Resenha - Garage Rock (Salvador, 28/07/1999)
Por Marcelo Martins
Postado em 28 de julho de 1999
Primeiramente, vou falar das coisas ruins... É claro, elas tinham que aparecer... Nada é perfeito. O som nas duas primeiras bandas estava sofrível, mas melhorou gradativamente a partir da terceira banda. No começo, além de estar mal equalizado, o som oscilava nos auto falantes. Não sou técnico de som, não sei explicar tal fenômeno, mas tudo indica que algum energúmeno que estava na mesa de som brincava com os botõezinhos do equipamento. Isso foi bastante irritante e perdurou até a última banda. Em menor escala, mas continuou.
Pronto. O que teve de "pior" eu já falei porque fora isso... acho que foi o melhor evento de Heavy Metal que aconteceu em Salvador. E digo logo que o ponto alto do 8º Garage Rock foi o público. Que público!!! Cerca de 2000 pessoas foram para a Concha Acústica prestigiar o melhor do Heavy Metal local. Foi muito emocionante ver aquele lugar, onde tipicamente ocorrem shows de axé e MPB, cheio de bangers de toda a Bahia. Bem, nós temos que admitir... A concha é realmente incrível! A iluminação é algo de primeiro mundo e também foi um ponto MUITO alto deste evento. Ainda na linha dos elogios (e são muitos) a Uivo teve uma organização muito boa. Só não posso dizer impecável porque eu não estava lá dentro pra saber de perto. Mas como parte do público, saí muito satisfeito. O show começou pontualmente! Coisa raríssima e talvez inédita por aqui. Parabéns a todos! Eu tenho orgulho de dizer que fui neste garage. Vamos continuar assim galera! É com profissionalismo que a gente muda esse Underground!! Nota 10! :)
Agora as bandas... A primeira foi a Millenium 3 (é isso mesmo?) que entrou no lugar da Tharsis. Esta última não pôde tocar por motivos de mudança de formação. A Millenium 3 então foi chamada para substituí-los, e se saíram muito bem, apesar do público estar muito frio ainda...
E também o som não estava nem um pouco legal. Mas é importante ressaltar que esta banda é extremamente nova! Não tinha feito nenhum show até agora, mas os músicos são conhecidos no cenário. Então, temos que dar só mais um tempo para eles se ajeitarem...
Meia hora depois entrou a Punch, uma banda de Goiás. Apesar de eu não gostar muito do estilo de som deles (Korn e similares) eles fizeram um bom show. Também foram prejudicados pelo som terrivelmente equalizado.
A banda seguinte foi a que teve melhor recepção do público. Pandora já é nome consagrado no underground. Pude ver muitas camisas "passeando" pela concha! :) O som estava um pouquinho melhor, mas ainda não estava 100%. Mesmo assim, foi o show que mais "agitou" neste festival. Principalmente quando lançaram a bombástica Angel Of Death, do Slayer e Fuckin' Hostile, do Pantera.
Em seguida, a Shadows, que agora mudou de nome e passa a ser conhecida como Drearylands. Fizeram um show excelente. Rafael, o novo guitarrista, não deixa nada a desejar. As novas composições são um primor e deu pra ouvir todos os lindos duetos de guitarra. Muito bom. Pena que não dava pra ouvir os coros direito, porque o som... Ah! vocês já sabem....
A última banda foi a Malefactor. Meu amigo, que produção viu? Eles estão lançando, finalmente, o seu primeiro CD: celebrate thy war e fizeram um show de altíssimo nível, com direito a tochas e introdução clássica. Realmente, um primor. Não ficou devendo nada a nenhuma banda gringa. Vamos esperar que o garage seja tão bom no ano que vem! Se quiserem mandar e-mail pra mim comentando o evento, vou ler com o maior prazer!!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
Jimmy Page revela suas três músicas preferidas do Led Zeppelin
Os dez mandamentos do Pink Floyd na estrada


Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Gloryhammer - primeira apresentação no Brasil em ótimo nível
Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e que fará falta
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Poppy - Uma psicodelia de gêneros no primeiro show solo da artista no Brasil
Festival Índigo cumpre a promessa em apostar no Alternativo
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



