As semelhanças entre Lemur Voice e Dream Theater
Por Thiago Sarkis
Postado em 26 de outubro de 1999
Em Setembro de 1996, o Lemur Voice lançava o seu debute, chamado "Insights". A repercussão sobre esta estréia foi boa. No entanto, muitos rotularam a banda como apenas mais um 'clone' de Dream Theater. De fato, as influências de Mike Portnoy e sua 'turma' estão bem expostas em "Insights". As composições seguem uma linha bem semelhante, sempre direcionadas ao que chamamos de metal progressivo.
Passaram-se 3 anos e as coisas mudaram. O Dream Theater lançou, neste período, os álbuns "Falling Into Infinity" (1997) e "Once In A Livetime" (1998). Ambos ficaram aquém do que a maioria dos 'Ytsejammers' esperava e consequentemente, a expectativa dos fãs para o novo álbum, "Metropolis Part II – Scenes From A Memory", com lançamento previsto para o final de 1999, ficou ainda maior. Enquanto o Dream Theater lançava mais dois álbuns e se preparava para lançar o terceiro (um lançamento por ano), o Lemur Voice ficava escondido, ‘abafado’, fazendo os preparativos para o novo álbum, "Divided", que também estava previsto para o segundo semestre de 1999.
Tudo ocorreu dentro do previsto. "Divided" foi lançado em Agosto e apresentou um Lemur Voice mais maduro, com um som bem definido e próprio. Perfeito para sair da ‘sombra’ da banda de John Petrucci. "Metropolis Part II – Scenes From A Memory", lançado cerca de dois meses depois de "Divided", apresenta o Dream Theater voltando aos velhos, e por sinal, ótimos tempos.
As duas bandas continuam investindo no metal progressivo, mas parece que se 'distanciaram' um pouco, uma da outra, em relação ao direcionamento das composições. O Lemur Voice vem muito mais pesado e dinâmico, com ‘ritmos’ alucinantes. Mostram uma menor preocupação com as harmonias e a parte lírica e um maior direcionamento à parte rítmica, dando ênfase à técnica de Marcel Coenen & cia . Já o Dream Theater, vem com um álbum conceitual, bem eclético, com várias baladas, mas repleto de peso também. Com uma importância maior à harmonia e às letras, mas sem ‘esquecer’ da técnica avançada de seus músicos nos solos rápidos e ritmos ‘quebrados’. No geral, Lemur Voice e Dream Theater continuam se ‘encontrando’ em um mesmo estilo, porém, mostrando interesses e direcionamentos diferentes.
O mais engraçado é que, apesar de todas essas diferenças e mudanças, ficou claro que essas duas bandas estarão sempre ‘trombando’ com uma ou outra idéia semelhante. Desta vez, as composições têm direcionamentos diferentes e o som não está tão parecido. Desta vez, a semelhança está nas CAPAS. É só olhar para as duas e entender do que estamos falando.
Vale a pena ouvir com atenção a cada um dos álbuns e notar essa, engraçada, 'coincidência' (pelo menos é o que esperamos, pois se não for uma coincidência, o Lemur Voice passará de clone a clonado :o))
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Último show do Black Sabbath foi "estranho", segundo Tony Iommi
Os 20 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em 1987, segundo a Louder
Quem é Karl Brazil, novo membro da banda de Tony Iommi
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
O pior disco que Floor Jansen gravou ao longo de sua carreira
Tony Iommi anuncia o disco "From the Dark", que conta com participação de Jorn Lande
Rhapsody Of Fire e Masterplan anunciam turnê pela América do Sul com dois shows no Brasil
Nova turnê do Evanescence deverá terminar na América do Sul em 2027
"Extremamente orgulhoso": Jorn Lande fala sobre participação em álbum de Tony Iommi
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
Tony Iommi falou com Ozzy Osbourne na noite anterior à morte do vocalista
5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
O cantor que Robert Plant definiu como único, eterno e maravilhoso
Como o Brasil ajudou Peter Frampton a criar um hino roqueiro de rebeldia
Quando Neil Young disse que "para o bem ou para o mal, o rock'n'roll é o Guns N' Roses"
Roadrunner: os álbuns mais desprezados de todos os tempos



Fascínio pelo terror: Cinco bandas que dão medo
Polêmica: as músicas mais controversas da história do Rock
Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?
O ex-guitarrista do Guns N' Roses que Slash considera melhor do que ele
A música da Legião Urbana que Renato Russo escreveu inspirado em Cazuza
Guns N' Roses: a trágica história do baixista fundador



