Rosa de Saron: Emoção e muitas luzes no RS
Resenha - Rosa de Saron (Cachoeirinha, RS, 01/09/2012)
Por Lucas Steinmetz Moita
Postado em 08 de setembro de 2012
Uma das etiquetas que o rock n' roll adquiriu de forma natural através dos anos diz que o seu criador seria o Diabo em pessoa. Quem nunca ouviu a frase "O Diabo é o pai do rock" que atire a primeira pedra. Já rotuladores e pessoas que têm pouco conhecimento sobre o assunto vão além e vinculam o gênero à drogas, alcool em excesso e orgias de proporções astronômicas. Torna-se muito pessoal para cada opinião o quanto disto tudo é verdadeiro ou falso, mas cabe ao ROSA DE SARON provar, na prática, que o rock tem uma versatilidade tão grande que pode abraçar qualquer assunto, sem exceções. E foi isso que a banda fez no sábado do dia 1º de setembro em Cachoeirinha, Rio Grande do Sul.
Para um público fervoroso, o grupo recupera os tempos em que grandes bandas se preocupavam não só com a qualidade sonora, mas também com o espetáculo geral. Luzes, fogos, telões, interpretação... Todo o envolvimento cênico que fica cada vez mais raro de se ver ao vivo. O lado bom disso? A escassez de tais recursos faz com que, quando eles existem, sejam muito mais valorizados, emocionem e nos faz questionar... "Por que tantas bandas de grande porte, que tem condições de fazer isto, não fazem?"
O show iniciou com uma grande tela de led exibindo uma máquina caça-niqueis gigantesca - tematizando a proposta do mais recente disco O Agora e o Eterno - com a qual o vocalista Guilherme de Sá interagiu perfeitamente deixando perplexos todos os olhos que o observavam [veja no vídeo ao final desta matéria]. E é deste mesmo disco a canção que abriu a noite, "Jamais Será Tarde Demais". Junto com a interação interpretativa do vocalista, surgiram ao palco Grevão (bateria), Rogério Feltrin (baixo) e Eduardo Faro (guitarra).
Com um setlist de 19 músicas (e aproximadamente 1 hora e 50 de show), o grupo católico soube agradar gregos e troianos. Também do último álbum, tocaram "Acenda a Luz", "Ninguém Mais", "Máquina do Tempo" e o single "Casino Boulevard", cujo videoclipe está no ar desde julho deste ano.
Representando o álbum Horizonte Distante - que sustentou o DVD ao vivo Horizonte Vivo Distante - estiveram presentes as canções "Menos de um Segundo" e "O Sol da Meia-Noite"
As canções do Rosa de Saron possuem maneiras diferentes de serem interpretadas. Depende do estado de espírito ou intenção de cada um. Algumas são notadamente voltadas à fé. outras, podem ser adaptadas para diversas situações que todos passam. Isto, talvez, coloque uma interrogação sobre a relação da banda com músicas seculares (ou seja, que não tenham vínculo religioso). Para quem tinha alguma dúvida dessa relação (ou falta dela), a banda emendou os covers "Open Your Eyes", do Snow Patrol, e "Mais Uma Vez", de Renato Russo.
E para relembrar os clássicos apresentados no DVD Acústico Ao Vivo, de 2008, a banda criou um ambiente sem instrumentos elétricos para dar ao público uma aproximação maior com o formato voz/violão. Neste modo que foi feita a execução de "Sem Você" e "Rara Calma".
Com show concluído, a emocionada platéia anseia pela próxima visita da banda, que atendeu todos os fãs que aguardaram após o evento e concederam entrevista ao Programa MoitaRock, falando sobre o duelo Rock x Religião. A entrevista irá ao ar com diversos trechos do show no dia 21 de setembro. Confira abaixo o video teaser:
Texto: Lucas Steinmetz (Moita)
Fotos: Miidy Oliveira
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Mike Portnoy conta como está sendo tocar músicas que o Dream Theater gravou com Mike Mangini
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Charlie Sheen relembra encontro com Ozzy Osbourne em clínica de recuperação
Gene Simmons se arrepende de não ter sido mais rigoroso com Ace Frehley e Peter Criss
David Coverdale lista seus 20 álbuns preferidos do rock britânico
Cinco inesperados músicos famosos que odiavam o saudoso John Lennon
Top 5 Pantera: About.com elege os cinco melhores álbuns da banda
Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



