Morre John Entwistle, baixista do The Who
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 28 de junho de 2002
"Ficava irritado quando aparecia alguém tocando guitarra, e o som alto encobria meu trabalho. Então, um dia decidi que iria aprender a tocar o instrumento, e me tornaria guitarrista-solo. Porém, como sempre preferi o som do baixo, acabei juntando as duas coisas".
John Entwistle, baixista do THE WHO, morreu durante a manhã da quinta feira (27/06), enquanto dormia, em um quarto do Las Vegas Hard Rock Hotel & Casino. O corpo de John foi encontrado por seu roadie (assistente de palco e turnês), à tarde. A causa da morte ainda está sendo investigada, mas é provável que John tenha sofrido um enfarte, visto que sofria de problemas cardíacos.
A banda, que havia ensaiado na noite de quarta para uma série de apresentações que iriam se iniciar na noite de quinta, com duração de cerca de três meses, planejava em seguida entrar nos estúdios para gravar seu primeiro disco inédito em quase vinte anos. E na agenda de John constava também um workshop para o mesmo dia.
John Alec Entwistle, nascido em 9 de outubro de 1944 em Chiswick, subúrbio de Londres, começou tocando trumpete em bandas de jazz, onde acabou conhecendo Pete Townshend, que mais tarde indicaria para entrar no The Detours, banda em que tocava ao lado de Roger Daltrey. Em 1964, com a entrada do baterista Keith Moon, resolvem mudar o nome para The High Numbers, e ainda no mesmo ano, para The Who, que se tornaria o definitivo.
No ano seguinte, lançam seu álbum de estréia, "The Who Sings My Generation" (ou apenas "My Generation", dependendo do país em que foi lançado), que trazia a faixa "The Ox", de co-autoria de Entwistle, que por sinal, se tornaria seu apelido ("Ox" = "boi").
Embora muito longe de manter o nível de composições de Townshend, é de sua autoria alguns dos clássicos da banda, tais como "Boris The Spider", "My Wife" e "Heaven And Hell". E, além de cuidar do baixo, tendo influenciado gerações de instrumentistas, atuava esporadicamente como back-vocal, em canções como "A Quick One" e "Summertime Blues". Sem contar seu talento como cartunista, que renderia a parte gráfica do "Who By Numbers".
Fora do The Who, John registrou seis trabalhos solo, e acompanhou diversos outros artistas, como Ringo Starr e sua All-Star Band numa turnê pelo Japão e EUA.
Com sua morte aos 57 anos de idade, o The Who fica reduzido a metade da formação original, haja visto o baterista Keith Moon ter falecido ainda em 1978.
John cantou em "Heaven And Hell":
"On top of the sky is a place where you go/ if you've done nothing wrong/ if you've done nothing wrong/ and down in the ground is a place where you go if you've been a bad boy/ if you've been a bad boy/ why can't we have eternal life/ and never die/ never die?"
boa pergunta, John, porque não podemos ter o dom da vida eterna?
Morte de John Entwistle
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps