Rock'n'roll Ltda: rockeiro agora é funcionário?!!!
Por Claudinei José de Oliveira
Fonte: rollandorocha.blogspot
Postado em 24 de março de 2015
O advento da internet e, consequentemente, das redes sociais agilizou a troca de informações e democratizou o conhecimento. Para quem quer conhecer a informação. Mas possibilitou cada internauta ser o centro do seu universo. Assim, a foto do prato de comida de um ilustre desconhecido se torna tão relevante quanto a evidência de um buraco negro captada pelo Hubble, ou a transição para a democracia numa nação com governo despótico. E ai daqueles que discordarem: num mar de informações, a diferença de opinião faz vir à tona o que, na verdade, impera no mundo cibernético: a ignorância.
Nesse mundo bizarro onde as informações mais procuradas são fofocas e os "debates" têm a profundidade de um bando de Marias Lavadeiras desocupadas no "murão" da web, criando calo nos cotovelos e cuidando da vida alheia, a mais nova onda é a molecada que está começando a montar uma banda de rock se referir à mesma como uma empresa. Tipo: "eu, Fulano de Tal, funcionário da empresa (nome da banda)". A pergunta que não cala diante do insólito da situação é: Que porra é essa?!!!
Tudo bem. Sabemos que, ao longo se sua história, o rock está profundamente vinculado à indústria do entretenimento ou, se preferirem, indústria cultural. Portanto, fatalmente, ao se viabilizar, uma banda acaba se tornando uma espécie de empresa, mas confundir causa com efeito é dose!
Se analisarmos, 90% dos roqueiros que produziram uma obra relevante para a história do rock eram tudo, menos funcionários que picavam, rotineiramente, seu cartão de ponto. Ao contrário, eram desajustados, párias que canalizavam a frustração da inadequação às normas e regras sociais para a música que faziam. Só nesse sentido o rock pode ser levado a sério. Senão, é medíocre.
Quando não há um incômodo, uma frustração, uma mágoa ou uma revolta a ser expurgada, sobra somente o lado burocrático da coisa e, aí, começa a haver confusão: música pesada se torna música feita com guitarra distorcida; guitarrista bom é aquele capaz de digitar um trilhão de notas por compasso e o rock, enquanto arte, passa a ter a profundidade de uma poça d'água suja na calçada. Não é à toa que tem moleque achando que o Heavy Metal foi inventado por Avenged Sevenfold e cultua umas bandas que tentam fazer música clássica com guitarra, baixo e bateria.
Música clássica pode ser sinônimo de consenso social e, se era para ouvi-la era só por os discos dos pais para tocar. Desta forma, os branquelos e os negões norte-americanos, nos anos 1950, se abalaram inutilmente parindo esse tal de rock'n'roll.
"Minha dor é perceber
Que apesar de termos feito
Tudo aquilo que fizemos
Nós ainda somos o mesmos
E vivemos como nossos pais."
Belchior.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
A melhor música de cada álbum do Ozzy Osbourne, de acordo com a Loudwire
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
Classic Rock History: As 10 músicas mais tristes no rock
A melhor música de abertura de um álbum de todos os tempos, segundo Charlie Watts
Sete formações de bandas de Metal que nunca mais vão se reunir

Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Você está realmente emitindo sua opinião ou apenas repetindo discursos prontos?
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite



