Whitesnake: Em São Paulo, um pouco da história do Hard Rock
Resenha - Whitesnake (Credicard Hall, São Paulo, 09/05/2008)
Por Eduardo Contro
Postado em 12 de maio de 2008
Em dia de trânsito caótico na cidade de São Paulo, com recorde de congestionamento e tudo o que uma noite de sexta-feira na Marginal Tietê pode proporcionar, o Whitesnake fez uma apresentação memorável no Credicard Hall.
Coverdale e os músicos que o acompanham mostraram em São Paulo, para 7 mil pessoas, um pouco da história dessa grande banda de hard rock muito apreciada até hoje (os ingressos estavam esgotados desde 15 de abril).
Em sua quarta passagem pelo Brasil, o Whitesnake apresentou sucessos antigos e canções de seu primeiro disco de inéditas lançado em onze anos, o bom "Good To Be Bad" (de 2008).
Quem conseguiu chegar até lá até um pouco atrasado, pôde presenciar uma noite de gala. Às 22h30 o grupo abria a noite mandando o som "Best Years", do seu 11º álbum.
Na seqüência, retomaram um pouco de sua trajetória com "Fool For Your Loving", um clássico dos primórdios da banda, para incendiar o público.
Injusto seria dizer que essa recente formação é só mais uma das 50 (exagerando um pouco, claro) do Whitesnake. Os integrantes atuais fazem bonito. Para se ter uma idéia, Doug Aldrich (guitarra), toca com Dio; Reb Beach (também guitarra), no Winger; Timothy Drury (teclados), no Eagles; e Uriah Duff (baixo) e Chris Frasier (bateria) completam a banda com muita qualidade.
Mas não é só isso que agrada. A simpatia dos músicos (incluindo Coverdale) chama atenção. Não por trocar tantas palavras com o público, mas pela sensação prazerosa pela música, o sorriso estampado na cara em cima do palco, a empolgação de tocar que chega a parecer como se fosse a primeira vez.
Esse modo raro de agir de um rockstar traz definitivamente o público pra perto da banda, faz o fã mais fã do que nunca. A troca veio com força, fazendo a galera agitar bastante o tempo todo. Provável que no alto dos seus 57 anos, Coverdale tenha aprendido tudo o que se deve e o que não se deve fazer em cima do palco.
Vale destacar o som impecável. Ambos os guitarristas mostraram muito virtuosismo, mas principalmente, muita precisão. Todas as músicas foram executadas sem erro (ao menos aparentes), e com um som muito limpo e volume ideal, digno de congratulações à casa. Aliás, difícil destacar apenas um dos integrantes.
Para fechar em grande estilo, o grupo apresentou também "Still Of The Night", seguida de "Soldier Of Fortune", do Deep Purple, banda da qual foi vocalista entre 1973 e 1976, antes de formar o Whitesnake. Continuando o embalo de sons pré-Whitesnake, vieram ainda os clássicos "Burn" e "Stormbringer".
Ao longo de sua carreira o Coverdale provou o suspiro das mulheres e muitas críticas, mas, sem dúvida, conseguiu seu espaço com muito trabalho. Seguindo o nome do seu último disco, em duas horas de show, David prova que "it is good to be bad to the bone". E que continue assim, "bad" (no melhor sentido possível), até, quem sabe, seus 70/ 80 anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
Jennifer Finch, baixista da L7, morre aos 59 anos devido a um câncer cerebral
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
O dia em que Ozzy Osbourne entrou em um protesto contra ele mesmo e ninguém percebeu
O disco que Roger Waters diz ter acabado com o Pink Floyd de uma vez por todas
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
O guitarrista que mudou a vida de Steve Vai até ele descobrir um ainda mais revolucionário
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
A banda esquecida dos anos 60 que Phil Collins considera sua favorita de todos os tempos
A influência de Bon Scott em "Back in Black" (AC/DC) segundo Angus Young
Com Corey Glover (Living Colour) nos vocais, One Tribe Nation lança cover do Black Sabbath
Mick Box, guitarrista do Uriah Heep, conta como Brexit dificultou tudo para bandas britânicas

O clássico do Whitesnake que foi gravado durante um bate boca aos berros no estúdio
Ex-Whitesnake, Adrian Vandenberg detalha celebrações de 50 anos de carreira
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
Com membros de Whitesnake e Def Leppard, Ricky Warwick anuncia novo álbum
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil


