Rio de Janeiro: A cruzada underground carioca
Por David Soriano
Postado em 10 de novembro de 2015
O Rio de Janeiro tem uma importância gigantesca na cena do Metal Nacional. Grandes iniciativas não vem de hoje, porém hoje vemos no Rio de Janeiro um potencial absurdo e muito mais organizado do que anos atrás.
Nos anos 90 a cena carioca contou com o GARAGE, uma casa de show de porte médio localizado na Praça da Bandeira que contou com shows grandiosos como o Exodus por exemplo. A cena Black Metal naquela época era muito forte, muito devido a cena de BH que foi celeiro de grandes bandas de Black e Thrash Metal.
No final dos anos 90 e na entrada do novo milênio, o Rio de Janeiro 'morreu', acabaram as bandas, acabaram os eventos, acabou tudo. Só restou os ''points' de bandas covers de bandas manjadas.
Ocorria um evento ou outro como o Slaugher Fest em Duque de Caxias que teve contou com o Violator e outras grandes bandas do cenário nacional.
Hoje nós temos eventos todas as semanas, incluindo dias úteis (o público carioca PRECISA se acostumar com shows em dias de semana, é normal em muitos estados do país). Ótimas iniciativas de coletivos, produtores, bandas e casas de show. Hoje as bandas não dependem mais de produtores, elas mesmas se organizam, juntam uma grana, paga a casa e dividem entre elas o valor arrecadado da bilheteria.
Temos o Subúrbio Alternativo em Brás de Pina com eventos gratuitos mesmo com bandas de outros estados ou de outros países (o dono do estabelecimento passa uma ''sacolinha'' entre os presentes para arrecadar e custear os gastos das bandas). Temos o Tomarock, antigo, senão o mais antigo evento ainda na ativa no estado que tem sua ênfase em bandas de Metalcore, New Metal autorais e bandas covers.
A grande guinada se deu pelo coletivo União Headbanger RJ que inclusive tem suas ramificações em outros estados . Um coletivo que inclui bandas, produtores, donos de casas de show com intuito de se organizarem melhor para trazerem bandas de outros estados e outros países, fazendo eventos de menor porte para ir arrecadando grana para trazer uma banda gringa. Sensacional. Totalmente Do It Yourself (faça você mesmo).
Temos o Cruzada Metal (apoiado pela União Headbanger) como muitos dizem o principal evento dedicado ao metal underground do Rio de Janeiro. Foram 10 edições até agora e no próximo dia 7 de novembro contará com mais uma edição com bandas do RJ e de SP. Não sei se o Rio de Janeiro está em sua melhor fase, mas o Cruzada Metal sem dúvidas acrescenta MUITO para a cena, não só pelas bandas e sim pela atmosfera criada pelo público durante a apresentação das bandas, é único. Tive o prazer de presenciar 6 edições desse evento e em todos eles eu saí com um sorriso no rosto e dores pelo corpo e é isso que a cena precisa.
Muita gente reclama mas poucos fazem e colocam a cara para bater. Sua cidade não tem evento? Faça um evento! Sua cidade não tem banda que você gosta? Entra num curso, aprenda um instrumento e monte uma banda. A cena quem faz é você!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Alírio Netto viver na Europa, como Fabio Lione, será problema para o Angra? Ele responde
O que é o tratamento de neuromodulação que Mingau, do Ultraje a Rigor, está fazendo
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd

Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
A música com mensagem positiva que chegou do nada e disse o que eu precisava ouvir
Por que fãs de rock e heavy metal gostam tanto de ir a shows?
Top 5: Os roqueiros mais chatos da história
Rock no Brasil: Nascimento, Vida, Paixão e Morte


