O guitarrista que Brian May comparou a Mozart: "Um dos maiores de todos os tempos"
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de junho de 2024
As listas de melhores guitarristas da história costumam ser encabeçadas por nomes como Jimi Hendrix, Eric Clapton e Eddie Van Halen, mas existem alguns mestres das seis cordas que orbitam esse pódio e muitas vezes também são lembrados como grandes gênios.
É o caso de Jeff Beck, ex-Yardbird, que o guitarrista Brian May, do Queen, disse que considera um dos maiores músicos de todos os tempos – comparado até mesmo com o compositor clássico Mozart. O assunto surgiu em entrevista publicada pela Far Out.
O guitarrista Brian May comparado a Mozart: "Um dos maiores músicos do planeta, de todos os tempos". "Jeff é uma daquelas pessoas que me fazem não querer tocar guitarra porque eu só o assisto," May uma vez admitiu humildemente. "Ele é incrível, e vê-lo foi extraordinário. Não consigo entender como essas coisas saem daqueles dedos. É como assistir Mozart." May continuou em seus elogios. "Jeff é extraordinário. Não gosto de colocar as pessoas em categorias ou o que seja, mas ele tem que ser um dos maiores músicos do planeta, de todos os tempos."
Quem foi Jeff Beck?
Jeff Beck, nascido Geoffrey Arnold Beck (24 de junho de 1944 – 10 de janeiro de 2023), foi um guitarrista britânico célebre por sua participação em várias bandas influentes da década de 1960, incluindo os The Yardbirds, além de liderar o Jeff Beck Group e o trio Beck, Bogert & Appice.
Iniciando sua carreira como guitarrista de estúdio, Beck entrou para os The Yardbirds em 1965, após a saída de Eric Clapton, mas foi demitido 18 meses depois devido a divergências. Em seguida, formou o Jeff Beck Group, ganhando reconhecimento com o álbum solo "Blow by Blow" em 1975.
Ao longo de sua carreira, Beck explorou uma variedade de gêneros, do blues rock ao jazz fusion, e incorporou elementos de música eletrônica em seus últimos trabalhos. Ele era conhecido por sua técnica inovadora, utilizando feedback e a alavanca de distorção para definir seu timbre, frequentemente tocando sem palheta. Em 2011, foi classificado como o 5.º melhor guitarrista da história pela revista Rolling Stone.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps