Morre John Entwistle, baixista do The Who
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 28 de junho de 2002
"Ficava irritado quando aparecia alguém tocando guitarra, e o som alto encobria meu trabalho. Então, um dia decidi que iria aprender a tocar o instrumento, e me tornaria guitarrista-solo. Porém, como sempre preferi o som do baixo, acabei juntando as duas coisas".
John Entwistle, baixista do THE WHO, morreu durante a manhã da quinta feira (27/06), enquanto dormia, em um quarto do Las Vegas Hard Rock Hotel & Casino. O corpo de John foi encontrado por seu roadie (assistente de palco e turnês), à tarde. A causa da morte ainda está sendo investigada, mas é provável que John tenha sofrido um enfarte, visto que sofria de problemas cardíacos.
A banda, que havia ensaiado na noite de quarta para uma série de apresentações que iriam se iniciar na noite de quinta, com duração de cerca de três meses, planejava em seguida entrar nos estúdios para gravar seu primeiro disco inédito em quase vinte anos. E na agenda de John constava também um workshop para o mesmo dia.
John Alec Entwistle, nascido em 9 de outubro de 1944 em Chiswick, subúrbio de Londres, começou tocando trumpete em bandas de jazz, onde acabou conhecendo Pete Townshend, que mais tarde indicaria para entrar no The Detours, banda em que tocava ao lado de Roger Daltrey. Em 1964, com a entrada do baterista Keith Moon, resolvem mudar o nome para The High Numbers, e ainda no mesmo ano, para The Who, que se tornaria o definitivo.
No ano seguinte, lançam seu álbum de estréia, "The Who Sings My Generation" (ou apenas "My Generation", dependendo do país em que foi lançado), que trazia a faixa "The Ox", de co-autoria de Entwistle, que por sinal, se tornaria seu apelido ("Ox" = "boi").
Embora muito longe de manter o nível de composições de Townshend, é de sua autoria alguns dos clássicos da banda, tais como "Boris The Spider", "My Wife" e "Heaven And Hell". E, além de cuidar do baixo, tendo influenciado gerações de instrumentistas, atuava esporadicamente como back-vocal, em canções como "A Quick One" e "Summertime Blues". Sem contar seu talento como cartunista, que renderia a parte gráfica do "Who By Numbers".
Fora do The Who, John registrou seis trabalhos solo, e acompanhou diversos outros artistas, como Ringo Starr e sua All-Star Band numa turnê pelo Japão e EUA.
Com sua morte aos 57 anos de idade, o The Who fica reduzido a metade da formação original, haja visto o baterista Keith Moon ter falecido ainda em 1978.
John cantou em "Heaven And Hell":
"On top of the sky is a place where you go/ if you've done nothing wrong/ if you've done nothing wrong/ and down in the ground is a place where you go if you've been a bad boy/ if you've been a bad boy/ why can't we have eternal life/ and never die/ never die?"
boa pergunta, John, porque não podemos ter o dom da vida eterna?
Morte de John Entwistle
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O músico que James Hetfield diz ser a razão de o Metallica existir
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Geezer Butler não descarta chance de se reunir com Tony Iommi para escrever músicas inéditas
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
O músico que The Edge, do U2, gostaria de encontrar no céu
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
Quando Geezer Butler descobriu o tamanho da influência do Black Sabbath
A música clássica do Pink Floyd que nasceu de uma trolagem feita com Rick Wright


Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
"Fomos a primeira banda de heavy metal", diz Roger Daltrey sobre o The Who
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
10 músicas que astros do rock não aguentavam mais tocar, mesmo sendo amadas pelos fãs
Axl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance
Rob Halford: "Ninguém escolhe ser Gay"
Bruce Dickinson: vocalista elege seus 5 álbuns preferidos
Rock e Metal: todo artista tem uma fase vergonhosa
Dave Grohl comenta sobre o funeral de Kurt Cobain, do Nirvana
O clássico dos Beatles que John Lennon queria ter cantado: "Paul McCartney não cantou bem"


