Rock: afinal, ele morreu? Está morrendo?
Por Zé Elias
Postado em 20 de maio de 2017
O mercado do rock nunca parou. Artistas continuam aparecendo em todas as vertentes e provavelmente são na maioria até tecnicamente melhores do que os dos anos 1970 pra trás. Nesse ponto, a chama vai se mantendo acesa.
Mas como sugeriu o Rodrigo Contrera no artigo acima, há uma "morte lenta" que nos é imposta e que tem muito sentido. Vão sumindo os personagens que foram nossas referências na música. Sou de 1965 e comecei a acompanhar rock em 1979. Depois a cabeça foi aberta para o jazz, a erudita e algo da MPB. Dos anos 1990 pra cá, isso meio que deixou de acontecer; fui deixando de acompanhar com a mesma frequência e intensidade e, por conseguinte, deixando de ter tantas e tão fortes referências.
Então eu poderia dizer que o rock está morrendo pra mim, apenas. Porém a minha percepção é de que essas figuras não foram apenas as grandes referências minhas, mas do gênero como um todo. Mesmo entre a molecada adolescente que vira "fã de carteirinha" e não apenas acompanhador de modismo, parece prevalecer uma preferência para os dinossauros. Não sei se é porque, a meu ver, já se vão uns 20 anos que não aparece nada de novidade no rock em termos de estilo. Minha memória diz que, nos anos 1980, vieram a new wave com Police, o metal mais agressivo com Metallica e outros, e que nos anos 1990 eu achei a banda Karmakanic diferente da média dos progs (o que aos poucos ela foi deixando de ser).
Não há menosprezo meu quando falo disso, não há demérito por artistas como Chris Cornell e a geração grunge (que não me pareceu como estilo uma novidade, apenas uma retomada do hard setentista). Ele cantava "bagaraio"! E não é saudosismo. Há muita coisa que foi lançada, muita banda que apareceu, que eu curto muito - por exemplo, Pain of Salvation.
Só que, à medida em que a extinção dos dinossauros se aproxima, o que se insinua é que, em algumas décadas, a força do rock não será mais a mesma e talvez ele venha a ser, em termos culturais, um zumbi.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Eloy Casagrande anuncia ter finalizado suas partes para o próximo álbum do Slipknot
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
A cantora que usou música do Slayer para combater o patriarcado
Regis Tadeu aponta o grande erro que Tony Iommi cometeu em seu novo álbum solo
A banda de heavy metal que Josh Homme ama, mas não quer imitar de jeito nenhum
Eminem iria gravar música do primeiro disco solo de Tony Iommi
A verdadeira razão pela qual o Bon Jovi chamou Desmond Child, segundo o próprio
Dave Murray solta um "Vai, Corinthians" após ganhar camisa do Timão
Por que James Hetfield do Metallica foi expulso de sua própria casa, segundo o próprio
Sid Wilson, do Slipknot, afirma que Joey Jordison foi o "melhor de todos os tempos"
Glenn Hughes ficava muito acelerado quando tomava café, segundo Tony Iommi
O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência
Todos os álbuns do Megadeth, do pior para o melhor, segundo o site Heavy Consequence
As duas faixas interessantes de "Brave New World" que o Iron Maiden nunca tocou ao vivo

Acender sinalizadores em shows é uma tremenda besteira
O rock e o heavy metal se misturam com a política, sim (e você provavelmente sabe disso)
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Por que é importante que artistas se posicionem politicamente
O fã não é nenhum idiota, e merece mais respeito
Rock in Rio quer o nome do rock, mas não seu compromisso
Heavy Metal: Bem vinda, Nova Geração da Velha Escola



