Rosa de Saron: Emoção e muitas luzes no RS

Resenha - Rosa de Saron (Cachoeirinha, RS, 01/09/2012)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Lucas Steinmetz Moita
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Uma das etiquetas que o rock n' roll adquiriu de forma natural através dos anos diz que o seu criador seria o Diabo em pessoa. Quem nunca ouviu a frase "O Diabo é o pai do rock" que atire a primeira pedra. Já rotuladores e pessoas que têm pouco conhecimento sobre o assunto vão além e vinculam o gênero à drogas, alcool em excesso e orgias de proporções astronômicas. Torna-se muito pessoal para cada opinião o quanto disto tudo é verdadeiro ou falso, mas cabe ao ROSA DE SARON provar, na prática, que o rock tem uma versatilidade tão grande que pode abraçar qualquer assunto, sem exceções. E foi isso que a banda fez no sábado do dia 1º de setembro em Cachoeirinha, Rio Grande do Sul.

5000 acessosDrogas e Álcool: protagonistas nos piores shows de grandes astros5000 acessosCovers: quando bandas de Heavy e Power Metal prestam tributo

Para um público fervoroso, o grupo recupera os tempos em que grandes bandas se preocupavam não só com a qualidade sonora, mas também com o espetáculo geral. Luzes, fogos, telões, interpretação... Todo o envolvimento cênico que fica cada vez mais raro de se ver ao vivo. O lado bom disso? A escassez de tais recursos faz com que, quando eles existem, sejam muito mais valorizados, emocionem e nos faz questionar... "Por que tantas bandas de grande porte, que tem condições de fazer isto, não fazem?"

O show iniciou com uma grande tela de led exibindo uma máquina caça-niqueis gigantesca - tematizando a proposta do mais recente disco O Agora e o Eterno - com a qual o vocalista Guilherme de Sá interagiu perfeitamente deixando perplexos todos os olhos que o observavam [veja no vídeo ao final desta matéria]. E é deste mesmo disco a canção que abriu a noite, "Jamais Será Tarde Demais". Junto com a interação interpretativa do vocalista, surgiram ao palco Grevão (bateria), Rogério Feltrin (baixo) e Eduardo Faro (guitarra).

Com um setlist de 19 músicas (e aproximadamente 1 hora e 50 de show), o grupo católico soube agradar gregos e troianos. Também do último álbum, tocaram "Acenda a Luz", "Ninguém Mais", "Máquina do Tempo" e o single "Casino Boulevard", cujo videoclipe está no ar desde julho deste ano.

Representando o álbum Horizonte Distante - que sustentou o DVD ao vivo Horizonte Vivo Distante - estiveram presentes as canções "Menos de um Segundo" e "O Sol da Meia-Noite"

As canções do Rosa de Saron possuem maneiras diferentes de serem interpretadas. Depende do estado de espírito ou intenção de cada um. Algumas são notadamente voltadas à fé. outras, podem ser adaptadas para diversas situações que todos passam. Isto, talvez, coloque uma interrogação sobre a relação da banda com músicas seculares (ou seja, que não tenham vínculo religioso). Para quem tinha alguma dúvida dessa relação (ou falta dela), a banda emendou os covers "Open Your Eyes", do Snow Patrol, e "Mais Uma Vez", de Renato Russo.

E para relembrar os clássicos apresentados no DVD Acústico Ao Vivo, de 2008, a banda criou um ambiente sem instrumentos elétricos para dar ao público uma aproximação maior com o formato voz/violão. Neste modo que foi feita a execução de "Sem Você" e "Rara Calma".

Com show concluído, a emocionada platéia anseia pela próxima visita da banda, que atendeu todos os fãs que aguardaram após o evento e concederam entrevista ao Programa MoitaRock, falando sobre o duelo Rock x Religião. A entrevista irá ao ar com diversos trechos do show no dia 21 de setembro. Confira abaixo o video teaser:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Texto: Lucas Steinmetz (Moita)
Fotos: Miidy Oliveira

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 09 de setembro de 2012

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Rosa de Saron"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Rosa de Saron"

Drogas e ÁlcoolDrogas e Álcool
Protagonistas nos piores shows de grandes astros

CoversCovers
Quando bandas de Heavy e Power Metal prestam tributo

RammsteinRammstein
"Se alguém rir das gordinhas, eu quebro a cara dele!"

5000 acessosAxl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance5000 acessosRock in Rio: Os cachês e exigências dos artistas na edição de 19915000 acessosSepultura: saiba mais sobre as visões religiosas de Derrick5000 acessosMamonas Assassinas: viúva do Piloto comenta vídeo de Feliciano5000 acessosSepultura: drum cam de Igor Cavalera tocando "Territory"5000 acessosIdioma: bandas que já cantaram em sua língua natal

Sobre Lucas Steinmetz Moita

Formado em Jornalismo pela Unisinos, atua em duas áreas bastante bipolares: música pesada e teologia. Proprietário do site CristianismoHardcore.com.br, atuou durante 5 anos com o Programa MoitaRock, entrevistando diversos artistas nacionais e internacionais (como Andre Matos, Angra, Sebastian Bach e Blind Guardian). O Programa MoitaRock foi extinto, mas o trabalho com vídeo e entrevistas continua em HeavyTalk.com.br, ao qual também administra.

Mais informações sobre Lucas Steinmetz Moita

Mais matérias de Lucas Steinmetz Moita no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online