Iced Earth: precisão e muito peso em Belo Horizonte
Resenha - Iced Earth (Lapa Multishow, Belo Horizonte, 04/02/2010)
Por Luiz Figueiredo
Postado em 07 de fevereiro de 2010
O que esperar do show de uma banda de Heavy Metal, com longos anos de estrada, inédito em nosso país? Exatamente por ser a primeira vez de praticamente todos em um show do Iced Earth, a sede por clássicos era maior do que o normal. E, para deleite dos presentes no pequeno Lapa Multishow, essa sede foi saciada por completo.
Forno! É como podemos definir o Lapa na noite da última quinta-feira. Isso porque além de o local ser pequeno, estar completamente lotado e não ser muito bem ventilado, o calor que tem feito em Belo Horizonte é escaldante. Inclusive, enquanto escrevo minhas mãos derretem sobre o teclado. Enfim, o clima era perfeito para um belo show de Heavy Metal.
Às 20 horas, a fila já tinha mais de cem metros, dobrando a esquina, e não parava de crescer. Além da fila, os bares próximos ficaram lotados de headbangers que queriam se "hidratar" antes de entrarem no Lapa. Uma vantagem de shows em BH é essa. Bar é o que nunca falta, em qualquer canto da cidade.
O horário do show, marcado para as 21 horas, se aproximava e a banda sequer tinha chegado à casa. Jon Schaffer e Cia apareceram em cima da hora, quando os técnicos já tinham passado o som. As portas foram abertas por volta das 21:30 e, aos poucos, o Lapa era tomado por fãs ansiosos para ver o grupo no palco.
A partir da abertura das portas, começou uma espera que seria que longa. Com 1 hora e 35 minutos de atraso a introdução com "In Sacred Flames" começou a ser executada. Quem ainda estava "fazendo hora" na rua precisava correr para não perder o começo do show. Durante a introdução a banda já estava no palco escuro. As luzes se acenderam assim que Jon Schaffer emendou os primeiros riffs de "Behold The Wicked Child", o bastante para o forno virar o inferno. Essas foram as únicas músicas do último disco "The Crucible of Man". Os clássicos foram, como já adiantado no início desta resenha, o foco principal do show.

Com o fechamento de "Behold The Wicked Child" a banda não deu nem um segundo de espaço para o público respirar e tocaram "Burning Times" e "Declaration Day". Essa última precisou da voz afinada do público belo-horizontino, pois em uma estrofe, durante sua execução, a voz de Matt Barlow não saiu por uma falha do sistema de som, rapidamente corrigida. Mas o solo do guitarrista Troy Seele também ficou prejudicado nessa música.
Mesmo assim, Declaration Day, especialmente em seu refrão, mostrou como a voz de Matt Barlow está impecável.
Na seqüência, a apresentação do ICED EARTH foi uma passagem por todas as fases da banda. Tocaram músicas de todos os álbuns, menos do Burnt Offerings, de 1995. O comportamento do público foi condizente com a apresentação precisa e pesada da banda floridense. A apresentação acabou às 00:15.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | A banda, por várias vezes voltava os seus olhares para o público e, de vez em quando, era possível ver alguns sorrisos no rosto de Jon Schaffer e Matt Barlow. O chefão e o frontman do Iced Earth, com certeza, se empolgaram com o primeiro contato com o público brasileiro.
Uma apresentação com cerca 1 hora e 40 minutos para ficar na memória de cada um que saiu torrado daquele forno chamado Lapa, no dia 04 de fevereiro de 2010.
Dezoito músicas foram executadas na ordem a seguir:
1. In Sacred Flames
2. Behold The Wicked Child
3. Burning Times
4. Declaration Day
5. Violate
6. Pure Evil
7. Dracula
8. Melancholy
9. Ten Thousand Strong
10. Stormrider
11. The Hunter
12. Prophecy
13. Birth Of The Wicked
14. The Coming Curse
Encore:
15. Dark Saga
16. A Question Of Heaven
17. My Own Saviour
Encore 2:
18. Iced Earth



Outras resenhas de Iced Earth (Lapa Multishow, Belo Horizonte, 04/02/2010)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
A besteira cometida por Arjen Lucassen que fez projeto com Bruce Dickinson ser cancelado
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Dream Theater realiza show que será lançado como álbum ao vivo; confira setlist
Com Rodolfo Abrantes, Rodox anuncia retorno após 22 anos e reacende legado do hardcore nacional
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
Bruno Sutter disponibiliza show completo que ensaiou com o Angra; ouça aqui
O disco do Sepultura que tem vários "hinos do thrash metal", segundo Max Cavalera
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
A opinião do lendário guitarrista B. B. King sobre os Rolling Stones
A técnica de arte marcial usada por Regis Tadeu para se proteger no caso do fã de Manowar
A banda que poderia ter unido John Lennon e George Harrison de novo nos anos 1980

Extreme - uma apresentação enérgica, direta e de altíssima qualidade em Porto Alegre
Blackberry Smoke voltou para Porto Alegre com a casa cheia
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil

