A música que gravadora não botou muita fé, mas acabou virando um hit dos anos 80
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de abril de 2024
A banda californiana Faith No More alcançou o sucesso com seu terceiro álbum de estúdio, o maravilhoso "The Real Thing", que marca a estreia do talentoso e versátil vocalista Mike Patton. Lançado em junho de 1989, "The Real Thing" é encabeçado pela música que se tornou o maior hit da carreira do Faith No More e um clássico dos anos 1980: "Epic".
Faith No More - Mais Novidades
Do primeiro ao último segundo, "Epic" é uma música marcante, empolgante e grudenta, já que logo na primeira audição, o refrão entra no cérebro do ouvinte. A canção continua fazendo muito sucesso até os dias atuais, como provam as mais de 200 milhões de reproduções no Spotify. Porém, a gravadora que trabalhava com a banda na época (Slash Records) não se empolgou muito com a cativante obra.
Billy Gould, baixista do Faith No More, falou sobre a composição de "Epic" durante uma entrevista concedida ao site Songfacts em dezembro de 2012.
"Foi concebida naturalmente como um riff de estúdio entre Roddy [Bottum, tecladista], eu e Mike Bordin [bateria] durante o ensaio, mais tarde foi concretizada em uma música inteira. Na época era nossa música favorita do álbum, mas ninguém da gravadora parecia muito interessado nela", relatou Billy.
"The Real Thing" foi lançado e não fez sucesso de forma instantânea. Então, a Slash Records resolveu investir em um clipe, o que poderia ajudar o Faith No More. E a estratégia deu certo.
"Na verdade, tínhamos feito um vídeo para ‘From Out Of Nowhere’, que não teve muita repercussão, e a gravadora nos disse: ‘Pessoal, o álbum não funcionou. Faremos mais um vídeo para qualquer música que vocês quiserem’. Então, escolhemos ‘Epic’ porque parecia a mais natural naquele momento. Tínhamos muito poucas expectativas de que ela se tornasse um sucesso comercial", complementou o baixista.
"A gravadora havia gastado tudo, emocional e financeiramente, para apoiar ‘From Out Of Nowhere e isso não deu em nada - literalmente nada", relembrou o baterista Mike Bordin, como mostra matéria publicada no site da revista Metal Hammer. "Eles nos procuraram em Londres e nos encontraram no hotel Columbia e basicamente disseram: 'Em vez de escolhermos o próximo single, queremos que vocês nos digam qual single lançar'. Nós, unanimemente, queríamos ‘Epic’, porque adorávamos a música naquele momento e como ela funcionava para nós no palco. Ela tinha muitos elementos diferentes que não eram tradicionais em sua abordagem", complementou Bordin, que infelizmente, não conseguiu aproveitar o sucesso proporcionado pela música que é o tema desta nota.
"Estávamos tocando na estrada, nos matando de trabalhar, então perdemos completamente a chance de ver o sucesso! Alguém dizia: 'Está nas paradas de sucesso aqui' ou 'Está tocando nas rádios de lá', mas estávamos apenas tentando garantir que a turnê chegasse até o L'Amour no Brooklyn, certo? Não tínhamos como saber que estava explodindo em locais tão distantes quanto a Austrália. A ‘Epic’ nos permitiu continuar trabalhando e elevou a narrativa no que diz respeito ao público e às pessoas que conhecem a banda."
"The Real Thing" apresenta outras músicas interessantes, como "Falling To Pieces", "From Out Of Nowhere" e o insano cover de "War Pigs", do Black Sabbath. O disco foi gravado por Mike Patton (vocal), Jim Martin (guitarra), Billy Gould (baixo), Mike Bordin (bateria) e Roddy Bottum (teclado).
Histórias de Músicas - Faith No More
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Megadeth confirma show extra no Chile e praticamente mata esperança de nova data no Brasil

A música violenta do Faith No More que ganhou versão brutal death metal
O clássico dos anos 80 que cantor não se lembra de ter gravado
A mistura de Simon & Garfunkel, Beastie Boys e Madonna que virou hit do Faith No More
O clássico do Faith No More que foi inspirado na cantora Madonna
10 melhores covers de músicas do Black Sabbath e Ozzy Osbourne segundo o Metal Injection


