Leia trechos do diário de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana
Fonte: Terra Música
Postado em 26 de outubro de 2002
Kurt Cobain se arrepende de ter usado heroína para amenizar sua misteriosa dor de estômago e não conseguir parar. E ainda fala de atirar em si próprio, de acordo com trechos do diário do falecido músico do Nirvana.
Os escritos, publicados na revista Newsweek em outubro de 2002, são do livro Journals, que contém cartas e o diário do cantor de 1980 até 1994, quando Cobain se matou aos 27 anos, em sua casa em Seattle.
Leia trechos do diário:
Enquanto em alguns momentos Kurt parece bem-humorado, outros revelam um homem torturado pelo vício das drogas e doença. "... Eu decidi usar heroína (sic) diariamente por causa de uma doença crônica no estômago que venho carregando nos últimos cinco anos e tem me levado literalmente ao ponto de querer me matar", escreveu Cobain em um diário enquanto estava em uma clínica de reabilitação.
"Eu comprei uma arma, mas escolhi as drogas no lugar", ele escreveu depois. Apesar do Nirvana ter ajudado a colocar o som grunge de Seattle no mapa musical, Cobain não gostava de ser colocado ao lado de outros grupos. Ele aparentemente tinha um particular desdém pelos companheiros de bairro Pearl Jam, algumas vezes criticado por ter um som parecido com o Nirvana.
"Existem várias bandas que se dizem alternativas e elas não são nada além de 'mascaradas', pois são ex-bandas de cabelos armados de anos atrás. Eu adoraria ser apagado de nossa associação com o Peral Jam ou Nymphs e outros ofensivos artistas de primeira viagem", critica Cobain.
Os trechos selecionados pela Newsweek incluem várias referências ao abuso de drogas. Em uma carta a um amigo que nunca foi enviada, Cobain escreve: "Como você já deve ter percebido nos últimos tempos, eu tenho usado muitas drogas ultimamente e já é tempo da clínica Betty Ford ou a biblioteca Richard Nixon me salvar do abuso de meu anêmico e raquítico corpo", diz o músico.
Em outra carta não enviada, escrita a fãs enquanto estava na reabilitação, ele ridiculariza matérias que dizem que ele é um suicida e um viciado. "Não sou um viciado... Eu tenho uma desconhecida e desconfortável dor de estômago nos últimos três anos... Eu decidi aliviar minha dor com pequenas doses de heroína por um período de três semanas", escreve Cobain.
"Foi uma coisa estúpida que eu fiz e nunca mais vou fazer e sinto ter feito alguém acreditar que a heroína pudesse ser usada como remédio porque, hum, duh: não funcionou", ironiza. Cobain não conseguiu se livrar da heroína. Poucos meses antes de morrer, ele escreveu: "Eu me lembro de alguém dizendo que se você provasse heroína uma vez só, ficaria viciado. Claro que eu ri disso, mas agora eu acredito que isso é absolutamente verdadeiro", confessou.
Também entre os escritos estão várias cartas de amor para sua mulher, Courtney Love, e uma irritada e não enviada carta para seu separado pai. O livro de 288 páginas foi lançado nos EUA pela editora Riverhead Books. O diário foi vendido por David Vigliano, que representa o patrimônio de Cobain.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Retorno? Perfis do Arch Enemy e de Angela Gossow deletam todos os posts
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Bruno Sutter se pronuncia pela primeira vez sobre fim do namoro com Nyvi Estephan
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Foo Fighters disponibiliza preview de 11 novas faixas em site oficial
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
Os 4 fatores determinantes que levaram Renato Russo a dependência química
O problema das bandas de dois guitarristas como o próprio Slipknot, segundo Jim Root
A opinião de David Coverdale sobre Ronnie James Dio


Nova perícia privada contesta suicídio e diz que Kurt Cobain pode ter sido assassinado
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
O único rockstar que Kurt Cobain disse admirar de verdade; "Eu não pedi autógrafo"
Quando uma polêmica música do Nirvana fez um presidente destruir o CD de sua filha
Nirvana - a escolha ousada de Kurt Cobain no Unplugged MTV
Como o grunge mudou o cenário do heavy metal nos anos 1990, segundo Dave Mustaine
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
Banda de black metal Uada lança cover para "Something in the Way", do Nirvana
A introdução de rock que Dave Grohl chama de "a maior de todas"
Bandas de rock que lançaram poucos discos, mas continuam fazendo muito sucesso



