Focus: Philip Catherine esbanja técnica e bom humor
Resenha - Philip Catherine (Auditório Ibirapuera, São Paulo, 28/08/2010)
Por Fábio Sales
Postado em 10 de setembro de 2010
Duas noites de um Auditório Ibirapuera lotado. Duas noites de pura magia e boa música. Duas horas de apresentação em cada dia. Assim, pode ser definida a breve passagem pelo Brasil do guitarrista Philip Catherine. Com shows apenas em São Paulo, o guitarrista belga hipnotizou a todos com as notas que saíam de sua guitarra mágica.
Este que vos fala, compareceu ao segundo dia do concerto (sábado, 29/08). Acompanhado da Jazz Sinfônica (orquestra que completa duas décadas de existência neste ano de 2010), o ex-músico do Focus (integrou a banda durante a turnê do álbum Focus con Proby) mesclou um set de canções populares brasileiras, como dos músicos Guinga e Pixinguinha, além de composições de sua autoria. "Sempre tive vontade de tocar algo de vocês. A riqueza de ritmos das canções brasileiras me impressiona. Esta é a oportunidade de realizar um sonho", disse Catherine ao público, referindo logicamente aos artistas da música instrumental brasileira.
O programa do concerto começa com a execução de duas peças interpretadas pela Jazz Sinfônica. Sob a regência do maestro João Maurício Galindo, a orquestra interpreta Baião de Lacan, de Guinga, e Urubu Malandro, de Pixinguinha.
Eis que o ex-guitarrista do Focus entra em cena. Quando soam os primeiros acordes de seu instrumento é impossível não associá-los à banda holandesa. Até mesmo na contribuição das interpretações do cancioneiro brasileiro, como Catavento e Girassol, composição de Guinga. São notáveis as lembranças e referências a um dos maiores pilares do rock progressivo.
Na segunda parte do show, Catherine nos presenteia com alguns de seus êxitos jazzísticos como Twice a week, Bea e Arthur Rainbow. Entre uma canção e outra, Catherine mantinha contato com o público, seja para explicar a história das composições, seja para realizar comentários divertidos.

Platéia satisfeita e sonho do músico realizado. Final mais que perfeito para uma noite rara e inesquecível.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Agora é oficial: Iron Maiden não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
Wendy Dio revela o que havia no cofre do marido que ninguém sabia que existia
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
Chris Poland diz que vai desmentir Dave Mustaine em seu livro
A melhor música do primeiro disco de Ozzy Osbourne, segundo o Loudwire
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Estúdio onde Iron Maiden gravou "The Number of the Beast" corre risco de demolição
Dream Theater toca trecho de clássico do Van Halen em show no Panamá
O critério que Angra adotou para escolher Alírio Netto, segundo Felipe Andreoli
Kiss fará dois shows "unmasked" em novembro de 2026
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Marcelo Barbosa diz que seu curso online de guitarra dá mais dinheiro que o Angra
Guilherme Arantes usa hit de Raul Seixas para criticar carnaval, fãs não curtem e ele rebate
Rock Brasileiro: uma lista das 10 maiores bandas


Extreme (Monsters of Rock, São Paulo, 04/04/2026)
Blackberry Smoke voltou para Porto Alegre com a casa cheia
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
365 celebrou os 472 anos de São Paulo com show memorável no CCSP
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil


