Joe Bonamassa: Pegada rock com feeling do blues clássico
Resenha - Joe Bonamassa (Vivo Rio, Rio de Janeiro, 31/05/2012)
Por João Paulo Linhares Gonçalves
Postado em 01 de junho de 2012
Vamos falar sobre o show de Joe Bonamassa que aconteceu no Vivo Rio, Rio de Janeiro, ontem, dia 31/05/2012. Um show grandioso de um guitarrista que vem ganhando muito respeito e já está na galeria dos grandes do blues e rock.
Joe Bonamassa - Mais Novidades
Felizmente, o show começou pontualmente às 21:30. Um pouco antes, os alto-falantes do Vivo Rio foram tomados por "2 Minutes To Midnight", do Iron Maiden. É curioso ver Bonamassa usar uma música como esta do Maiden para a pré-abertura dos shows.
O show começou com "Slow Train", canção que vem abrindo a atual turnê de Bonamassa, como uma espécie de trem que vem chegando a cada cidade que o blueseiro passa - chega devagarzinho mas depois agita pra valer. "Midnight Blues" trouxe um tema lentinho, um blues mais arrastado delicioso de Gary Moore que Joe coverizou muito bem. "Dust Bowl", que na versão de estúdio apresenta modernidades, ao vivo é despida para um belo rock direto e que funcionou bem com a plateia do Vivo Rio, que estava cheio mas não lotado (seriam os preços salgados?). A cover de "Who's Been Talking", presente no mais recente álbum do guitarrista, dá continuação ao show com mais solos de primeira. A primeira grande performance da noite acontece em "Sloe Gin" (ver vídeo abaixo), com o público delirando com a bela apresentação da banda e os solos inspirados de Joe. "The Ballad Of John Henry" é outro ponto alto, a música ganha um punch incrível ao vivo e aqui no Rio não foi diferente.
Alguns dedilhados na guitarra e Joe nos introduziu "Song Of Yesterday", linda música que ele mesmo canta na sua banda paralela, Black Country Communion. "Look Over Yonders Wall" é executada em versão bem diferente da de estúdio, quase um jazz cheio de quebras. "Blues Deluxe", cover de Jeff Beck, é muito bem recebida e sua performance é arrasadora - outro momento maravilhoso do show. Estamos chegando próximos do final do show, e Bonamassa inicia um pequeno duelo com o baterista Tal Bergman (mandou muito bem nas baquetas, uma pegada monstruosa!), vencido covardemente por Joe ao executar a introdução de "Stairway To Heaven" (a galera foi ao delírio), do Led Zeppelin. A seguir, com a banda toda no palco, executaram versão matadora para "Young Man Blues", do The Who. Joe se despede e agradece a presença do público, mas ainda não era o final do show. No bis, temos a execução do novo single do novo álbum, "Driving Towards The Daylight". Pra encerrar, Joe exige que todos se levantem e participem ativamente da última música, na verdade duas covers, uma do ZZ Top, "Just Got Paid", que depois se transforma num longo trecho de "Dazed And Confused", outra do Zeppelin presente no show. Fim do show, Bonamassa e os outros músicos se despedem e agradecem ao público, que aplaude bastante uma apresentação fantástica deste guitarrista. E tome palhetas, baquetas e demais apetrechos, que todos lutam com ardor para ter uma recordação do show.
Performance marcante, arrasadora, pegada rock com feeling do blues clássico, o show de Joe Bonamassa foi inesquecível para os presentes, que comentavam na saída: "valeu cada centavo!". Nosso querido guitarrista fez mesmo com que os momentos vividos nesta noite fiquem guardados em nossas memórias. Um dia poderemos falar pra nossos filhos e netos que estávamos presentes no show deste grande bluesman, que tenho certeza ainda vai dar muito o que falar.
Eis o set list do show:
"Slow Train"
"Last Kiss"
"Midnight Blues" (cover de Gary Moore)
"Dust Bowl"
"Who's Been Talking" (cover de Howlin' Wolf)
"Sloe Gin"
"The Ballad Of John Henry"
"Lonesome Road Blues"
"Song Of Yesterday" (cover do Black Country Communion)
"Look Over Yonders Wall"
"Blues Deluxe" (cover de Jeff Beck)
"Young Man Blues" (cover do The Who - com direito a solo de bateria de Tal Bergman)
Bis:
"Driving Towards The Daylight"
"Just Got Paid" / "Dazed And Confused" (covers do ZZ Top e do Led Zeppelin)
Alguns vídeos do show:
"Sloe Gin":
"Young Man Blues" (com solo de bateria de Tal Bergman):
Até o próximo show! Confira esta e outras matérias no blog Ripando a História do Rock:
http://ripandohistoriarock.blogspot.com.br/
Outras resenhas de Joe Bonamassa (Vivo Rio, Rio de Janeiro, 31/05/2012)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brasileira conta como está sendo o primeiro ano como vocalista do Battle Beast
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
Morphine anuncia álbum inédito 26 anos após seu fim
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Rock in Rio quer o nome do rock, mas não seu compromisso
A música que fracassou em inglês e virou um hit nacional dos anos 1960
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Engenheiros do Hawaii - A reunião que não acontece
Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
A música épica e triste do Iron Maiden que narra a história de alguém à beira da morte
"Cê tá de brincadeira, né?": quando grandes nomes vacilam
A extraordinária canção do Led Zeppelin onde Plant lamenta estar privado da liberdade

Os 10 melhores discos de 2020, segundo a Louder Sound
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



