A música mais regravada do mundo que foi feita por um rockstar num carro em Portugal
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de maio de 2025
Poucas músicas na história alcançaram o status que "Yesterday", dos Beatles, conquistou. Com mais de 2.500 versões registradas e recordes no Guinness Book, além de mais de 7 milhões de execuções nas rádios dos Estados Unidos, essa balada melancólica de apenas dois minutos é considerada a canção mais regravada de todos os tempos. E o que poucos sabem é que sua letra foi escrita dentro de um carro, durante uma viagem por Portugal, em 1965.
O responsável por essa joia do rock e da música pop é Paul McCartney, que revelou detalhes curiosos sobre a origem da música em diferentes ocasiões. Em recente participação no podcast A Life in Lyrics (via Estadão), McCartney contou que a inspiração lírica veio de um arrependimento pessoal ligado à sua mãe, Mary, que morreu de câncer quando ele tinha apenas 14 anos.
"Lembro de um dia me sentindo envergonhado porque fiz minha mãe passar vergonha. Ela falava de forma muito sofisticada, e um dia eu zombei do jeito que ela dizia ‘ask’. Ela ficou um pouco constrangida. Depois que ela morreu, pensei: ‘Ah, droga, queria nunca ter dito aquilo’."
Mas o nascimento melódico de "Yesterday" é ainda mais curioso — e geograficamente distante de Liverpool. Segundo McCartney, a melodia apareceu num sonho. Ele acordou e correu ao piano para registrá-la, dando-lhe o título provisório de "Scrambled Eggs (Oh My Baby How I Love Your Legs)". Durante meses, teve receio de que estivesse plagiando alguém.
"A melodia me veio tão inteira que achei que devia ser de outra pessoa. Toquei para vários amigos, produtores e ninguém conhecia. Só aí aceitei que era minha mesmo", relembrou Paul.
"Yesterday" e Portugal
A letra definitiva, no entanto, só viria dois anos depois — e fora da Inglaterra. Em maio de 1965, McCartney viajou de férias com a namorada Jane Asher para o sul de Portugal. Eles voaram até Lisboa e, de lá, seguiram de carro até Albufeira, no Algarve, onde se hospedariam na casa do músico Bruce Welch (dos Shadows). Sem estrada direta e com o aeroporto de Faro ainda inexistente, a viagem era longa e cansativa. "Sempre odiei perder tempo, e a viagem era muito longa", disse Paul. Foi durante esse trajeto de carro, ao passar pelo rio Mira, que ele escreveu a letra de Yesterday.

Ao chegar à casa em Albufeira, pediu um violão de urgência. Bruce Welch emprestou-lhe um Martin 0018, de 1959, e McCartney, canhoto, dedilhou a melodia com a letra nova pela primeira vez. Estava criada uma das músicas mais célebres do século XX — e tudo começara num carro alugado, cruzando as estradas esburacadas do interior português.
Segundo o Portal Beatles Brasil, a gravação de "Yesterday" ocorreu nos dias 14 e 17 de junho de 1965, no lendário estúdio 2 da Abbey Road, em Londres. No primeiro dia, McCartney gravou sozinho voz e violão. No segundo, adicionou-se um quarteto de cordas — algo inédito para o rock da época. Nenhum outro Beatle participou da gravação.
Os músicos do quarteto só seriam creditados publicamente 23 anos depois: Tony Gilbert (violino), Sidney Sax (violino), Kenneth Essex (viola) e Francisco Gabarro (violoncelo). Curiosamente, Yesterday foi gravada logo após "I’m Down", uma das faixas mais pesadas da banda, ambas cantadas por Paul — revelando a versatilidade do Beatle.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Travis Barker revela sintoma que escondeu do médico para sair do hospital após 30 cirurgias
Slayer toca "Reign in Blood" na íntegra no México; confira setlist e vídeos
Novo álbum segue a linha dos dois primeiros do Queensryche, diz vocalista
A notícia traumática sobre o Metallica que Cliff Burton deu a Scott Ian do Anthrax
O cantor que deixou Robert Plant e John Bonham impressionados; "algum dia seremos assim?"
A música do Metallica que desencadeou a batalha contra o Napster
Festival Best of Blues and Rock anuncia shows de Simon Townshend
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"
Stewart Copeland revela que clima tenso não amenizou durante reunião do Police

O melhor álbum dos Beatles de todos os tempos, segundo o casal John Lennon e Yoko Ono
A música que Paul McCartney escreveu para fazer pazes com John Lennon depois dos Beatles
A melhor música dos Beatles, de acordo com a Paste Magazine
Por que John Lennon errou ao superestimar Elvis, segundo Bernie Taupin
A curiosa opinião de Eddie Van Halen sobre os Beatles; "Ele odiava a própria voz"
Projeto promete transformar o centro de Liverpool em espaço temático dos Beatles
Duas músicas dos Beatles entram para o Clube do Bilhão do Spotify
O melhor show que Ringo Starr dos Beatles viu em todos os tempos, segundo o próprio
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Crise financeira leva atração turística dos Beatles em Liverpool a ser colocada à venda
Os melhores bateristas de todos os tempos, na opinião de Charlie Benante
Janis Joplin: última gravação dela em vida foi feita para um Beatle


