O hit da Legião Urbana que contém bonita resposta para famosa pergunta de "Pais e Filhos"
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de setembro de 2023
"Pais e Filhos" surgiu no álbum "As Quatro Estações" e sua letra contém uma célebre pergunta, que acabou se tornando icônica na discografia da Legião Urbana: "O que você vai ser quando você crescer?".
Legião Urbana - Mais Novidades
Essa resposta foi dada pela própria banda no hit "Riding Song", presente no álbum póstumo "Uma Outra Estação", lançado cerca de um ano após a morte de Renato Russo. Confira o que Julliany Mucury, autora de "Renato, O Russo", disse sobre o tema em live no Pitadas do Sal.
"Esse álbum, com 15 canções, é muito bonito de avaliar, pois é simbólico. É ‘uma outra estação’. Tem a frase que responde a pergunta de ‘Pais e Filhos’. Ele diz ‘eu já sei o que vou ser quando crescer. A pergunta lá no início era: ‘O que você vai ser quando você crescer?’. Nesse disco ele responde e veio do Dado.
O próprio ex-baixista Renato Rocha volta e toca nessa música. Dá uma sensação de coletivo, os vocais são feitos em coros, numa sensação de que todos estão presentes de volta. Em ‘Riding Song’ é isso o que acontece. Eles falam: ‘Eu já sei o que vou ser quando crescer’. Isso é importante para qualquer indivíduo. É o que queremos descobrir na nossa existência. Encontrar essa resposta ainda em vida. Não ser refém da necessidade financeira. Se realizar com essa batalha".
Outra curiosidade sobre "Riding Song" é que se trata da única música da Legião Urbana que Renato Russo não compôs a letra, conforme explicou o youtube Júlio Ettore..
"Essa música marcou o reencontro do Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e Renato Rocha. O título pode significar algo como ‘Canção de Equitação’, porque o Dado montava cavalo. O Renato Russo comentou sobre essa canção e falou que o disco estava com muitas baladas, e que precisavam de um rock. Ele diz que o sonho dele era ser o Beach Boys e que a banda seria mais bonita que os Beatles.
A dúvida é se o Renato planejava escrever uma letra para essa canção. Ele não chegou a apresentar. A decisão da banda foi colocar uma entrevista rodando com a música e não teve letra. Foi a primeira faixa em que o Renato Russo não faz nada. A canção não tinha letra e eles tiveram essa ideia de inserir a entrevista. Ela também marca o reencontro da banda com o baixista Renato, que havia saído da banda. Eles se encontraram num bar no Rio e decidiram gravar. Ele tocou o baixo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
5 clássicos do metal que você nunca se deve usar para apresentar o estilo para alguém
Tony Iommi agenda anúncio especial para a próxima quarta-feira
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
Andy LaRocque se pronuncia sobre saída do King Diamond
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
Baixista Peter Baltes sofre acidente no palco e quebra três costelas em show do Dirkschneider
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
King Diamond anuncia saída do guitarrista Andy La Rocque
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy


5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
O que mapa astral de Renato Russo revela sobre a Legião Urbana, segundo astróloga
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
O profundo significado de "alvo e artilharia" em "Teatro dos Vampiros" da Legião Urbana


