Rio de Janeiro: A cruzada underground carioca

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por David Soriano
Enviar correções  |  Ver Acessos

O Rio de Janeiro tem uma importância gigantesca na cena do Metal Nacional. Grandes iniciativas não vem de hoje, porém hoje vemos no Rio de Janeiro um potencial absurdo e muito mais organizado do que anos atrás.

Rob Halford: Uma resposta educada a comentários de DickinsonRoadrunner: os melhores frontmen de todos os tempos

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nos anos 90 a cena carioca contou com o GARAGE, uma casa de show de porte médio localizado na Praça da Bandeira que contou com shows grandiosos como o Exodus por exemplo. A cena Black Metal naquela época era muito forte, muito devido a cena de BH que foi celeiro de grandes bandas de Black e Thrash Metal.

No final dos anos 90 e na entrada do novo milênio, o Rio de Janeiro 'morreu', acabaram as bandas, acabaram os eventos, acabou tudo. Só restou os ''points' de bandas covers de bandas manjadas.

Ocorria um evento ou outro como o Slaugher Fest em Duque de Caxias que teve contou com o Violator e outras grandes bandas do cenário nacional.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Hoje nós temos eventos todas as semanas, incluindo dias úteis (o público carioca PRECISA se acostumar com shows em dias de semana, é normal em muitos estados do país). Ótimas iniciativas de coletivos, produtores, bandas e casas de show. Hoje as bandas não dependem mais de produtores, elas mesmas se organizam, juntam uma grana, paga a casa e dividem entre elas o valor arrecadado da bilheteria.

Temos o Subúrbio Alternativo em Brás de Pina com eventos gratuitos mesmo com bandas de outros estados ou de outros países (o dono do estabelecimento passa uma ''sacolinha'' entre os presentes para arrecadar e custear os gastos das bandas). Temos o Tomarock, antigo, senão o mais antigo evento ainda na ativa no estado que tem sua ênfase em bandas de Metalcore, New Metal autorais e bandas covers.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A grande guinada se deu pelo coletivo União Headbanger RJ que inclusive tem suas ramificações em outros estados . Um coletivo que inclui bandas, produtores, donos de casas de show com intuito de se organizarem melhor para trazerem bandas de outros estados e outros países, fazendo eventos de menor porte para ir arrecadando grana para trazer uma banda gringa. Sensacional. Totalmente Do It Yourself (faça você mesmo).

Temos o Cruzada Metal (apoiado pela União Headbanger) como muitos dizem o principal evento dedicado ao metal underground do Rio de Janeiro. Foram 10 edições até agora e no próximo dia 7 de novembro contará com mais uma edição com bandas do RJ e de SP. Não sei se o Rio de Janeiro está em sua melhor fase, mas o Cruzada Metal sem dúvidas acrescenta MUITO para a cena, não só pelas bandas e sim pela atmosfera criada pelo público durante a apresentação das bandas, é único. Tive o prazer de presenciar 6 edições desse evento e em todos eles eu saí com um sorriso no rosto e dores pelo corpo e é isso que a cena precisa.

Muita gente reclama mas poucos fazem e colocam a cara para bater. Sua cidade não tem evento? Faça um evento! Sua cidade não tem banda que você gosta? Entra num curso, aprenda um instrumento e monte uma banda. A cena quem faz é você!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Rob Halford: Uma resposta educada a comentários de DickinsonRob Halford
Uma resposta educada a comentários de Dickinson

Roadrunner: os melhores frontmen de todos os temposRoadrunner
Os melhores frontmen de todos os tempos


Sobre David Soriano

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280