Rock'n'roll Ltda: rockeiro agora é funcionário?!!!
Por Claudinei José de Oliveira
Fonte: rollandorocha.blogspot
Postado em 24 de março de 2015
O advento da internet e, consequentemente, das redes sociais agilizou a troca de informações e democratizou o conhecimento. Para quem quer conhecer a informação. Mas possibilitou cada internauta ser o centro do seu universo. Assim, a foto do prato de comida de um ilustre desconhecido se torna tão relevante quanto a evidência de um buraco negro captada pelo Hubble, ou a transição para a democracia numa nação com governo despótico. E ai daqueles que discordarem: num mar de informações, a diferença de opinião faz vir à tona o que, na verdade, impera no mundo cibernético: a ignorância.
Nesse mundo bizarro onde as informações mais procuradas são fofocas e os "debates" têm a profundidade de um bando de Marias Lavadeiras desocupadas no "murão" da web, criando calo nos cotovelos e cuidando da vida alheia, a mais nova onda é a molecada que está começando a montar uma banda de rock se referir à mesma como uma empresa. Tipo: "eu, Fulano de Tal, funcionário da empresa (nome da banda)". A pergunta que não cala diante do insólito da situação é: Que porra é essa?!!!
Tudo bem. Sabemos que, ao longo se sua história, o rock está profundamente vinculado à indústria do entretenimento ou, se preferirem, indústria cultural. Portanto, fatalmente, ao se viabilizar, uma banda acaba se tornando uma espécie de empresa, mas confundir causa com efeito é dose!
Se analisarmos, 90% dos roqueiros que produziram uma obra relevante para a história do rock eram tudo, menos funcionários que picavam, rotineiramente, seu cartão de ponto. Ao contrário, eram desajustados, párias que canalizavam a frustração da inadequação às normas e regras sociais para a música que faziam. Só nesse sentido o rock pode ser levado a sério. Senão, é medíocre.
Quando não há um incômodo, uma frustração, uma mágoa ou uma revolta a ser expurgada, sobra somente o lado burocrático da coisa e, aí, começa a haver confusão: música pesada se torna música feita com guitarra distorcida; guitarrista bom é aquele capaz de digitar um trilhão de notas por compasso e o rock, enquanto arte, passa a ter a profundidade de uma poça d'água suja na calçada. Não é à toa que tem moleque achando que o Heavy Metal foi inventado por Avenged Sevenfold e cultua umas bandas que tentam fazer música clássica com guitarra, baixo e bateria.
Música clássica pode ser sinônimo de consenso social e, se era para ouvi-la era só por os discos dos pais para tocar. Desta forma, os branquelos e os negões norte-americanos, nos anos 1950, se abalaram inutilmente parindo esse tal de rock'n'roll.
"Minha dor é perceber
Que apesar de termos feito
Tudo aquilo que fizemos
Nós ainda somos o mesmos
E vivemos como nossos pais."
Belchior.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Clemente quebra silêncio, conta tudo o que e rolou e detalha atual estado de saúde
Deep Purple lançará seu próximo disco em junho, afirma Ian Gillan
Brian May indica que Queen não fará mais shows nos Estados Unidos; "Um lugar perigoso"
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Dave Mustaine explica por que não se interessa por bandas atuais de heavy metal
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Kisser relembra bastidores do "Big Four" e medo de Lars de entrar no camarim do Slayer
O álbum solo de John Lennon que ele considerava ainda melhor que o "Imagine"
O motivo do polêmico comercial de cigarros que Whitesnake fez com o Roupa Nova


Será que todo fã é um idiota? Quando a crítica ignora quem sustenta a música
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil
Afinal o rock morreu?
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda



