Ideia Rock Fest: celebrando o rico underground nacional
Resenha - Ideia Rock Fest (Blackmore Rock Bar, São Paulo, 22/09/2012)
Por Kito Vallim
Postado em 13 de outubro de 2012
O Ideia Rock Fest desse ano aconteceu no segundo semestre com 57 bandas concorrentes que participaram de diversas eliminatórias. Estive na segunda final do evento, que ocorreu no dia 22/09, assistindo uma tarde de muito rock e orgulho nacional de ver que o underground brasileiro, a despeito de tchus e tchas que vemos na mídia, ainda consegue revelar grades pérolas, joias realmente raras de se ver em qualquer lugar do mundo.
Por Kito Vallim, com colaboração de Laura Giorgi.
Originalmente publicado em www.facebook.com/meavyhetal.
Primeiro Ato
O evento começou com alguns problemas técnicos, como estamos falando de underground e bandas independentes, poucos, ou nenhum, dos integrantes das bandas concorrentes vive apenas dessa atividade, ainda, em outras palavras, todos possuem algum emprego que lhe fornece o pão de cada dia e paga suas contas. Esse foi o principal problema da banda sorteada para abrir o dia.
Ironicamente chamada de PRIMEIRO ATO, a banda contou apenas com a talentosa vocalista e o baterista no local, os demais integrantes não conseguiram comparecer a tempo. Em uma atitude corajosa, os integrantes subiram no palco e, desfalcados de seus instrumentos de corda, apresentaram apenas uma canção, para não desistir da competição. Acabaram merecendo, no mínimo, uma premiação por espírito olímpico. Um nível de profissionalismo raro de se ver.
Skizoyds
A segunda banda que entrou no palco surpreendeu pelo contrabaixo gigantesco que se posicionava no palco enquanto o resto da banda conectava suas guitarras e montava a bateria. A banda SKIZOYDS abriu sua apresentação tocando a faixa "Mulheres Demoníacas" mostrando o que viria dessa, no mínimo, diferente banda.
Com letras em português fortes e ácidas, a banda apresenta uma sonoridade que varia de um rockabilly mais pesado, passando por blues e rock n roll bem old school, e essa mistura gera algo realmente moderno! Essa banda vale ser conferida!!
Box 47
A banda BOX 47 entra logo em seguida no palco apresentando um hardcore bem feito. Apesar de a banda apresentar uma grande presença de palco, do tipo que raramente se pode ver, mostrando que o que é feito, é feito com paixão, o som apresentado é aquele tipo que já estamos acostumados a ouvir. Muito bem feito, mas a fórmula já me cansou há algum tempo e não consigo empolgar com esse tipo de som.
Aneurose
Entra, então uma banda mineira no palco. Falando pouco e tocando muito, a banda ANEUROSE fez uma apresentação impecável no palco do Blackmore Rock Bar naquela tarde de sábado. Com riffs muito bem trabalhados e uma presença de palco do vocalista Wallace que sai do lugar-comum em bandas do gênero, o metal apresentado pela banda sai dos padrões. Minas Gerais continua revelando mais e mais bandas! Me pergunto o que tem na água daquele lugar. Se quiser ouvir, arraste os móveis da sala.
Madre Negra
Com um belo discurso anti lixos midiáticos que somos obrigados a ouvir hoje em dia, a banda MADRE NEGRA, apresenta um som que pode ser considerado, talvez, um Rage Against The Machine mais pesado. Muito mais pesado. A banda apresenta letras com lampejos de genialidade ímpar e um baixista realmente fenomenal, a banda realizou um grande show!
Kihary
A banda seguinte, KIHARY apresentou um som com muito groove e muita personalidade. O som praticado pelo Power Trio me chamou a atenção por se assemelhar com o som que vem sendo praticado nos EUA atualmente. A presença de palco da banda é muito boa, mas o que realmente chama a atenção no palco é o baterista. Recomendado!
Arame Farpado
A banda ARAME FARPADO possui talento. Os caras são bons e sabem o que fazem. Por esse motivo, vou economizar nas palavras. A banda toca um som pesado e agressivo, mas, na minha concepção pessoal, única e exclusivamente pessoal, falta algo. Muita gente gosta desse tipo de som e a banda tem talento, então ela tem potencial de crescer, mas venho aqui pedir desculpas, não me agradou, então escutem por si mesmos e tirem as próprias conclusões.
Visagem
A expressão "Por último, mas não menos importante" nunca fez tanto sentido. Depois de grandes bandas, entra no palco a banda que acabaria por ser a vencedora dessa etapa do Ideia Rock Fest. A banda VISAGEM apresenta um som que varia no meio termo entre o rock do Queens of The Stone Age (banda que este que vos fala não é um fã incondicional, mas que aprecia muito) e uma pegada que lembra muito o grunge de Seattle. O vocalista possui técnicas sensacionais, realmente muito talentoso, entretanto a presença de palco peca um pouco. O som é muito agitado para o pouco que foi apresentado no palco, mas para os jurados e os presentes, foi mais que o suficiente! A banda Visagem fez um show certeiro e conquistou o título! Merecido? SEMPRE haverá divergências, afinal, gosto é que nem... Vocês sabem. Mas com certeza foi uma ótima escolha!
O saldo final do Ideia Rock Fest foi positivo! Apesar de pouco público e alguns (poucos) problemas, foi um festival que deve ser repetido todo ano! Iniciativas como essa são raras e necessárias, além de muito prazerosas e deveriam acontecer mais! Estão reclamando da falta de bandas boas de rock/metal no Brasil? Basta comparecer a um desses festivais que acontecem perto da sua casa! Garanto que vai valer a pena!
Matéria Original:
https://www.facebook.com/notes/meavy-hetal/ideia-rock-fest-celebrando-o-rico-undeground-nacional-em-s%C3%A3o-paulo/535050019843878
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
O pior disco do Led Zeppelin, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Milhões: Os eventos com maior público da história da música
System Of A Down: Daron Malakian ensina como ser músico
Paulo Ricardo lembra os dois primeiros nomes do RPM: "Decidimos usar esse número antes"

Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



