Ian Anderson: surpreendente show 'plugado' em São Paulo
Resenha - Ian Anderson (Credicard Hall, São Paulo, 14/05/2011)
Por Jorge A. Silva Junior
Postado em 16 de maio de 2011
Quatro anos após sua última passagem por São Paulo, na ocasião como JETHRO TULL, Ian Anderson retornou à cidade para apenas um show, que foi divulgado como acústico. Diferentemente no anúncio, o músico, de 63 anos, surpreendeu o grande público que compareceu ao Credicard Hall com uma apresentação totalmente 'plugada' e repleta de sucessos de sua banda, considerada ícone do Rock Progressivo.
Sem a tradicional pontualidade britânica (vale lembrar que Ian Anderson é escocês), o show começou com 20 minutos de atraso. Por se tratar de um evento realizado em pleno sábado e com o público formado em sua maioria por casais e famílias, este fato não gerou qualquer tipo de desconforto. Aliás, logo na primeira música, "Living In The Past", Ian Anderson e sua banda - formada por Florian Opahle (guitarra), David Goodier (baixo), Scott Hammond (bateria) e John O' Hara (teclado) - conquistaram a todos com uma aula no que diz respeito à harmonia, arranjos e, é claro, carisma. Na seqüência, com uma introdução de gaita, "A New Day Yesterday" abriu caminho para a breve saudação de Sir Anderson. "Olá, boa noite! Essa é muito antiga, de 1971, do álbum 'Aqualung'", disse o flautista antes de emendar a maravilhosa "Up To Me".
Para a surpresa (e alegria) da maioria, o show não foi acústico como havia sido divulgado. Totalmente 'plugados', Ian Anderson e banda presentearam os fãs com uma nova e ótima canção: "Hare In The Wine Cup", destacada pelo bandolim e seu ritmo Indiano.
Após a apresentação dos músicos, outro clássico do JETHRO TULL deu as caras: "Songs From The Wood", do álbum homônimo de 1977. Se nesta altura do campeonato o tecladista John O' Hara já merecia uma atenção especial, ela só aumentou quando "Prelude In C Major", de ninguém menos que Johann Sebastian Bach, foi apresentada em versão reduzida, servindo de introdução para a instrumental "Boureé", também do maestro alemão, mas com novos arranjos criados por Ian Anderson.
A primeira parte da apresentação foi encerrada com a conceitual "Thick As A Brick", de 1972, que teve sua versão estendida por conta da inclusão de "The Poet And The Painter" e "Toccata And Fugue".
Antes da mini-maratona de clássicos, Ian Anderson apresentou mais uma nova canção, "A Change Of Horses", composta há dois anos. Mesmo como a qualidade indiscutível do material tocado ao vivo e 'plugado', o público sentia a falta de mais clássicos. Após as primeiras notas de "My God", a galera foi ao delírio com o 'Lado B' mais famoso do JETHRO TULL. Em seguida, a linda balada "Budapest" e o maior sucesso da banda, "Aqualung", fecharam o 2º set da melhor maneira possível, tanto que boa parte do público, já satisfeito, foi embora antes do Bis. Uma pena, já que, obviamente, seria impossível terminar um show de Ian Anderson sem a pesada e ao mesmo tempo delicada "Locomotive Breath", que, com apenas quatro minutos e meio de duração, conseguiu juntar todos os elementos musicais que resumem a genialidade do JETHRO TULL.
JETHRO TULL em São Paulo
Credicard Hall - 14 de Maio de 2011
Duração: 1h45
1º Set
- Living In The Past
- A New Day Yesterday
- Up To Me
- Hare In The Wine Cup
- Songs From The Wood
- Prelude In C Major (Bach) / Bouree
- Thick As A Brick / The Poet And The Painter / Toccata And Fugue
2º Set
- A Change Of Horses
- My God
- Budapest
- Aqualung
Bis
- Locomotive Breath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
O ídolo histórico de Flamengo e Palmeiras que adora Legião Urbana, Titãs e The Smiths
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
O erro que fez Tuomas Holopainen demorar 15 anos para descobrir Harry Potter
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
Tuomas revela que vai revisitar tema já antes abordado no próximo álbum do Nightwish
20 bandas de Rock/Metal que não lançaram discos ruins, em lista da Metal Hammer
O álbum onde os Rolling Stones perderam sua essência, segundo Keith Richards
B. B. King sobre John Lennon ter dito que queria tocar como ele


Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
As melhores músicas do rock progressivo com mais de 30 minutos, segundo a Loudwire
Ian Anderson explica como o consolo "intruso *nal" era usado em shows do Jethro Tull nos anos 80
O dia em que membros do Spin Doctors deixaram Ian Anderson no vácuo: "Me ignoraram"
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



