Haunted: mereciam mais público do que o presente
Resenha - Haunted (Hangar 110, São Paulo, 30/11/2008)
Por Alexandre B. Santos
Postado em 05 de dezembro de 2008
Quando ouvi "Chasm" pela primeira vez, fiquei impressionado com a "pegada" thrash old school da mesma e ao olhar o nome da banda perguntei a mim mesmo: The Haunted? Fui logo atrás de informaçôes da banda e rapidamente comprei o primeiro álbum. Para minha surpresa, "Chasm" não era a melhor do álbum e vi diante de mim um dos melhores álbuns de thrash que já ouvi. Virei fã incondicional da banda e acompanho tudo desde então. Minha expectativa por um show por aqui foi cultivada por anos. Eis que de sopetão é anunciada uma data para o Brasil e meu sonho virou realidade.
Domingão com decisão de campeonato brasileiro, ruas vazias e logo cheguei ao Hangar, por volta das 19:10. Para minha surpresa, não havia muita gente, mas ainda era cedo e haveria banda de abertura. Estacionamento fácil e rapidamente estava na porta do local. Fiquei jogando conversa fora com meus camaradas e nada do público chegar. Nem entrei para ver os Bandanos, banda de abertura. De surpresa, Dolving, Anders, Jonas, Jensen e Per Moller, passaram por mim e entraram pela porta da frente. Quando percebi que o show de abertura terminou, corri para dentro.
Vazio. Assim estava o Hangar para prestigiar esta grande banda. Que desperdício. Alguns ajustes com a cortina do palco fechada e logo as luzes se apagaram. A intro de bateria começou ainda com a cortina fechada e a primeira frase de "Little Cage" é gritada. Paulada direta e roda rapidamente feita. Selvageria. Dolving com cara de louco olhando a galera, Jensen do seu direito e os irmãos Bjorler a esquerda. No fundo Per Moller com um pano com a arte do "Revolver" e o nome da banda. Já havia ido atrás do setlist da Colômbia, então já sabia a sequência das músicas e elas foram fielmente executadas. Fiquei meio com um pé atrás, já que haveria muitas músicas do "The Dead Eye", que não é meu álbum favorito, mas ao vivo estas músicas ganharam um peso extra e ficaram muito boas. Dolving é um cara engraçado e agressivo ao mesmo tempo. Não parava de agitar um segundo, agachando, dando socos como um boxeador e cantando muito. Como sua voz encaixa com o som permanece potente em todas as músicas e variações. Jensen ficou posando para as fotos e era o mais de boa. Per Moller moeu a batera sem sinais de desgaste ou sofrimento. O baixo de Jonas é muito presente, dando peso extra para a cozinha. E Anders. Ah, o Anders... Como toca o sujeito. Parece que está brincando de tocar guitarra. O solos ficaram perfeitos, como nos álbuns. Claro que os destaques vão para as músicas mais clássicas, como "Trespass", "Bury your Dead", "In Vein" (um pouco embolada), "All Against All", "No Compromise" e "99". Até "Moronic Colossus" (do último álbum) caiu nas graças do público que agitou muito com essa grande música. Dolving pediu no meio desta que a galera gritasse: "SICK". Foi atendida com o "sick, sick, sick" da letra. Muito bom. Para terminar, após a sequência do bis, a galera clamou por "Hate Song" e foi atendida. Com o mais puro thrash praticado com destreza e violência o show terminou do mesmo jeito que começou: Selvagem. "Hate Song"!!!!!!!!
Enfim, foi uma aula de thrash metal que saciou os sortudos fãs que estavam presentes. Fiquei com o pescoço em frangalhos e totalmente feliz. Azar dos que não foram. No final da guerra, Dolving, Per e Jensen desceram do palco e atenderam o público, tirando fotos, dando autógrafos e sendo elogiados pela performance. Mesmo com um baixo público, tocaram como se estivessem em uma grande arena, provando o quanto gostam do que fazem e respeitam os fãs. Claro que peguei meus autógrafos também.
Talvez a sequência de shows (Paradise, Carcass, Judas...) e a pouca divulgação, pesaram contra uma boa presença, mas esta banda merecia muito mais público do que o presente.
Set List:
1. Little cage (Versus)
2. The drowning (The Dead Eye)
3. Trespass (Made Me Do It)
4. Trenches (Versus)
5. Forensick (The Haunted)
6. D.O.A. (One Kill Wonder)
7. Rivers run (Versus)
8. The flood (The Dead Eye)
9. The medication (The Dead Eye)
10. In vein (The Haunted)
11. Faultline (Versus)
12. The fallout (The Dead Eye)
13. Dark intensions (Made Me Do It)
14. Bury your dead (Made Me Do It)
15. All against all (rEVOLVEr)
16. Moronic colossus (Versus)
17. No compromise (rEVOLVEr)
18. 99 (rEVOLVEr)
19. Hate song (The Haunted)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
Traidores do movimento - bandas de rock que "se venderam" nos anos 80
Dave Grohl revela como foi seu primeiro dia após morte de Kurt Cobain
David Gilmour admite que hoje não lançaria uma das canções mais famosas do Pink Floyd


O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Tiamat - aquele gótico com uma pegada sueca
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



