Virgin Steele: bom show para público pequeno em Curitiba
Resenha - Virgin Steele (Music Hall, Curitiba, 24/06/2011)
Por André Molina
Postado em 01 de julho de 2011
Apesar de um público não numeroso em Curitiba, a banda de heavy metal épico Virgin Steele subiu ao palco do Music Hall para realizar uma das apresentações marcadas em território brasileiro. O show aconteceu em uma sexta-feira (24 de junho) no meio do feriadão de Corpus Cristi, na véspera do show de São Paulo. Vale lembrar que o grupo acabou cancelando a apresentação do Rio de Janeiro, concentrando seus esforços nas duas capitais.
Virgin Steele - Mais Novidades
Um fato estranho foi percebido pelos fiéis fãs que estavam presentes no Music Hall. A banda subiu ao palco sem o guitarrista Edward Pursino e contou com o auxílio da tecladista Lynn Delmato, que deu um toque feminino na imagem do grupo e criou climas para os arranjos de canções bem trabalhadas. A guitarra ficou por conta de Josh Block e o baterista Frank Gilchrist exibiu uma postura segura com fortes levadas, abusando do bumbo duplo. O que também chamou a atenção foi a ausência do baixo, sendo substituído pelos arranjos de teclado.
Agora, o que realmente deve ser destacado é o desempenho do líder e vocalista David DeFeis, que exibiu uma apaixonada presença de palco. Ele cantou como se estivesse em um grande festival europeu, transmitindo ao público a alegria de executar suas músicas na capital paranaense. DeFeis não mediu esforços para se aproximar dos fãs sempre estendendo as mãos e pedindo para cantar as canções. No final da apresentação ele demonstrou satisfação ao declarar que "gostaria de retornar a Curitiba". Fato que foi comentado por representantes da produção nas redes sociais. O vocalista também não deixou de criar a atmosfera que cerca o Virgin Steele desde os primórdios, com citações sobre cavaleiros, magos, mitologia grega e deuses. Na canção "Veni, Vidi, Vici", DeFeis levantou uma espada, objeto símbolo da banda. Apesar de certo exagero ao utilizar agudos nas canções, o cantor já demonstrou o alcance de sua voz em "The Orpheus Tabbo", que abriu a apresentação. A empolgação da banda foi demonstrada até o final do show. O grupo realizou dois bis, finalizando com a consagrada "Invictus".
Já a qualidade do som não pode receber tantos elogios. Em muitos momentos estava embolado. Aliás, este é um problema bem comum em shows realizados em pequenas casas de espetáculo de Curitiba.
Antes de se apresentar, o Virgin Steele aproveitou a passagem por Curitiba para conceder entrevista a uma rádio local. Ao ser questionado sobre as influências, David DeFeis declarou que seu pai foi o primeiro responsável pela utilização dos temas mitológicos e literários. "Por ser ator ele foi uma grande influência. Apresentou histórias antigas, Shakespeare e Chopin. Aliado à luz da lua e os sons vindos da terra, os mestres ajudaram a surgir as primeiras canções do Virgin Steele", disse o vocalista à 91 Rádio Rock.
DeFeis também falou sobre o início de composição de um novo trabalho. Ele declara que será inspirado na inquisição do Século XVI. "Haverá o conflito entre os gêneros masculino e feminino e Deus. São temas que nos inspiram", afirmou.
Sobre o principal trabalho da banda, o vocalista destacou "Noble Savage", de 1986. "Foi nosso melhor disco. É considerado o primeiro trabalho apesar de ser o terceiro. Tem uma qualidade e um entrosamento bem superior aos discos anteriores. É o nosso clássico", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
O álbum onde os Rolling Stones perderam sua essência, segundo Keith Richards
Dave Grohl comenta sua banda brasileira favorita de todos os tempos: "O Brasil é insano!"
Kiko Loureiro diz que foi idiota tocar no Rock in Rio com Angra e quase perder filha nascer

Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



