A música que gravadora não botou muita fé, mas acabou virando um hit dos anos 80
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de abril de 2024
A banda californiana Faith No More alcançou o sucesso com seu terceiro álbum de estúdio, o maravilhoso "The Real Thing", que marca a estreia do talentoso e versátil vocalista Mike Patton. Lançado em junho de 1989, "The Real Thing" é encabeçado pela música que se tornou o maior hit da carreira do Faith No More e um clássico dos anos 1980: "Epic".
Faith No More - Mais Novidades
Do primeiro ao último segundo, "Epic" é uma música marcante, empolgante e grudenta, já que logo na primeira audição, o refrão entra no cérebro do ouvinte. A canção continua fazendo muito sucesso até os dias atuais, como provam as mais de 200 milhões de reproduções no Spotify. Porém, a gravadora que trabalhava com a banda na época (Slash Records) não se empolgou muito com a cativante obra.
Billy Gould, baixista do Faith No More, falou sobre a composição de "Epic" durante uma entrevista concedida ao site Songfacts em dezembro de 2012.
"Foi concebida naturalmente como um riff de estúdio entre Roddy [Bottum, tecladista], eu e Mike Bordin [bateria] durante o ensaio, mais tarde foi concretizada em uma música inteira. Na época era nossa música favorita do álbum, mas ninguém da gravadora parecia muito interessado nela", relatou Billy.
"The Real Thing" foi lançado e não fez sucesso de forma instantânea. Então, a Slash Records resolveu investir em um clipe, o que poderia ajudar o Faith No More. E a estratégia deu certo.
"Na verdade, tínhamos feito um vídeo para ‘From Out Of Nowhere’, que não teve muita repercussão, e a gravadora nos disse: ‘Pessoal, o álbum não funcionou. Faremos mais um vídeo para qualquer música que vocês quiserem’. Então, escolhemos ‘Epic’ porque parecia a mais natural naquele momento. Tínhamos muito poucas expectativas de que ela se tornasse um sucesso comercial", complementou o baixista.
"A gravadora havia gastado tudo, emocional e financeiramente, para apoiar ‘From Out Of Nowhere e isso não deu em nada - literalmente nada", relembrou o baterista Mike Bordin, como mostra matéria publicada no site da revista Metal Hammer. "Eles nos procuraram em Londres e nos encontraram no hotel Columbia e basicamente disseram: 'Em vez de escolhermos o próximo single, queremos que vocês nos digam qual single lançar'. Nós, unanimemente, queríamos ‘Epic’, porque adorávamos a música naquele momento e como ela funcionava para nós no palco. Ela tinha muitos elementos diferentes que não eram tradicionais em sua abordagem", complementou Bordin, que infelizmente, não conseguiu aproveitar o sucesso proporcionado pela música que é o tema desta nota.
"Estávamos tocando na estrada, nos matando de trabalhar, então perdemos completamente a chance de ver o sucesso! Alguém dizia: 'Está nas paradas de sucesso aqui' ou 'Está tocando nas rádios de lá', mas estávamos apenas tentando garantir que a turnê chegasse até o L'Amour no Brooklyn, certo? Não tínhamos como saber que estava explodindo em locais tão distantes quanto a Austrália. A ‘Epic’ nos permitiu continuar trabalhando e elevou a narrativa no que diz respeito ao público e às pessoas que conhecem a banda."
"The Real Thing" apresenta outras músicas interessantes, como "Falling To Pieces", "From Out Of Nowhere" e o insano cover de "War Pigs", do Black Sabbath. O disco foi gravado por Mike Patton (vocal), Jim Martin (guitarra), Billy Gould (baixo), Mike Bordin (bateria) e Roddy Bottum (teclado).
Histórias de Músicas - Faith No More
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
Ricardo Confessori revê seu papel no Angra: "Muito cacique para pouco índio"
Angra celebra trajetória do Sepultura e seu legado no metal
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Opeth estreia em Curitiba com death metal, "stand-up" e piada sobre o Sepultura
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Músicos falam sobre emoção de retornar aos palcos com o Nevermore
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
Baterista John Tempesta anuncia sua saída do The Cult
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Six Feet Under mostra a essência do Death Metal em Belo Horizonte
Ringo Starr revela o show histórico que os Beatles perderam e depois lamentaram

A letra de música do Faith No More que mistura biscoitos da sorte e Cientologia
O clássico do Faith No More que foi inspirado na cantora Madonna
A mistura de Simon & Garfunkel, Beastie Boys e Madonna que virou hit do Faith No More
A música violenta do Faith No More que ganhou versão brutal death metal
Com quase 150 atrações, Sonic Temple Festival confirma cast para 2027
10 rockstars que fizeram mais sucesso depois de serem demitidos da banda, segundo a Loudwire
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
Mike Patton escreveu as letras do álbum "The Real Thing" em menos de duas semanas


