Mudhoney retorna à gravadora Sub Pop em novo disco
Fonte: UOL Música
Postado em 26 de outubro de 2002
O grunge não morreu? Para responder à pergunta, o Mudhoney, grupo de Seattle (EUA) que é apontado por críticos como o verdadeiro "pai" do estilo que surgiu no começo dos anos 90, dá sua versão da história. Após três anos sem gravar, a banda lança "Since We've Become Translucent", sexto CD de inéditas, que marca o retorno ao seu selo de origem, Sub Pop. No Brasil, o CD sai pela Trama, em data não definida.
Dez anos fizeram um "estrago" considerável na cena que é considerada o último grande divisor de águas do rock'n'roll. Só para citar o destino de algumas das bandas mais famosas do período: Nirvana e Alice in Chains viram seus vocalistas mortos em situações misteriosas enquanto o Soundgarden encerrou as atividades.
O Mudhoney, autor de "Touch me I'm Sick" -que até hoje disputa o título de marco zero do grunge com "Smells like Teen Spirit", do Nirvana-, sofreu uma série de revezes nos últimos anos, que prenunciavam uma dissolução. Quase simultaneamente, o grupo era abandonado por um de seus fundadores [o baixista Matt Lukin], tinha integrantes dando mais atenção à banda paralela Moneywrench e era dispensado pela "major" Warner/Reprise.
Agora, prestes a completar 15 anos de existência, a banda liderada por Mark Arm, 40, faz as pazes com o passado e com suas origens. De volta à Sub Pop, o Mudhoney vê-se livre da pressão de criar hits, injeta novidades sutis em sua sonoridade e ganha novo integrante, o baixista Guy Maddison [da banda Bloodloss". E, de quebra, retorna em momento que as paradas de sucesso americanas estão repletas de cópias baratas do grunge, como o Creed.
Com ironia peculiar, marca característica do Mudhoney, Arm explica à Folha como foi o retorno ao selo Sub Pop, berço do grunge e que lançou algumas das principais bandas do estilo. "Se fizermos analogias bíblicas, não se trata do "retorno do filho pródigo". Está mais para "filhas que embebedam o pai e transam com ele para manter a linhagem da família"", diz. "Trabalhamos com a Sub Pop na coletânea "March to Fuzz" (2000). Correu tudo muito bem e não procuramos um selo novo ao gravar o novo trabalho."
"Since We've Become Translucent" (Desde que nos Tornamos Translúcidos) traz elementos que, de início, podem causar estranhamento nos fãs. Em meio às camadas de distorções de guitarras -inspiradas em bandas pré-punks como Stooges e MC5-, surgem sons de cornetas e até violinos em algumas músicas. "O conceito deste álbum e dos anteriores é "vamos tocar até cairmos num êxtase de risadas". As cornetas e o violino me pareceram boas idéias, apenas isso. Não é busca por aperfeiçoamento", explica.
Arm também não leva muito a sério a reverência com que as bandas do grunge são tratadas atualmente. "Não analiso o começo dos anos 90 até que alguém me pergunte, não tenho pensamentos muito profundos sobre isso. A imprensa mundial, na época, me tornou recluso e paranóico. Você imagina o que é trancar as portas do banheiro para não encontrar um paparazzi no armário?"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
Quando Janis Joplin resolveu se vingar dos Rolling Stones por causa da "invasão britânica"
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
A música do Led Zeppelin que Robert Plant se envergonha de ter escrito
Quantas músicas cada integrante dos Beatles compôs para a banda?

Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
Grunge: as 10 melhores músicas do movimento



