Ideia Rock Fest: celebrando o rico underground nacional

Resenha - Ideia Rock Fest (Blackmore Rock Bar, SP, 22/09/2012)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Kito Vallim
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

O Ideia Rock Fest desse ano aconteceu no segundo semestre com 57 bandas concorrentes que participaram de diversas eliminatórias. Estive na segunda final do evento, que ocorreu no dia 22/09, assistindo uma tarde de muito rock e orgulho nacional de ver que o underground brasileiro, a despeito de tchus e tchas que vemos na mídia, ainda consegue revelar grades pérolas, joias realmente raras de se ver em qualquer lugar do mundo.

2548 acessosMetal From Brasil Parte 2: Aneurose5000 acessosSeparadas no nascimento: Pitty e Amy Winehouse

Por Kito Vallim, com colaboração de Laura Giorgi.
Originalmente publicado em www.facebook.com/meavyhetal.

Primeiro Ato

O evento começou com alguns problemas técnicos, como estamos falando de underground e bandas independentes, poucos, ou nenhum, dos integrantes das bandas concorrentes vive apenas dessa atividade, ainda, em outras palavras, todos possuem algum emprego que lhe fornece o pão de cada dia e paga suas contas. Esse foi o principal problema da banda sorteada para abrir o dia.

Ironicamente chamada de PRIMEIRO ATO, a banda contou apenas com a talentosa vocalista e o baterista no local, os demais integrantes não conseguiram comparecer a tempo. Em uma atitude corajosa, os integrantes subiram no palco e, desfalcados de seus instrumentos de corda, apresentaram apenas uma canção, para não desistir da competição. Acabaram merecendo, no mínimo, uma premiação por espírito olímpico. Um nível de profissionalismo raro de se ver.

Skizoyds

A segunda banda que entrou no palco surpreendeu pelo contrabaixo gigantesco que se posicionava no palco enquanto o resto da banda conectava suas guitarras e montava a bateria. A banda SKIZOYDS abriu sua apresentação tocando a faixa “Mulheres Demoníacas” mostrando o que viria dessa, no mínimo, diferente banda.

Com letras em português fortes e ácidas, a banda apresenta uma sonoridade que varia de um rockabilly mais pesado, passando por blues e rock n roll bem old school, e essa mistura gera algo realmente moderno! Essa banda vale ser conferida!!

Box 47

A banda BOX 47 entra logo em seguida no palco apresentando um hardcore bem feito. Apesar de a banda apresentar uma grande presença de palco, do tipo que raramente se pode ver, mostrando que o que é feito, é feito com paixão, o som apresentado é aquele tipo que já estamos acostumados a ouvir. Muito bem feito, mas a fórmula já me cansou há algum tempo e não consigo empolgar com esse tipo de som.

Aneurose

Entra, então uma banda mineira no palco. Falando pouco e tocando muito, a banda ANEUROSE fez uma apresentação impecável no palco do Blackmore Rock Bar naquela tarde de sábado. Com riffs muito bem trabalhados e uma presença de palco do vocalista Wallace que sai do lugar-comum em bandas do gênero, o metal apresentado pela banda sai dos padrões. Minas Gerais continua revelando mais e mais bandas! Me pergunto o que tem na água daquele lugar. Se quiser ouvir, arraste os móveis da sala.

Madre Negra

Com um belo discurso anti lixos midiáticos que somos obrigados a ouvir hoje em dia, a banda MADRE NEGRA, apresenta um som que pode ser considerado, talvez, um Rage Against The Machine mais pesado. Muito mais pesado. A banda apresenta letras com lampejos de genialidade ímpar e um baixista realmente fenomenal, a banda realizou um grande show!

Kihary

A banda seguinte, KIHARY apresentou um som com muito groove e muita personalidade. O som praticado pelo Power Trio me chamou a atenção por se assemelhar com o som que vem sendo praticado nos EUA atualmente. A presença de palco da banda é muito boa, mas o que realmente chama a atenção no palco é o baterista. Recomendado!

Arame Farpado

A banda ARAME FARPADO possui talento. Os caras são bons e sabem o que fazem. Por esse motivo, vou economizar nas palavras. A banda toca um som pesado e agressivo, mas, na minha concepção pessoal, única e exclusivamente pessoal, falta algo. Muita gente gosta desse tipo de som e a banda tem talento, então ela tem potencial de crescer, mas venho aqui pedir desculpas, não me agradou, então escutem por si mesmos e tirem as próprias conclusões.

Visagem

A expressão “Por último, mas não menos importante” nunca fez tanto sentido. Depois de grandes bandas, entra no palco a banda que acabaria por ser a vencedora dessa etapa do Ideia Rock Fest. A banda VISAGEM apresenta um som que varia no meio termo entre o rock do Queens of The Stone Age (banda que este que vos fala não é um fã incondicional, mas que aprecia muito) e uma pegada que lembra muito o grunge de Seattle. O vocalista possui técnicas sensacionais, realmente muito talentoso, entretanto a presença de palco peca um pouco. O som é muito agitado para o pouco que foi apresentado no palco, mas para os jurados e os presentes, foi mais que o suficiente! A banda Visagem fez um show certeiro e conquistou o título! Merecido? SEMPRE haverá divergências, afinal, gosto é que nem... Vocês sabem. Mas com certeza foi uma ótima escolha!

O saldo final do Ideia Rock Fest foi positivo! Apesar de pouco público e alguns (poucos) problemas, foi um festival que deve ser repetido todo ano! Iniciativas como essa são raras e necessárias, além de muito prazerosas e deveriam acontecer mais! Estão reclamando da falta de bandas boas de rock/metal no Brasil? Basta comparecer a um desses festivais que acontecem perto da sua casa! Garanto que vai valer a pena!

Matéria Original:
https://www.facebook.com/notes/meavy-hetal/ideia-rock-fest-c...

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

2548 acessosMetal From Brasil Parte 2: Aneurose44 acessosAneurose: Lançado novo clipe oficial0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Aneurose"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Aneurose"0 acessosTodas as matérias sobre "Skizoyds"0 acessosTodas as matérias sobre "Visagem"

Separadas no nascimentoSeparadas no nascimento
Pitty e Amy Winehouse

EmoEmo
Gênero que todos amam odiar sem conhecer absolutamente nada

Max CavaleraMax Cavalera
Explicando o que houve com seus dentes

5000 acessosMayhem: banda levou restos humanos para o palco em 20115000 acessosAs regras do Thrash Metal5000 acessosBon Jovi: Larissa Riquelme dançando com os seios de fora5000 acessosTestament: Eric Peterson fumou erva com o Black Sabbath5000 acessosGuns N' Roses: em vídeo, Steven Adler prova que ainda é "O Cara"4903 acessosOzzy Osbourne: liberado clipe da outra filha do Madman

Sobre Kito Vallim

Kito Vallim, banger, economista, apaixonado por rock/metal. Metalhead que iniciou-se com bandas de metal melódico e logo expandiu sua paixão por todos os estilos de metal e hoje em dia não sabe nem dizer seu estilo favorito direito. Entusiasta do metal nacional e do underground, adora conhecer bandas novas e diferentes, busca divulgar bandas em sua fanpage do Facebook onde também comandam um podcast.

Mais matérias de Kito Vallim no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online