Resenha - Thoten (Rio de Janeiro, 13/09/2002)
Por Bruno Tabera
Postado em 13 de setembro de 2002
Cheguei ao ballroom por volta das 23h00 (hora marcada para o inicio do show) já antecipando um atraso para o início. A entrada foi tranquila já que não havia fila. Já conhecia o local e não acho que tenha uma infra-estrutura muito boa para esse tipo de evento já que tem muitos "ambientes", o que deixa o público meio disperso.
Às 23h50m as cortinas se abrem e sobe ao palco a banda carioca "The Punishment". A banda contava com a participação de Bruno Sá da também carioca Allegro nos teclados, que dispensa comentários; na minha opinião é um grande tecladista.
Eles abrem o show com a música própria "Rise of the Weakened". O som no local não estava muito bom e a bateria estava muito alta, mas acredito que isso só tenha ajudado a banda, já que o baterista Bruno Marques foi um (senão o único) ponto alto do show. Não que os guitarristas Gabriel Marques e Augusto Leite, e o baixista Rafael Oliveira fossem ruins, mas um dos pontos baixos da banda foi a performace do vocalista Mauricio Carneiro. Mesmo assim o público foi receptivo ao show, já que a banda mandou dois covers: do Stratovarius, "Speed Of Light", que foi bem executada, novamente apenas com uma vacilada do vocal, e "Hallowed Be Thy Name" do Iron Maiden, que ao contrário do outro cover, foi mal executada e talvez a versão mais rápida da musica que eu tenha escutado.
Depois de um pequeno intervalo, às 01h05m, o Thoten sobe ao palco para o ultimo show da "Beyond World Tour". A banda, que conta com Itho Cruz (Baixo), Marcos Barzo (Bateria), Renato Tribuzy (Vocais), Frank Schieber (Guitarra), Sidney Sohn (Teclado) abriu o show com a música "Ashes In The Abyss", super ovacionada por ser uma das mais conhecidas e aclamadas do album "Beyond Of Tomorrow".
Depois do primeiro contato da banda com o público (aproximadamente 600 pessoas), e mais duas músicas próprias, a banda executa o primeiro cover: "Eletric Eye" do Judas Priest que já era esperado já que fez parte do Set List de toda tournê européia da banda. Apesar de alguns problemas com o volume do microfone o cover arrancou aplausos da galera presente.
Em músicas como "Above The Law" e "Smoke on the Water" do Deep Purple a participação das pessoas presentes no ballroom foi incrível. Novamente a bateria foi um dos pontos altos do show; Marcos Barzo realmente é um grande baterista. E ao contrário do show da banda de abertura, o ponto mais alto do Thoten sem dúvidas é a performace do vocalista Renato Tribuzy, tanto na parte de vocal como de frontman, já que os outros membros poderiam trabalhar um pouco nessa área. Isso pôde ser facilmente percebido quando a banda tocou a bonus track européia "Scream". O vocalista Tribuzy realmente se supera nessa música, com um vocal incrível, o que o coloca como um dos melhores vocalistas nacionais (senão mundiais) da atualidade.
É anunciado que a próxima será a ultima musica do show. Mais um cover do Judas, desta vez a clássica "Painkiller", que fez todo o público se empolgar, apesar de eu sentir a falta de uma segunda guitarra nas bases da música. A banda saiu do palco ainda aos gritos de "Thoten!! Thoten!!".
Quem assiste ao Thoten ao vivo percebe que a banda é muito superior ao que demonstra no CD, cuja produção poderia ter sido melhor realizada. Resumindo: por apenas R$15,00 o público pode ver uma das maiores bandas nacionais da atualidade! E se você tiver a oportunidade de ver o Thoten na próxima tournê, não perca!
Para maiores informações sobre o Thoten visite www.thoten.com
ou envie um e-mail para [email protected].
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Tribulation anuncia Luana Dametto como baterista de sua próxima turnê
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Dio: "Como podem comparar Ozzy Osbourne a mim como cantor?"
Jimmy Page culpa Phil Collins pelo fiasco do Led Zeppelin no Live Aid, em 1985


O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Tiamat - aquele gótico com uma pegada sueca
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



