A pseudo-crítica e a falta de respeito do público
Por Marcelo Dias Albuquerque
Postado em 15 de setembro de 2013
Todos aqui devem saber que o Whiplash.net é um site que se mantém por causa de textos como este. Colaboração espontânea sem qualquer remuneração. Certo? Vejo, no entanto, que o pessoal do rock é meio chegado a uma crítica vazia aqui na nossa seção de comentários. Muitas vezes os comentários são realmente bons e úteis, às vezes até são críticas bem construtivas. Mas, no geral, diria que 60% é pura besteira, pegação de pé sem qualquer motivo.
Um exemplo perfeito de reclamação vazia são as listas. Lista de "melhores" qualquer coisa. Outro dia fiz uma lista com os 10 melhores baixistas - na minha opinião - e apesar de ter sido algo bastante curtido e compartilhado, houve uma enxurrada de críticas raivosas. É desnecessário dizer que em uma lista com 10 coisas num meio onde há mais de mil dessas coisas certamente vai desagradar alguém, né? Além disso, é só a minha opinião, as pessoas poderiam discordar com todo o direito; só não era necessário xingar, tirar sarro, essas coisas... Enfim, eu nem me incomodo tanto. Quando fiz a tal lista eu já sabia que isso ia acontecer. Só que nem todos reagem da mesma forma às críticas negativas. Alguns, diferentemente de mim, poderiam se sentir envergonhados ou ridicularizados e simplesmente pararem de enviar material para o site por isso.
Outro dia foi feita uma lista com os 10 melhores álbuns de heavy metal lançados em 1990 (não é minha esta lista). A lista era definitivamente ótima; e claro, entre classificar 10 melhores álbuns de um ano e os "10 melhores baixistas de todos os tempos", há um abismo de diferença. No entanto, o desejo de criticar negativamente é tão forte, que alguns chegaram ao ridículo de sugerir que Reign in Blood, do Slayer deveria estar na lista. Outros citaram diversos álbuns de 1993, 1992, entre outros anos. Francamente, sinto até pena de ver esse tipo de coisa. É segregação desnecessária pelo simples desejo de ridicularizar o trabalho do outro. Citar um álbum de 1986 para uma lista de 1990, e ainda achar que fez melhor do que o autor do artigo, isso é realmente lamentável.
Fora tudo isso, tem as críticas comuns. Uns dizem nos comentários: "Nível da Whiplash.net caiu". É mesmo? E por que você não nos ajuda com sua grandiosa criatividade e irreverência? Envie um bom material para o site. Eu agradeço, o público em geral também agradece e o site agradecerá mais ainda. A questão é que a crítica deve ser construtiva, deve servir para alguma coisa. Do contrário, você só vai poluir a página com besteiras.
O que hoje em dia deixa todos tão frustrados é a desunião. Se gosto de Metallica, não posso gostar de Skid Row. Se gosto de Scorpions tenho que odiar Slayer. Não é bem por aí. Música é música, gosto é gosto. Ouça, aprecie, e compartilhe aquilo que gosta. Se não gosta, nem precisa citar ou mencionar; isso é um favor a si mesmo.
Esse texto não é nenhum desabafo. É só uma constatação...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence


Será que não damos atenção demais aos críticos musicais?
Um obrigado à música, minha eterna amiga e companheira
O impacto da IA na produção musical
Identidade e resistência: O punk rock ainda vive e incomoda o sistema
A jornada da música em dois séculos
Metallica: a arte em "Lulu" e no "Kill 'Em All"
Guns N' Roses: o mundo visto do banquinho


