Metallica: o "mi mi mi" desnecessário
Por Rômulo Campos
Fonte: Coffee Music Cine
Postado em 04 de dezembro de 2016
Quando começa o maior "mi mi mi" do cenário heavy metal? Basta o Metallica lançar um novo álbum. Dito e feito assim que ‘Hardwired... To Self Destruct’, mais novo lançamento da banda americana, chegou aos ouvidos dos fãs. Acho que o Metallica é alvo de críticas desde o lançamento de ‘Black Album’ (1991), uma de suas criações de maior sucesso comercial. Mas o ouvinte pode perceber o início de novas experiências já em ‘... And Justice For All’ (1988), um material conceitual, com músicas longas e complexas (permita-me dizer que uma das piores mixagens da banda está em ‘... And Justice...’, talvez tal motivo seja um dos que me faz não ter nenhum tipo de apreço pelo o mesmo). E foi em B.A que a banda assumiu de vez que nunca mais seria a mesma de ‘Kill ‘Em All’ (1983), ‘Ride The Ligthning’(1985) e ‘Master Of Puppets’(1986). Ou seja, faz mais de vinte e cinco anos que eles anunciaram a morte do Metallica "Thrash Metal", e até hoje muitos fãs ficam na bronca com o quarteto.
Não é novidade para alguns amigos mais próximos, mas a verdade é que em relação à banda, sou completamente ortodoxo, somente até ao ‘Master Of Puppets’ eu consigo ouvir na íntegra – e mesmo assim não mantenho nenhum tipo de marra por eles não lançarem mais discos do meu gosto. Como eu disse antes, desde ‘Black Album’ que eles se reinventam a cada obra, a sua discografia tem uma construção muito bem diversificada e elaborada – com exceção de ‘St. Anger’ (2003), seja lá o que o baterista Lars Ulrich tentou criar de novo, não deu certo, o som da bateria é horrível (o que não é nenhuma novidade), sem contar a péssima inspiração dos músicos.
Antes do lançamento de ‘St. Anger’, os fãs mais fervorosos pegavam para cristo os discos ‘Load’ (1996) e ‘Reload’ (1997). Hoje já vejo uma grande parcela confessar que há coisas legais em ‘Load’, outros assumiram completamente que o mesmo é um grande álbum, ok. Eu vou um pouco mais além: será mesmo se ‘Reload’ é totalmente de se jogar fora? "Fuel" não é uma música que carrega o selo de qualidade? Será mesmo que entendemos a proposta de "The Memory Remains"?
‘Hardwired... To Self Destruct’ também não foi poupado de críticas. Particularmente acho que eles tentaram seguir a linha de ‘Death Magnetic’, apresentando um pouco da pegada que há em seu antecessor, que é um breve resumo da carreira, principalmente do início dos anos 1990. E, esqueça, Lars a cada dia que passa demostra que nunca mais será o mesmo baterista de antigamente, parece ser intencional sua forma de tocar. O que me espantou um pouco foi a "preguicinha" do guitarrista Kirk Hammett, mas enfim, nada que elimine a ideia de um álbum bem projetado, e mais uma vez, eles estão respeitando a época.
Nas palavras de um fã: sim, eu queria um Metallica com uma bateria mais agressiva, que capitasse a ambiência de estúdio, aquela bateria com eco, gostaria de guitarras rápidas e solos que beirasse o velho trhash metal da bay-area, que a voz de James Hetifield soasse um pouco mais "suja", mais intensa. Porém, eu não tenho mais esse direito, seria de um egoísmo desnecessário de minha parte esperar que uma banda retroceda de forma drástica. Mesmo não sendo um fã assíduo, eu entendo a importância que eles têm em um contexto geral. A verdade é que eles conseguem movimentar um mercado quase apagado, ainda é a banda que mais lota estádios. Querendo ou não, ainda é um dos raros grupo que faz um serviço em prol do Metal. Há muito tempo estou conformado, estou feliz com os três primeiros clássicos. Eu sei que pode soar estranho um ouvinte de apenas três álbuns advogar uma carreira completa, o fato é que precisamos ser justos, a imparcialidade deve prevalecer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Baterista quer lançar disco ao vivo da atual formação do Pantera
O dia em que Phil Campbell invadiu show do Testament montado em um cavalo
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Vocalista quer que novo álbum do Rival Sons seja "para os fãs de camiseta preta"
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
Guitarrista e produtor mantém esperança de que álbum do King Diamond sairá em breve
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Anthrax revela o título do próximo álbum de estúdio
A música que Robert Smith fez para deixar de ser gótico, e afastar parte dos fãs do The Cure
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome


O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
O hit do Metallica que o Frodo do Senhor dos Anéis prefere encarar o Sauron a ouvir
Guitarrista diz que músicos do Avenged Sevenfold se apaixonaram por "St. Anger", do Metallica
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
A canção dos anos 60 que James Hetfield disse ser uma verdadeira aula de riff no rock
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite


