Grunge: as 10 melhores músicas do movimento

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Victor Porto
Enviar correções  |  Ver Acessos

Para alguns, apenas mais uma moda passageira. Para outros, um dos maiores movimentos culturais dos anos 90. Sem duvida, o Grunge é um estilo musical que causa várias discussões. Inspirado pelo punk rock e heavy metal, o movimento trouxe excelentes grupos a um grande público, que estava a procura de algo novo e impactante.

Trues quase infartaram: Obituary mitou ao lado de Joelma e ChimbinhaUruca: Os 9 mais azarados da história do Rock

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Esta matéria tem como função listar as 10 melhores canções de bandas que participaram do movimento durante os anos 90.

"Touch Me I'm Sick"
MUDHONEY

Uma das primeiras canções que podemos encaixar no Grunge, "Touch Me I'm Sick" se tornou o grande sucesso do Mudhoney no final dos anos 80, graças as suas guitarras distorcidas e temática sarcástica.

"Nearly Lost You"
SCREAMING TREES

O mais perto que os Screaming Trees conseguiram de atingir o sucesso comercial foi com seu sexto álbum, "Sweet Oblivion", o qual continha a ótima "Nearly Lost You", a qual atingiu o Top 10 nos Estados Unidos.

"Chloe Dancer/Crown of Thorns"
MOTHER LOVE BONE

Apesar de serem, na realidade, duas músicas juntas em sequência, "Chloe Dancer/Crown of Thorns" foram incluidas dessa maneira no primeiro EP do Mother Love Bone. Os excelentes vocais de Andrew Wood e a sua melancolia fantastica são os destaques desta canção.

"Hunger Strike"
TEMPLE OF THE DOG

Criado em homenagem ao falecido Andrew Wood, o Temple of the Dog produziu apenas um, porém incrível, álbum. Neste, destacamos a comovente "Hunger Strike", grande dueto entre Chris Cornell e Eddie Vedder.

"Israel's Son"
SILVERCHAIR

Com os integrantes beirando os 15 anos, o Silverchair lançou seu primeiro disco, "Frogstomp", em 1995, quando o Grunge já estava perdendo força. Além das baladas "Tomorrow" e "Shade", temos a pesada "Israel's Son", que abre com perfeição o álbum.

"Outshined"
SOUNDGARDEN

"Superunknown" pode ter sido o álbum que levou o Soundgarden ao topo das paradas, mas foi com "Badmotorfinger", de 1991, que demostrou todo o potencial do grupo. Repleto de excelentes canções, o destaque mor é com certeza "Outshined", grande favorita dos fãs.

"In Bloom"
NIRVANA

Tudo bem, muitas pessoas criticam o Nirvana. Ou melhor, muitos sentem prazer em ridicularizar a banda, seja pela sua musicalidade, seja pelos problemas de Kurt Cobain. Porém, não há como negar que, dentre os grupos dos anos 90, o Nirvana foi um dos mais bem sucedidos, e "In Bloom" demonstra o porquê.

"Sex Type Thing"
STONE TEMPLE PILOTS

A grande estreia dos Stone Temple Pilots nas paradas de sucesso, "Sex Type Thing" (a qual fala não apenas de sexo, mas de controle, violência e abuso de poder) é uma das mais poderosas composições de Scott Weiland, que ainda assinaria outras grandes músicas no disco "Core", como "Dead & Bloated", "Creep" e "Crackerman".

"Black"
PEARL JAM

Uma das principais bandas do Grunge, o Pearl Jam sempre protagonizou ótimos momentos nos anos 90. No disco de estréia do grupo, "Ten", lançado em 1991, encontramos a talvez canção mais bonita do movimento, "Black", solilóquio de um homem de coração partido, o qual está lembrando de seu amante ausente.

"Would?"
ALICE IN CHAINS

Se existe uma música que define perfeitamente o Grunge, esta canção é "Would?". Inspirado pela morte de Andrew Wood, Jerry Cantrell escreveu uma das composições mais expressivas de sua geração, que ainda conta conta com a fantástica interpretação de Layne Staley. Clássico absoluto.

É claro que o Grunge tem outros grandes destaques, como "I'm Above", do Mad Season, e "Far Behind", do Candlebox, as quais poderiam facilmente entrar nessa lista, mas após muito pensar, cheguei a essas 10.

E na sua opinião, quais são as 10 melhores músicas do Grunge?

Comente: E na sua opinião, quais são as melhores músicas do Grunge?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Maiores e MelhoresTodas as matérias sobre "Mudhoney"Todas as matérias sobre "Screaming Trees"Todas as matérias sobre "Mother Lovebone"Todas as matérias sobre "Temple Of The Dog"Todas as matérias sobre "Silverchair"Todas as matérias sobre "Soundgarden"Todas as matérias sobre "Nirvana"Todas as matérias sobre "Stone Temple Pilots"Todas as matérias sobre "Pearl Jam"Todas as matérias sobre "Alice In Chains"


Kurt Cobain: tocando The Number of the Beast do Iron Maiden?Kurt Cobain
Tocando "The Number of the Beast" do Iron Maiden?

Guns 'Nirvana: Novoselic e McKagan tocam Sweet Child com acordeomGuns 'Nirvana
Novoselic e McKagan tocam Sweet Child com acordeom


Trues quase infartaram: Obituary mitou ao lado de Joelma e ChimbinhaTrues quase infartaram
Obituary mitou ao lado de Joelma e Chimbinha

Uruca: Os 9 mais azarados da história do RockUruca
Os 9 mais azarados da história do Rock


Sobre Victor Porto

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280