Soulspell: inacreditável competição de qualidade no palco
Resenha - Soulspell (Blackmore, São Paulo, 27/11/2010)
Por Lucas Steinmetz Moita
Postado em 03 de dezembro de 2010
O SOULSPELL METAL OPERA é um projeto criado pelo baterista Heleno Vale, que conta uma saga através de Eras interpretada por ícones do Heavy Metal Nacional. Após o lançamento do primeiro ato da saga, A Legacy Of Honor, foi lançado o segundo álbum, intitulado The Labyrinth of Truths, que conta também com músicos internacionais como Jon Oliva (SAVATAGE), Roland Grapow (ex-HELLOWEEN) e Zak Stevens (SAVATAGE).
Em 2010, Heleno Vale conseguiu sair em turnê, mesmo com a dificuldade de administrar vários músicos de todos os cantos do país, e confirmou algumas datas no Brasil. Entre elas, estava a memorável noite de 27 de novembro no Blackmore Bar em São Paulo.
A abertura, já com a casa lotada, ficou por conta da banda SCARECROW AVANTASIA COVER. Uma apresentação de altíssima qualidade que superava a música remetendo ao teatral. Os integrantes usavam adereços como cartolas e cetros, encarnando o conceito dos discos.
Após um show completo e que empolgou a todos os presentes, sobe ao palco a imensa equipe do SOULSPELL. O show de São Paulo contou com a presença dos vocalistas Leando Caçoilo (ex-ETERNA), Daísa Munhoz (VANDROYA), Manu Saggioro (comandando também a guitarra base), Mário Linhares (HARLLEQUIN, ex-DARK AVENGER), Mário Pastore (PASTORE), Jefferson Albert, Lucas Martins, Christian Passos (WIZARDS), Tito Falaschi (ILLUSTRIA) e Edu Falaschi (ANGRA). Todo esse time era sustentado por Marco Lambert (guitarra), Caetano Ranieri (teclado), Renato Spiro (baixo), e o mentor do projeto Heleno Vale (bateria).
Após uma breve intro, o show iniciou com a música título do segundo ato, "The Labyrinth Of Truths". Com um público já conquistado, seguiram com "Age of Silence", do primeiro ato A Legacy Of Honor.
O maior comentário a se fazer em um show como esse é o quanto o público brasileiro perde direcionando tanto os próprios olhos para países distantes. Como na frase "a grama do vizinho é sempre mais verde", nossos espectadores parecem se recusar a acreditar que temos tanta qualidade por causa de rótulos impostos pela mídia, como "País do Carnaval". A maior prova de todas para quebrar esse estereótipo foi a inacreditável competição de qualidade que tínhamos em cima do palco. Ouvidos sem direção para saber quem era o melhor. Simplesmente inacreditável.
Daí por diante vieram "Troy", "Amon’s Fountain", "Milvian Bridge", "A little Too Far". Alguns já comentavam os seus preferidos. Uma indecisão de opiniões sobre qual vocalista era o melhor mostrava o nível de qualidade do espetáculo.
Então veio o primeiro cover da noite. Daísa Munhoz e Manu Saggioro são as comprovações de que heavy metal não foi feito somente para homens. O dueto feminino interpretou de forma emocionante "Valley Of The Queens", do AYREON.
O show seguiu com "Adrift" e "Soulspell". Aí então, sobe ao palco Edu Falaschi para a execução inesperada de "Rebirth". Após, fez um dueto com Manu Saggioro, que nesse instante já tinha conquistado na platéia o seu próprio coral: "Manu! Manu! Manu!". Os dois cantaram, ao lado de Jefferson Albert, "A Secret Compartment". Para finalizar a noite com chave de ouro, Todos os vocalistas se reúnem ao palco para cantar o clássico "Can I Play With Madness", do IRON MAIDEN.
Seguindo o encerramento do show, todos os membros que compõem o SOULSPELL desceram do palco para autógrafos e fotos, não deixando uma pessoa sequer desapontada. Um público totalmente satisfeito teve a oportunidade de conhecer um pouco mais seus ídolos sem ter que passar por uma sorte ou privilégio.
Mais do que um show, o SOULSPELL se revelou um símbolo de união e um suspiro de ressurreição do heavy metal brasileiro.








Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
O detalhe irritante em clássico do Led Zeppelin que Jimmy Page não consegue ignorar
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
A música do Foo Fighters que Dave Grohl disse que não conseguiria cantar ao vivo
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
O amigo que Ozzy Osbourne sentia falta de ter por perto e chamava de cara definitivo do metal
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
Os 10 melhores álbuns de death metal dos anos 1990 segundo o Metal Injection
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
A maior conquista do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
João Gordo revela que preferiu evitar reencontro com Phil Anselmo durante festival
O melhor vocalista que surgiu nas últimas décadas, segundo Jimmy Page
A atitude de Lula que Dinho considerou "insulto e erro"; diversos rockstars fizeram coro

Masters of Voices (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 13/07/2026)
Com toda sua experiência e talento do seu novo vocalista, Nazareth conquista o público mineiro
Covil Brutal recebe Sentence, Pathologic Noise e Critical Fear em Belo Horizonte
Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
Masters of Voices agita o público em Belo Horizonte
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



