Týr: uma noite de folk e viking metal em Belo Horizonte
Resenha - Týr (Music Hall, Belo Horizonte, 29/07/2011)
Por Luiz Figueiredo
Postado em 12 de agosto de 2011
Chegávamos à primeira hora do sábado, dia 30, quando o quarteto das remotas Ilhas Fároe, no extremo norte da Europa, subia ao palco do Music Hall para uma apresentação muito esperada para os fãs do gênero folk/viking metal e que empolgaria quem ainda não os conhecia muito bem.

Mas antes deste momento, a noite de sexta-feira foi agitada por dois nomes nacionais do folk metal: o Barbarian Warriors in Search of Wisdom e o Iron Woods. A primeira entrou no palco com uma longa Intro e mostrou, além de todos seus apetrechos como espadas, escudos e machadinhas (tudo bem ao estilo guerreiro viking), um som extremo com características da música folk e que destaca também a cultura da antiguidade brasileira, não focando apenas na cultura celta, viking etc. O Barbarian foi criado em Campinas, está instalada em Belo Horizonte e tem hoje da formação original apenas Crom, vocalista e guitarrista e mais dois outros músicos convidados (no baixo e bateria).

Após encerramento deste primeiro show, era hora do Iron Woods de Taubaté se apresentar. Mas não pudemos ver muito da banda, devido ao pouco tempo destinado aos mesmos. Fato triste que foi muito lamentado pelos membros que queriam e tentaram mostrar mais de seu som ao público mineiro. Apenas cinco músicas compuseram o set do Iron Woods que também subiu ao palco com vários apetrechos remetendo aos guerreiros vikings, assim como o Barbarian. Apesar deste mal-estar, Holykran e os demais membros se disseram muito satisfeitos com a recepção do público mineiro e ao suporte que, principalmente, Crom, do Barbarian, deu a eles em BH.
O público foi parte importante neste primeiro ‘BH Folk Metal’ realizado. Mesmo que em pequeno número, era formado por pessoas muito fanáticas que prestigiaram e participaram ativamente dos shows das bandas escaladas – até triste ver um show tão vazio pela produção que foi armada. Além disso, Minas Gerais tem o maior expoente do gênero no Brasil: o Tuatha De Dannan. Por esses motivos, era esperado que mais admiradores da música folk metal e amantes do metal em geral comparecessem ao Music Hall. De qualquer forma, a empolgação dos ali presentes foi muito grande não só no show dos headliners, mas também nos shows do Barbarian Warriors e Iron Woods.

O ápice da noite estava por vir quando o show do Iron Woods foi encerrado às pressas, minutos após a virada da sexta (29) para o sábado (30). E, em cerca de 50 minutos, o Týr subiu ao palco esbanjando energia. Surpreendentemente, sem nenhuma "bugiganga" ou utensílios de guerreiros (armaduras, espadas ou escudos) para compor o palco, como podemos ver em fotos promocionais. O Týr tem em sua sonoridade características bem fortes da cultura viking mesmo sem utilizar instrumentos incomuns em bandas de metal, como flautas e nem mesmo abusa dos teclados. Essa ausência faz o som ser sempre um heavy metal bem tradicional, com uma pegada progressiva e um incremento a mais no som que a põe na categoria de folk metal, é, realmente, muito interessante.

A apresentação fez parte de uma turnê mundial para promoção do disco "The Lay of Thrym" (lançado em 2011) que tem datas em países como Alemanha, República Tcheca e França.

A abertura do show foi com a primeira faixa deste CD, a "Flames of the Free". Porém, a montagem do setlist foi bem democrática e abrangeu praticamente toda a carreira do grupo.

Difícil eleger um ponto alto durante o show, pois o público agitou em todos os momentos e em todas as músicas. A mesma agitação e empolgação veio do palco, criando uma química muito forte entre banda e fãs. O frontman, Heri Joensen (guitarra e vocal) sempre simpático e o baixista (e bem maluco) Gunnar são mestres em presença de palco.

Se tentarmos, mesmo assim, definir qual foi o ponto alto da apresentação, pode-se dizer, sem medo, que foi o encerramento com duas do disco "By the Light of the Northern Star", de 2009. "Hold the Heathen Hammer High" já é ‘um soco na cara’ no CD e funciona perfeitamente ao vivo. Já "By The Sword In My Hand" deu o arremate final nocauteando os fãs. Os quatro membros foram direto do palco para a pista, onde deram autógrafos e tiraram fotos com todos.

O Tyr, em seguida, partiu para São Paulo, onde se apresentou, no sábado, no Estúdio M e, no domingo em Curitiba, no Music Hall da capital paranaense.

O Týr é:
Heri Joensen (Vocalista e guitarrista)
Terji Skibenæs (Guitarrista)
Gunnar Thomsen (Baixista)
Kári Streymoy (Baterista)

O setlist deste show foi:
1. Flames Of The Free
2. Sinklars Vísa
3. Northern Gate
4. Intro
5. Wings Of Time
6. Ragnarok
7. Shadow Of The Swastika
8. Hall Of Freedom
9. The Rage Of The Skullgaffer
10. Tróndur í Gøtu
Solo de guitarras
11. Hail To The Hammer
12. Regin Smiður
13. Dreams
---
14. Hold The Heathen Hammer High
15. By The Sword In My Hand
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
A canção polêmica que o Guns N' Roses tocou só duas vezes e abandonou; "Ninguém entendeu"
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
O cantor promessa do rock que Digão do Raimundos achou chato após três músicas
Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Judas Priest
A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
Jack White conta o que aconteceu na turnê que separou o White Stripes
A diferença entre Renato Russo e Cazuza, segundo diretora do Circo Voador
Sebastian Bach: quando o pai do Bon Jovi ameaçou matá-lo

Resenha de Show: Nervosa, Bloodskin e Leprosy em Goiânia
Angra - como foi assistir a um show da banda em Campinas
Rockstadt Extreme Festival: 5 dias de metal, caos e shows inesquecíveis na Transilvânia
Jamiroquai - Rock, funk, soul, disco e muito groove em São Paulo
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



