direta no Led Zeppelin que o Rush está usando em sua nova turnê
O clássico do rock que causou sono na plateia quando foi tocado ao vivo pela primeira vez
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
"Linda!"; a canção especial do Led Zeppelin destacada por Robert Plant
O disco do Led Zeppelin gravado em clima estressante que se tornou o preferido de Dave Mustaine
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



