Resenha - Thoten (Rio de Janeiro, 13/09/2002)
Por Bruno Tabera
Postado em 13 de setembro de 2002
Cheguei ao ballroom por volta das 23h00 (hora marcada para o inicio do show) já antecipando um atraso para o início. A entrada foi tranquila já que não havia fila. Já conhecia o local e não acho que tenha uma infra-estrutura muito boa para esse tipo de evento já que tem muitos "ambientes", o que deixa o público meio disperso.
Às 23h50m as cortinas se abrem e sobe ao palco a banda carioca "The Punishment". A banda contava com a participação de Bruno Sá da também carioca Allegro nos teclados, que dispensa comentários; na minha opinião é um grande tecladista.
Eles abrem o show com a música própria "Rise of the Weakened". O som no local não estava muito bom e a bateria estava muito alta, mas acredito que isso só tenha ajudado a banda, já que o baterista Bruno Marques foi um (senão o único) ponto alto do show. Não que os guitarristas Gabriel Marques e Augusto Leite, e o baixista Rafael Oliveira fossem ruins, mas um dos pontos baixos da banda foi a performace do vocalista Mauricio Carneiro. Mesmo assim o público foi receptivo ao show, já que a banda mandou dois covers: do Stratovarius, "Speed Of Light", que foi bem executada, novamente apenas com uma vacilada do vocal, e "Hallowed Be Thy Name" do Iron Maiden, que ao contrário do outro cover, foi mal executada e talvez a versão mais rápida da musica que eu tenha escutado.
Depois de um pequeno intervalo, às 01h05m, o Thoten sobe ao palco para o ultimo show da "Beyond World Tour". A banda, que conta com Itho Cruz (Baixo), Marcos Barzo (Bateria), Renato Tribuzy (Vocais), Frank Schieber (Guitarra), Sidney Sohn (Teclado) abriu o show com a música "Ashes In The Abyss", super ovacionada por ser uma das mais conhecidas e aclamadas do album "Beyond Of Tomorrow".
Depois do primeiro contato da banda com o público (aproximadamente 600 pessoas), e mais duas músicas próprias, a banda executa o primeiro cover: "Eletric Eye" do Judas Priest que já era esperado já que fez parte do Set List de toda tournê européia da banda. Apesar de alguns problemas com o volume do microfone o cover arrancou aplausos da galera presente.
Em músicas como "Above The Law" e "Smoke on the Water" do Deep Purple a participação das pessoas presentes no ballroom foi incrível. Novamente a bateria foi um dos pontos altos do show; Marcos Barzo realmente é um grande baterista. E ao contrário do show da banda de abertura, o ponto mais alto do Thoten sem dúvidas é a performace do vocalista Renato Tribuzy, tanto na parte de vocal como de frontman, já que os outros membros poderiam trabalhar um pouco nessa área. Isso pôde ser facilmente percebido quando a banda tocou a bonus track européia "Scream". O vocalista Tribuzy realmente se supera nessa música, com um vocal incrível, o que o coloca como um dos melhores vocalistas nacionais (senão mundiais) da atualidade.
É anunciado que a próxima será a ultima musica do show. Mais um cover do Judas, desta vez a clássica "Painkiller", que fez todo o público se empolgar, apesar de eu sentir a falta de uma segunda guitarra nas bases da música. A banda saiu do palco ainda aos gritos de "Thoten!! Thoten!!".
Quem assiste ao Thoten ao vivo percebe que a banda é muito superior ao que demonstra no CD, cuja produção poderia ter sido melhor realizada. Resumindo: por apenas R$15,00 o público pode ver uma das maiores bandas nacionais da atualidade! E se você tiver a oportunidade de ver o Thoten na próxima tournê, não perca!
Para maiores informações sobre o Thoten visite www.thoten.com
ou envie um e-mail para [email protected].
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
O hit do Angra que Rafael Bittencourt fez para namorada: "Me apaixonei e fiquei triste"
Os 10 melhores álbuns do metal nacional de 2025, segundo o Heavy Talk
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Phil Collins revela estar sob cuidado de equipe de enfermeiros 24 horas por dia
A crítica ácida de Daniela Mercury ao hit "Anna Júlia", dos Los Hermanos
As duas poderosas músicas do Queen que Brian May mais gosta de tocar ao vivo
Flea, do Red Hot Chili Peppers, elege "o maior baixista da história do Rock"


Loseville Gringo Papi Tour fechou 2025 com euforia e nostalgia
O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Tiamat - aquele gótico com uma pegada sueca
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



