Acessibilidade: reclamação sobre a casa Carioca Club
Por Claudio Medina Junior
Postado em 12 de fevereiro de 2015
Venho aqui fazer um breve relato sobre a falta de acessibilidade, que impera em algumas Casas de Shows aqui em SP. Este assunto não é novidade, mas infelizmente pouca coisa mudou nos últimos anos. Mas vamos direto ao assunto.
Estive recentemente lá no Carioca Club, para o show da banda Arch Enemy. Devido ao transito, acabei chegando meio em cima da hora e a Casa já estava quase cheia. Eu como sou cadeirante, logo fui ver se havia algum lugar reservado. Pude ver que entre a grade da pista e o palco havia um bom espaço, suficiente para minha cadeira, então fui até lá.
Mas para minha decepção, o palco lá é alto demais, e eu como não posso ficar em pé obviamente não veria nada do show. Sem exagero, me senti um idiota ali tentando ver alguma coisa em cima do palco. Não sei se você, leitora ou leitor, já esteve nesta Casa de show, mas pela foto abaixo (tirada por mim depois do show) é possível se ter uma noção da altura do palco, e pode-se constatar sem nenhuma dificuldade que dali nenhuma pessoa sentada conseguiria ver nada.
Por sorte, alguns funcionários lá presentes perceberam a minha situação, que dali eu não teria visão nenhuma do show, foram muito prestativos e tentaram me encaminharam a um outro local. Pois bem, este outro local era lá ao fundo da Casa, ao lado do operador da mesa de som. Dali a altura era boa, e apesar da distância, eu pude ver o show muito bem. O problema é que pra chegar lá eu tive que subir uma escada sendo carregado com a cadeira e tudo, por um corredorzinho com um espaço minúsculo, e obviamente pra descer também.
Vale lembrar aqui, que eu já havia passado este tipo de transtorno, pasmem, no mesmo Carioca Club, em 2010 no show da banda Therion. Na ocasião foi ainda pior, pois me levaram em uma escada ainda maior até a parte dos camarotes. É, parece que eles não aprenderam.
Muitos podem não compreender, mas para um cadeirante o fato de ser carregado por outras pessoas é uma situação extremamente constrangedora, isso sem falar que obviamente existe um grande risco de cair, se machucar, enfim.
É isso, nem quero me estender muito, este texto é apenas para demonstrar minha indignação com a casa Carioca Club, por não oferecer acessibilidade adequada para o público com necessidades especiais. Já fiz isso com outras casas de shows de SP (como o HSBC e o Espaço das Américas por exemplo) e deu resultado, não sei se por coincidência, mas elas acabaram se adequando logo depois.
Segue um outro relato feito por mim, em 2012:
Infelizmente nós cadeirantes só temos o devido respeito quando reclamamos, e na verdade deveria ser algo natural. Mas não desistiremos fácil, e essa realidade um dia vai mudar!
E só pra finalizar de forma positiva, apesar dos transtornos ocorridos, o show do Arch Enemy foi muito bom!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O álbum do Guns N' Roses que Axl Rose queria superar; "Quero crescer como artista"
O gigante do jazz que impressionou Angus Young; "um dos maiores músicos de todos os tempos"
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Ann Wilson (Heart) anuncia novo álbum do projeto paralelo Tripsitter
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
O álbum do Nirvana que Kurt Cobain mais se orgulhava de ter feito
Quando Geezer Butler descobriu o tamanho da influência do Black Sabbath
Don Airey explica por que Simon McBride mudou o Deep Purple após Steve Morse
Lobão faz ranking com seus cinco melhores bateristas de todos os tempos
A resposta de Roger Waters ao fã que perguntou qual álbum do Pink Floyd mais gostou de fazer
Black Sabbath interrompeu turnê nos anos 70 porque Tony Iommi "passou dos limites"


As emoções que uma música desperta merecem mais atenção que qualquer crítico ou "influencer"
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
O problema não é usar celular em shows, mas sim fiscalizar os outros
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior



